Como serviços terceirizados ajudam no controle de funcionários?

A contratação de serviços terceirizados já é uma prática conhecida por vantagens como a especialização em determinadas operações, maior foco nas questões administrativas da empresa e, consequentemente, mais produtividade interna.

No entanto, não são todos que conhecem a importância dos serviços terceirizados para facilitar a gestão dos colaboradores, que é um desafio para muitas empresas. Afinal de contas, há organizações que sofrem com a falta de comprometimento e a alta rotatividade dos funcionários.

Por essa razão, vamos nos aprofundar nos benefícios da terceirização para o controle e a economia com os funcionários. Veja a seguir!

Substituem funcionários rapidamente em caso de faltas

Uma das vantagens das empresas terceirizadas é a reposição quase que imediata de faltas. Caso um colaborador tenha uma emergência em meio ao expediente, solicite alguma folga ou simplesmente falte, o contratante não sairá prejudicado.

O funcionário poderá ser substituído já no início do expediente, caso seja uma falta comunicada ou planejada, ou em poucos minutos/horas se a saída for imprevista. O mesmo vale caso o colaborador entre de férias ou precise ficar afastado do trabalho por questões de saúde.

De todo modo, o serviço terceirizado pode manter ou sofrer uma redução muito pequena no seu desempenho e na qualidade.

Preenchem a vaga de colaboradores que saem da empresa

Além das saídas temporárias, há de se considerar também os desligamentos definitivos de alguns funcionários. Nesse caso, a empresa contratante segue sem ser prejudicada, já que a vaga é preenchida rapidamente por um outro colaborador.

A responsabilidade por novas contratações e treinamentos é da prestadora de serviços. Logo, sua empresa não terá que se preocupar com a qualidade das operações terceirizadas — no máximo, haverá um tempo para os novos profissionais se adaptarem ao seu ambiente de trabalho e à sua cultura organizacional.

Reduzem os gastos com treinamentos

Outra etapa importante na gestão e no controle dos funcionários é o treinamento deles. No caso dos serviços terceirizados, a empresa contratada será a responsável por conduzir os cursos, as certificações, os workshops e as demais dinâmicas de capacitação.

Além do tempo que a sua organização pode economizar com isso, há o desprendimento com os gastos que um treinamento requer. Afinal, normalmente o serviço terceirizado não é uma especialidade da casa, logo, ao ter que contratar uma outra empresa para cuidar da capacitação, os seus custos seriam maiores.

A empresa terceirizada, por ser especialista no serviço contratado, poderá realizar os treinamentos internamente e incluir o valor disso em meio à sua mensalidade.

Economizam com os encargos trabalhistas

Além dos treinamentos, outros custos trabalhistas estão diluídos no valor do contrato, como os gastos de seleção de funcionários, contratação, demissão, férias, décimo terceiro salário, FGTS e INSS.

Tudo isso está incluído em um único valor que, além de ser mais em conta do que contratar profissionais efetivos individualmente, facilita a previsibilidade e o fluxo de caixa da sua empresa.

É interessante observar como a terceirização simplifica essa questão do controle de funcionários. As prestadoras de serviço se responsabilizam por toda a parte mais burocrática e delicada da relação com os profissionais, como as faltas, as folgas, o recrutamento, a demissão, o treinamento e os encargos trabalhistas. Enfim, cabe às empresas contratantes somente acompanhar o desempenho e o comprometimento dos colaboradores.

Se você se interessou pelos benefícios da contratação de serviços terceirizados, vai gostar de conferir o nosso guia básico da terceirização: por onde começar no meu negócio? Baixe-o gratuitamente!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo