5 dicas para evitar a inadimplência em condomínios

Um dos problemas mais comuns que afetam a maioria dos edifícios é a inadimplência da taxa de condomínio. Como o pagamento em dia é essencial para manter o bom funcionamento do prédio, selecionamos algumas dicas importantes para evitar a inadimplência em condomínios e facilitar a gestão. Confira!

1. Ofereça diferentes formas de pagamento

Disponibilizar apenas uma forma de pagamento dificulta a vida dos moradores e incentiva a inadimplência. Por exemplo, se a taxa pode ser paga somente com cheque, e o condômino não trabalha com esse método, até ele solicitar um talão no banco podem ser gerados atrasos e estresse.

Disponibilize boleto, cartão de crédito, débito, cheque e dinheiro para evitar reclamações e atender a necessidade de todos os moradores. Com a facilidade, segurança e comodidade que os aplicativos on-line dos bancos oferecem, a maioria poderá pagar o condomínio sem precisar sair de casa.

Uma alternativa é o DDA (Débito Direto Autorizado), um tipo de pagamento automático. Para habilitá-lo, o condômino deve se cadastrar no banco e pedir para a administradora enviar os dados à instituição financeira.

2. Envie o boleto com antecedência

Os moradores precisam ter um prazo para organizar o pagamento da taxa. Não adianta enviar a cobrança com apenas um ou dois dias de antecedência e esperar que eles paguem o condomínio no vencimento.

Com a correria do dia a dia e as dezenas de contas para pagar, o condomínio pode ficar esquecido ou figurar em último lugar na lista de compromissos do mês. Antecipando o envio do boleto, você diminuirá a chance dele não ser pago.

3. Use um sistema de gestão para condomínio

Contar com um sistema de gestão facilita a organização da cobrança da taxa de condomínio, pois ele consegue mostrar os moradores que não estão com o pagamento em dia, facilitando o controle e a decisão para medidas a fim de cobrar os inadimplentes.

Outra função do sistema que ajuda na tarefa é a emissão on-line da segunda via do boleto, caso o morador perca a primeira, e lembretes automatizados.

4. Divida com os moradores o planejamento financeiro

Usar as assembleias de condomínio para mostrar como as taxas são usadas na manutenção do prédio é muito importante para deixar as informações claras e passar mais segurança aos moradores.

Abrir o planejamento financeiro para todos é uma forma de mostrar a importância que a taxa de condomínio tem para o edifício e como todos estão colaborando para a construção de um local agradável e organizado para se viver.

Além disso, com um planejamento financeiro organizado, será possível avisar todos os moradores sobre a previsão das taxas futuras, reajustes e finalidade dos aumentos, evitando insatisfações e dúvidas.

5. Conscientize os moradores para evitar a inadimplência em condomínios

Envie cartas, e-mail marketing e espalhe cartazes pelo condomínio para explicar a importância de pagar a taxa em dia. Também é válido lembrar a data de vencimento, formas de pagamentos, previsão de aumento, entre outras informações relacionadas ao tema.

Agora que você já sabe quais medidas deve tomar para evitar a inadimplência em condomínios, faça as mudanças necessárias para ajudar os moradores a regularizar o pagamento e incentivá-los a quitar as próximas taxas sempre em dia.

Gostou das nossas dicas para evitar a inadimplência em condomínios? Envie sua opinião! Deixe um comentário, tire suas dúvidas ou divida conosco suas experiências!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *