A manutenção de elevadores é de extrema importância para garantir o funcionamento correto e seguro dos equipamentos. Ela precisa ser realizada a cada 30 dias, e a sua não efetuação implica em falta de conforto aos usuários, além de maior custo, devido a problemas técnicos que poderão ocorrer e poderiam ter sido evitados.
No nosso post de hoje, daremos algumas dicas que você precisa saber sobre a manutenção de elevadores. Acompanhe!
Escolha da empresa responsável
Muitos condomínios acreditam que o fornecedor do elevador tem que ser obrigatoriamente o que oferece a conservação. Isso não é necessário: quem escolhe a empresa é o próprio condomínio. Um dos critérios que precisam ser observados no momento da contratação é se a prestadora do serviço tem cadastro na prefeitura para executar o trabalho.
Verifique se a empresa tem no seu quadro de funcionários engenheiros com experiência, e se possui registro na receita federal e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Um fator muito importante é verificar se a organização conta com plantões 24 horas, para caso haja alguma eventualidade.
Verificação do custo-benefício
Desconfie de empresas que cobram um valor muito abaixo do oferecido no mercado. Não poderá haver falhas na hora da manutenção, pois a vida das pessoas que utilizam os elevadores estará em risco. Se houver algum acidente, o síndico e o próprio condomínio poderão ser responsabilizados.
Existem alguns contratos que oferecem a troca de peças quando necessário. Apesar de serem mais onerosos, eles previnem custos maiores que poderão surgir.
Cuidados após a manutenção de elevadores
Para que a conservação resulte no efeito desejado e dure o tempo esperado, é preciso um pouco de zelo de todas as partes que usufruam dos elevadores.
É preciso seguir regras habituais, como não fumar dentro do elevador, em caso de incêndio não utilizá-lo de maneira alguma, e se manter sempre em constante observação sobre tudo que ocorre dentro dele.
Limpeza do equipamento
O condomínio fica responsável pela limpeza de áreas como espelhos, batentes, portas e botoeiras. As dicas para não danificar os espelhos é jamais utilizar produtos abrasivos ou ácidos — esponjas de aço, palha de aço ou água sanitária. E, se o piso for de granito, limpar somente com água e um pouco de detergente.
Atenção com a segurança
Os elevadores são os equipamentos de transporte mais utilizados no mundo, portanto, respeite as normas para que todos fiquem tranquilos e protegidos.
O regulamento adverte que nunca devemos deixar crianças sozinhas e jogar objetos no poço — o que, no futuro, poderá acarretar um problema na estrutura. Além disso, devemos respeitar sempre o limite de peso estabelecido, não pressionar a porta com força para não danificá-la e sempre verificar se o elevador está com a cabine nivelada antes de entrar.
A prevenção contra danos e acidentes é fundamental quando se trata de elevadores. Por isso, é tão importante seguir as regras e ficar alerta em relação ao funcionamento, observando sempre se há alguma alteração. São medidas simples que garantem a segurança e o bom uso do equipamento.
Gostou do nosso artigo sobre manutenção de elevadores? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe o seu comentário!
Deixe um comentário