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  • 3 diferenciais estratégicos para Lojas de Varejo Físico em 2025

    3 diferenciais estratégicos para Lojas de Varejo Físico em 2025

    O varejo físico passou por uma transformação significativa nos últimos anos, impulsionada pela necessidade de oferecer experiências cada vez mais imersivas e personalizadas aos clientes. 

    Em 2025, essa evolução continuará, e as lojas com melhor performance serão aquelas com ambientes convidativos, seguros e alinhados às novas expectativas do consumidor.

    E essas expectativas estão cada vez maiores. Atualmente, um produto ou serviço de qualidade não é suficiente para garantir que o consumidor retorne ao seu estabelecimento para novas compras. 

    A fidelização do público-alvo no varejo físico vai além e exige excelência em diversos processos, inclusive um aspecto até muito ignorado pela maioria dos seus concorrentes.

    Os clientes adoram a comodidade da compra online, por isso, para o varejo físico se tornar uma opção mais sedutora, é preciso garantir conforto, segurança e bem-estar, fatores essenciais para fortalecer a identidade da empresa e fidelizar clientes.

    Pensando nisso, reunimos três fatores que serão determinantes para o sucesso das lojas físicas em 2025. Atenção especial ao item 3, que pode ser seu diferencial competitivo mais fácil de implementar ainda no primeiro semestre deste ano.

    1. Experiência Omnicanal

    A integração entre o varejo físico e digital será cada vez mais necessária. Os consumidores querem comodidade e isso significa conseguir transitar entre os canais de compra sem barreiras.

    Hoje, um cliente pode pesquisar um produto no site, experimentá-lo na loja física e finalizar a compra pelo smartphone. Para acompanhar essa jornada fluida e nem sempre linear, é essencial integrar seus canais de forma inteligente.

    Algumas estratégias para implementar a experiência omnicanal no seu negócio:

    • Ofereça opções como clique e retire, compras por QR Code e atendimento personalizado em todos os canais.
    • Colete dados de comportamento dos consumidores para personalizar ofertas e aumentar a conversão.
    • Invista na experiência da loja física como um espaço de conexão emocional, onde os clientes possam experimentar os produtos de forma diferenciada.

    Com uma abordagem omnicanal bem estruturada, sua loja não apenas melhora a experiência do cliente, mas também impulsiona as vendas e a fidelização.

    2. Sustentabilidade

    Segundo a pesquisa da Descarbonize Soluções, 66% dos brasileiros engajam com ações sustentáveis e 70% consideram o comprometimento ambiental um critério importante na decisão de compra.

    No varejo físico, isso se traduz na escolha de materiais sustentáveis, redução de desperdícios e na contratação de serviços que sigam protocolos ecológicos. 

    Dicas práticas para tornar sua loja mais sustentável:

    • Invista em embalagens recicláveis e reduza o desperdício de materiais.
    • Adote práticas de economia de energia e água dentro da loja.
    • Promova campanhas de descarte consciente e crie programas de recompra para incentivar o consumo responsável.

    A sustentabilidade não é mais um diferencial, tornou-se um critério fundamental para os consumidores modernos. 

    Já analisou como aprimorar sua operação com escolhas mais sustentáveis?

    Por fim, algo até intuitivo, mas que está fora do radar estratégico de muitas marcas por aí.

    3. Limpeza e Conservação

    A higiene do ambiente comercial influencia diretamente a percepção dos clientes e pode impactar nas vendas. 

    De acordo com a ISSA (International Sanitary Supply Association), um espaço comercial limpo pode aumentar a permanência do cliente na loja em até 40%, além de reduzir riscos à saúde e melhorar a produtividade dos funcionários.

    Os serviços de limpeza e conservação são indispensáveis para a preservação de locais com grande circulação de pessoas, contribuindo para um ambiente seguro e agradável. 

    A contratação de um serviço de limpeza e conservação profissional garante a qualidade do processo, criando um alto padrão operacional para manter o ponto de venda adequado ao “gatilho da limpeza”, uma percepção que atrai o interesse de entrar em um espaço, seja pelo cheiro agradável ou pela higiene impecável.

    E o melhor? Isso não significa custos altos com contratação.

    Você pode terceirizar o serviço de limpeza com uma empresa de Gestão de Facilities, responsável por montar, treinar e gerenciar equipes especializadas.

    Com isso, sua loja ganha:

    • Alto padrão de limpeza com um plano de trabalho personalizado.
    • Profissionais treinados regularmente com as melhores práticas do mercado.
    • Conservação do ambiente, móveis e produtos, reduzindo custos com manutenção.

    Equipes de limpeza profissionais impactam não apenas a experiência do cliente, mas também a imagem e o desempenho do seu negócio.

    Fale com a gente

    À medida que o varejo físico se reinventa para atender às novas demandas do consumidor, a convergência entre digital e presencial, a adoção de práticas sustentáveis e a gestão eficiente da limpeza e da conservação do ponto de venda emergem como fatores críticos para o sucesso.

    As empresas que compreenderem essa dinâmica e estruturarem suas operações para oferecer um ambiente impecável terão uma vantagem competitiva significativa em 2025 e nos anos seguintes.

    Se sua empresa busca um parceiro estratégico para otimizar a gestão da experiência no varejo físico, garantindo excelência em limpeza e conservação, estamos preparados para oferecer equipes sob medida e com alto padrão de qualidade.

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  • Entenda como funciona um centro de serviço compartilhado

    Entenda como funciona um centro de serviço compartilhado

    Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, empresas que anseiam pelo sucesso precisam encontrar maneiras de otimizar os seus processos internos e elevar sua performance, sem que isso gere impactos negativos no seu fluxo de caixa. Por isso, é muito interessante entender como funciona um centro de serviço compartilhado.

    Trata-se de uma opção que vem ganhando espaço nos últimos tempos, oferecendo ganhos quantitativos e qualitativos na operação, o que garante um ambiente mais propício ao desenvolvimento e com foco total no cerne do negócio. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura!

    O que é um centro de serviço compartilhado?

    De forma resumida, um centro de serviço compartilhado (CSC) é uma organização que centraliza alguns dos mais diversos serviços dentro de uma empresa. Ou seja, é uma reunião de setores e departamentos em apenas um local, com o intuito principal de reduzir despesas, padronizar a operação e trazer ganhos significativos em termos de produtividade.

    Em contextos de expansão do negócio, por exemplo, um centro de serviço compartilhado pode ser um caminho tão natural quanto eficiente, que agrega áreas administrativas, financeiras, de tecnologia da informação, RH, marketing e muito mais. Sobretudo para instituições com várias unidades de atendimento, é uma tática para otimizar a mão de obra.

    Como funciona um centro de serviço compartilhado?

    Como já citamos anteriormente, um centro de serviço compartilhado reúne diversos setores de uma empresa, os quais geralmente atuariam de maneira isolada e independente. Assim, é possível promover a

    integração, com uma comunicação mais eficiente. Para isso, é preciso ter um ambiente propício, com a infraestrutura necessária para a atuação de todas as equipes.

    Outro ponto crucial é que, para ter sucesso na estratégia, a instituição precisa estar com seus fluxos e processos operacionais bem consolidados, para que cada funcionário saiba onde começa e onde termina seu trabalho. O uso da tecnologia também se faz imprescindível, notadamente com softwares e sistemas de automação que otimizem a rotina.

    Como implementar um centro de serviço compartilhado?

    Se você chegou até aqui, é bem provável que esteja considerando a adoção de um centro de serviço compartilhado para a sua empresa. O primeiro passo para isso, no entanto, consiste em determinar quais processos compartilhar, baseado nas demandas, expectativas, experiências e necessidades da empresa, bem como na estratégia organizacional. 

    Isso só é possível com uma boa padronização das atividades, entendendo quais tarefas podem ser delegadas e quais devem permanecer iguais. A terceirização de alguns serviços costuma trazer excelentes

    resultados e o mais importante é que, com a adoção de um CSC ou qualquer outra estratégia, seu negócio permaneça voltado para a excelência e a melhoria contínua.

    Agora você já sabe o que é um centro de serviço compartilhado e quais os benefícios que ele pode oferecer para sua empresa!

    Gostou de aprender mais sobre o centro de serviço compartilhado? Quer contar com as melhores soluções para manter a excelência do seu ambiente de trabalho, com uma equipe altamente eficiente e organizada?

    Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

  • Novas tendências tecnológicas para Facilities

    Novas tendências tecnológicas para Facilities

    Por conta da transformação digital, muitas empresas passaram por melhorias em seu cotidiano. Esse processo já começou na área de facilities e promete trazer grandes transformações, sobretudo por meio de novas tecnologias para a realização das tarefas e integração de equipes.

    Ao contar com ferramentas inovadoras, instalações modernas e recursos que são melhor utilizados, o tempo de realização de cada atividade é encurtado, tornando a equipe mais eficiente e melhorando a sua rotina de trabalho. Se você quer saber como a implementação de novas tecnologias pode tornar o setor de facilities mais dinâmico e competitivo, continue a leitura e confira!

    Quais são as principais tendências tecnológicas na área de facilities?

    Conhecer as principais tendências tecnológicas na área de facilities e saber como são aplicadas na gestão da empresa é essencial. Pensando nisso, separamos as principais que podem ser utilizadas. Confira!

    1. Internet das Coisas (IoT)

    A internet das coisas é uma das principais tendências que podem ajudar a melhorar a gestão de facilities. Por meio dela, é possível gerar conectividade entre ambientes e ganhar eficiência. Assim, sensores, termostatos e outros itens trabalham de forma integrada com o auxílio da internet.

    Com isso, é possível melhorar a qualidade e a segurança de diversos locais da empresa, reduzindo tanto riscos quanto custos. Isso melhora os resultados da organização e também as circunstâncias para manter a saúde dos colaboradores em dia.

    Portanto, adotar soluções com o uso da IoT pode ser uma ótima saída para otimizar a gestão de facilities do seu negócio.

    2. Edifícios inteligentes

    Assim como existem dispositivos e veículos inteligentes, os edifícios também estão entrando nessa tendência. Com o uso da tecnologia, é possível melhorar a gestão de locais com um fluxo constante de pessoas e garantir melhora na qualidade do ambiente.

    Por exemplo, há a possibilidade de fazer controle automático de luminosidade e temperatura dos locais. Assim, é possível melhorar a segurança dos colaboradores e de todos os indivíduos presentes em um determinado local.

    Outra solução muito utilizada são os recursos de portaria remota, nos quais é viável fazer o gerenciamento por meio de telefones conectados a sensores. Assim, ganha-se mais efetividade nesse serviço.

    3. Automação

    Investir em automação para tarefas repetitivas é uma boa saída. Assim, consegue-se focar em tópicos mais estratégicos para assegurar o bom andamento da gestão de facilities na empresa.

    Por exemplo, há diversas soluções que utilizam robôs a fim de facilitar o dia a dia de um trabalhador. É comum ver a tecnologia ser aplicada na área de limpeza, carga e descarga de materiais. Portanto, pode ser uma boa saída para melhorar a gestão de facilities de uma empresa.

    4. Big Data

    Com um volume de dados crescente, apostar em soluções que auxiliem a coletar e processar informações. Por meio desse tipo de recurso, consegue-se reduzir custos e melhorar a qualidade na gestão de facilities.

    Por exemplo, com o Big Data é possível melhorar as previsões sobre os consumidores e demandas do negócio e, dessa forma, aumentar a produtividade e reduzir as despesas que ocorrem de forma sistemática.

    Como essas tendências podem ajudar na gestão de facilities?

    Por meio de boas soluções a gestão de facilities é otimizada, proporcionando economia de recursos e de tempo no negócio. Assim, é possível focar na parte estratégica da sua organização visando melhorar os resultados e alavancar a lucratividade.

    Além de conhecer as novas tendências da área de facilities e de integração de equipes, optar pela terceirização desses serviços pode ser uma boa saída para aproveitar todos os recursos disponíveis. Nesse sentido, a Solution Services é uma ótima parceira para o seu negócio, pois, dispõe de um departamento de tecnologia e inovação pronto para encontrar soluções inteligentes visando a otimização de recursos e dinheiro para a sua empresa.

    Quer conhecer mais sobre os serviços Solutions Services? Então, entre em contato conosco agora mesmo!