Como definir o setor pessoal do condomínio?

governanca corporativa

Assim como as empresas passaram por um processo de profissionalização, os condomínios também estão caminhando nessa mesma direção. Os moradores buscam por maior qualidade de serviço e segurança, por isso, investem cada vez mais em um setor pessoal competente, capaz de contratar e gerenciar equipes especializadas na prestação de serviços para condomínio.

O setor pessoal de um condomínio tem diversas responsabilidades relacionadas diretamente aos profissionais que atuam como porteiro, segurança, jardineiro, equipe de limpeza e síndico.

Confira, neste post, quais são as principais tarefas do setor para entender sua importância e poder contratar profissionais competentes para compor o departamento do seu condomínio.

Principais funções do setor pessoal do condomínio

Admitir e demitir funcionários

Contratar uma boa equipe para trabalhar no condomínio requer conhecimento da vaga, do perfil do colaborador desejado, de técnicas de entrevistas e avaliação de recrutamento. Portanto, o setor pessoal do condomínio precisa ter essa sabedoria para não errar na contratação.

Coordenar o processo de pós-contratação

Outra função do setor pessoal é cuidar de toda a parte burocrática dos funcionários após sua contratação como efetuar o cadastramento dos colaboradores no PIS, confeccionar folhas de pagamento, guias de recolhimento do FGTS, PIS e imposto sindical, manter e fazer a escrituração do livro de registro dos empregados, realizar o cadastramento e recadastramento no INSS.

Gerir recursos

A área administrativa do prédio também precisa de atenção especial. O setor pessoal deve fazer o planejamento e o orçamento para gerir de forma organizada os recursos do condomínio direcionados às contratações e demissões de funcionários.

Administrar reclamações

Além disso, o setor também deve fazer a mediação entre os funcionários do condomínio e os moradores para receber e avaliar reclamações, minimizando e resolvendo conflitos.

Evitar acidentes de trabalho

Prevenir e comunicar acidentes de trabalho são tarefas do setor pessoal. Mais uma das atividades desse departamento é verificar quais equipamentos de segurança são necessários para cada função e garantir que os colaboradores estão trabalhando com segurança.

Como escolher o melhor setor pessoal para seu condomínio

Diante de tantas responsabilidades, o setor pessoal de um condomínio precisa ser composto por um profissional especializado e experiente na área de Recursos Humanos para efetuar todas as atividades com precisão.

Caso as funções do setor não sejam cumpridas corretamente, o condomínio pode sofrer sérias consequências como ações trabalhistas, multas, contratações de profissionais incompatíveis com os cargos, entre outras.

Encontrar um morador com tempo disponível para cuidar de tantas atividades é extremamente difícil, e recrutar uma pessoa experiente e de confiança também é uma missão complicada. Por isso, para evitar problemas, uma solução inteligente é terceirizar o setor pessoal do condomínio.

Dessa forma, os moradores colocam o departamento na mão de profissionais sérios, idôneos, imparciais e competentes e asseguram mais qualidade de trabalho e eficiência de serviço.

E então, conseguiu entender a importância do setor pessoal para o condomínio? Gostou das nossas dicas sobre como definir esse setor? Então entre em contato conosco e entenda como a terceirização de serviços pode ser uma ótima opção na administração do seu condomínio!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *