Fique atento aos direitos e deveres na gestão de condomínio

A manutenção de um condomínio é dever não apenas do seu síndico, mas também de todos os seus moradores. As duas partes possuem deveres na gestão de condomínio que precisam ser seguidos para garantir que haja paz no prédio.

Neste artigo, vamos mostrar para você os principais deveres de um síndico e o papel fundamental que os condôminos precisam exercer para que a gestão do seu condomínio funcione bem.

1. Defesa dos interesses comuns a todos

Cabe ao síndico marcar e gerir assembleias com o objetivo de decidir qualquer questão relacionada ao grupo. Essa não é uma das atividades mais fáceis, já que, a depender do assunto, o caos pode se instalar na reunião, mas com alguns passos básicos você pode organizar a assembleia do condomínio.

Além disso, muitos condôminos se abstêm da responsabilidade de comparecer às assembleias.

Apesar de a presença não ser obrigatória, é preciso lembrar que a partir do momento em que o condômino não comparece à reunião, ele não pode mais apresentar argumentos contrários a qualquer decisão que tenha sido tomada durante a assembleia.

2. Atenção ao regimento interno

Todo condomínio tem seu regimento interno, que contém regras ali instauradas que não permitem só a boa convivência, como também asseguram que todo o prédio esteja bem cuidado.

São deveres do síndico informar todas as regras do regimento interno e manter sob aviso todos os condôminos que não estiverem seguindo as regras. Além disso, dentre os deveres na gestão de condomínio, também está a busca de soluções para problemas entre vizinhos.

3. Manutenção e conservação das áreas comuns

Assim como é dever do síndico manter as áreas de lazer arrumadas e seguras, é dever do condômino seguir as regras de segurança para evitar acidentes com os seus filhos no parquinho ou na piscina, por exemplo.

As regras de uso da academia, por exemplo, precisam ser seguidas à risca para evitar danos aos equipamentos. O uso da piscina também está limitado por regras, para garantir a segurança dos usuários.

4. Prestação de contas periódicas

É papel do síndico apresentar prestações de contas regularmente, apontando os principais gastos do prédio e os destinos das taxas que cada condômino paga.

Em contrapartida, para garantir que não falte funcionário nem manutenção no edifício, é fundamental e obrigatório que os moradores paguem as taxas de condomínio.

O condômino que não paga a taxa perde uma série de direitos de voz nas reuniões de condomínio, por exemplo.

5. Reformas e obras em áreas comuns

Para que uma obra seja realizada nas áreas comuns do prédio, é preciso que o síndico convoque uma assembleia com a participação do maior número possível de moradores.

Além de decidir o tipo de obra e a forma da execução, esse momento é também o de discutir o orçamento para execução da reforma.

Já no caso de reformas dentro dos apartamentos, é dever do condômino avisar antecipadamente o síndico. Nessas situações, as duas partes precisam discutir formas de tornar a obra o menos desconfortável possível para os outros moradores, evitando confusão e outros transtornos.

E então, entendeu os direitos e deveres na gestão de condomínio, tanto por parte dos síndicos como também dos moradores? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência ou dúvidas relacionadas ao assunto!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *