Como lidar com a alta rotatividade de funcionários em condomínios?

Há muitos profissionais cujo trabalho é fundamental para o bom funcionamento do condomínio. Além do próprio síndico, temos porteiros, faxineiros, seguranças, zeladores e os responsáveis pela manutenção do prédio e seus serviços. Entretanto, a alta rotatividade de funcionários é um obstáculo para a gestão de muitos condomínios.

A boa notícia é que, por meio de algumas medidas práticas, você poderá reverter a situação e manter os funcionários de qualidade por mais tempo a serviço do condomínio. Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e mãos à obra!

Invista em treinamentos para os funcionários

Por mais que os funcionários já tenham experiência e entendam dos seus respectivos trabalhos, cada condomínio tem suas particulares. Portanto, é importante que todos os colaboradores recebam treinamentos assim que passam a fazer parte do quadro de funcionários para que conheçam a fundo o ambiente e as exigências da gestão.

Além disso, os treinamentos também são indispensáveis para manter os funcionários atualizados e sempre utilizando as melhores e mais modernas práticas para o exercício de suas funções — assim é possível garantir um constante aprimoramento dos serviços.

Tenha uma comunicação clara

É fundamental que cada um dos funcionários saiba quais são suas exigências em relação ao trabalho e também o que ele está fazendo correta ou erroneamente. Afinal, quem estiver atuando com falhas dificilmente as perceberá caso você não as aponte, não é mesmo?

Uma comunicação clara é imprescindível para que os funcionários e a gestão entendam uns aos outros, mas isso não quer dizer apenas apontar erros! Para uma comunicação verdadeiramente eficiente, é necessário também elogiar os funcionários e mostrar por que eles estão agindo de maneira correta ou até mesmo inovadora.

Assim, os outros funcionários se sentirão motivados a seguir aquele bom exemplo. Outra vantagem do feedback positivo é a criação de um clima harmonioso entre você e os demais trabalhadores. Dessa maneira, quando houver uma crítica negativa, eles entenderão que sua intenção é a de orientá-los rumo ao alcance de resultados mais eficientes.

Ofereça benefícios

Os benefícios são muito importantes para que os funcionários se sintam respeitados e valorizados pelo condomínio. Entretanto, apenas os benefícios tradicionais, como vale-transporte e vale-refeição, podem não ser o suficiente. Afinal, eles não são diferenciais, e muitos deles inclusive são obrigatórios.

Sendo assim, analise quais são as possibilidades de benefícios que você pode oferecer. Para essa decisão, vale a pena ficar atento aos pedidos e às necessidades dos próprios funcionários, fazendo uso da clareza de comunicação que mencionamos anteriormente.

Considere a terceirização como solução

Finalmente, você deve analisar o que leva a rotatividade a acontecer com tanta frequência no seu condomínio e se o serviço prestado pelo funcionário em questão vale o esforço e os recursos necessários para implementar essas mudanças.

Afinal, serviços de manutenção ou instalação de equipamentos e até mesmo de limpeza e segurança podem ser realizados com muita eficiência por empresas terceirizadas.

Verifique quais são as demandas do edifício e, a partir disso, analise se vale mais a pena contratar uma equipe especializada nessa demanda ou contratar um funcionário e correr o risco dele logo deixar o condomínio.

Quando o funcionário de uma empresa terceirizada deixa o cargo, a própria empresa é responsável por enviar um novo trabalhador, que já chegará treinado e sabendo o que fazer. Portanto, em muitos casos essa pode ser a melhor solução para o seu condomínio.

E então, está pronto para acabar de vez com a alta rotatividade de funcionários no seu condomínio? Você já contratou ou atualmente utiliza o serviço de equipes terceirizadas? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo