Elimine esses 4 riscos da sua operação ao terceirizar serviços

A gestão de riscos está no topo das prioridades dos líderes empresariais. Enquanto o mercado caminha para um cenário cada vez mais desafiador, você e seus sócios devem estar se perguntando: quais riscos consigo mitigar ou até mesmo eliminar da minha operação?

A terceirização de serviços pode mitigar diversos riscos operacionais que as empresas enfrentam. 

Saiba como a terceirização pode transformar desafios operacionais em vantagem competitiva.

1. Redução de riscos com custos trabalhistas

A terceirização de serviços pode reduzir significativamente os riscos relacionados aos custos trabalhistas.

A empresa terceirizada assume responsabilidades como pagamento de salários, benefícios, férias e depósitos do FGTS dos profissionais especializados nos serviços contratados.

Como você já deve saber, o custo de um funcionário para a empresa pode chegar a até 3 vezes o valor do salário pago ao trabalhador.

Ao terceirizar atividades específicas, a empresa reduz encargos trabalhistas e ganha previsibilidade financeira, evitando custos inesperados com rescisões e benefícios.

No entanto, é fundamental compreender que, embora a terceirização transfira essas obrigações para a prestadora de serviços, a empresa contratante mantém uma responsabilidade subsidiária. 

Isso significa que, em caso de inadimplência por parte da terceirizada, a contratante poderá ser responsabilizada pelo cumprimento dessas obrigações trabalhistas. 

Leia até o final para compreender como eliminar, também, o risco de arcar com essa responsabilidade subsidiária em contratos de terceirização.

2. Redução de riscos de saúde e segurança ocupacional

Ao terceirizar serviços, a empresa contratante transfere para a terceirizada a responsabilidade pela gestão de funcionários, incluindo aspectos relacionados à saúde e segurança no trabalho. 

Isso pode minimizar riscos de acidentes e doenças ocupacionais, desde que a empresa terceirizada cumpra rigorosamente as normas de segurança e saúde ocupacional. 

Empresas especializadas seguem normas como a NR-6 (EPIs) e NR-17 (ergonomia), garantindo um ambiente de trabalho mais seguro.

A Solution Services, por exemplo, mantém um rigoroso cronograma de atualização da equipe de serviços, além de garantir os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) necessários para a realização do trabalho.

Assim, sua empresa se certifica de que os trabalhadores terceirizados estejam sempre capacitados e equipados para mitigar riscos de saúde e de acidentes ocupacionais.

3. Diminuição de riscos operacionais e de continuidade

Empresas especializadas possuem reserva técnica para garantir a continuidade dos serviços, mesmo diante de imprevistos. 

Quando se trata de equipes de limpeza, manutenção, portaria e controle de acesso, e todas as outras modalidades de serviços que podem ser terceirizados, as empresas especializadas contam com equipes reserva.

Isso reduz o risco de interrupções operacionais que poderiam ocorrer caso a empresa contratante gerisse essas atividades internamente. 

Outro aspecto importante de ser avaliado na sua operação é a capacidade de flexibilizar as equipes contratadas sem burocracia.

Então, tanto para desfalques técnicos quanto para aumentar as equipes em demandas sazonais, encontrar uma parceira especializada em terceirização de serviços é uma excelente maneira de mitigar riscos e custos.

4. Mitigação de riscos regulatórios e legais

Ao terceirizar serviços, a empresa contratante transfere não apenas a execução da atividade, mas também a responsabilidade pela conformidade com normas regulatórias específicas do setor. 

Empresas especializadas possuem estrutura dedicada para acompanhar atualizações legislativas, evitando descumprimentos que possam gerar penalidades.

A terceirização, quando feita com fornecedores confiáveis e especializados, permite que a empresa contratante opere dentro da lei sem precisar dominar todas as nuances regulatórias do setor. 

Isso reduz riscos legais, evita penalidades e garante que a operação esteja sempre alinhada às exigências do mercado.

Como você pode ver, temos uma gama de riscos que podem ser eliminados ou mitigados da sua operação ao terceirizar serviços.

Porém, é preciso ficar atento ao seu fornecedor para que essa segurança seja plenamente aproveitada no negócio. 

Abaixo, compreenda melhor o cuidado necessário ao analisar e escolher uma parceira de terceirização.

Atenção à Gestão de Facilities profissional

Embora a terceirização possa mitigar diversos riscos, sua empresa precisa criar uma rigorosa análise ao selecionar fornecedores.

Reunimos alguns aspectos que precisam entrar no seu radar ao priorizar a eliminação de riscos por meio da terceirização.

Responsabilidade Subsidiária na Terceirização

Vamos explorar um exemplo prático. A empresa terceirizada está com dificuldades financeiras e começa a atrasar salários e encargos trabalhistas dos colaboradores.

Por estarem alocados na operação do seu negócio, esses valores poderão ser cobrados judicialmente da sua empresa, local onde eles exercem suas funções.

Caso a terceirizada não cumpra suas obrigações, a empresa contratante poderá ser acionada judicialmente para cobrir os débitos trabalhistas, conforme entendimento consolidado do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Ou seja, o que antes era mitigação de risco, tornou-se um alto custo inesperado para o seu negócio.

Por isso, é fundamental analisar o histórico de adimplência trabalhista da empresa especializada em serviços. Como? Confira, abaixo, algumas etapas essenciais:

Importância da Diligência na contratação de serviços

Para mitigar os riscos de ser acionada subsidiariamente, a empresa contratante deve adotar medidas preventivas, tais como:

  • Due Diligence: avaliar a idoneidade e a capacidade econômica da empresa terceirizada antes de formalizar a contratação.
  • Cláusulas contratuais claras: estabelecer no contrato de prestação de serviços a designação da Gestão de Facilities pela terceirizada, tornando-a responsável por acompanhar a execução das atividades, garantindo o cumprimento das obrigações legais referentes a cada serviço prestado.
  • Monitoramento contínuo: Manter um acompanhamento regular das obrigações trabalhistas e previdenciárias da terceirizada, assegurando que estas estejam sendo cumpridas conforme a legislação vigente.

Fale com a Solution Services

A terceirização de serviços pode significar excelentes oportunidades de eliminação e mitigação de riscos no seu negócio.

Porém, para aproveitar ao máximo os benefícios dessa parceria, você precisa contar com uma empresa especializada idônea, financeiramente saudável e preocupada em oferecer a melhor experiência de terceirização.

Escolher uma parceira experiente e financeiramente sólida reduz riscos e assegura uma terceirização eficiente. 

A Solution Services tem mais de 16 anos de atuação comprovada no setor, levando menos riscos e mais especialização para operações que crescem com a tranquilidade de uma parceria duradoura.

Clique aqui e fale com a nossa equipe.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *