É natural que alguns empreendedores, principalmente iniciantes, tenham dificuldades na hora de dar retorno aos funcionários sobre a forma como eles se comportam no trabalho e a qualidade dos seus serviços — principalmente no caso de equipes terceirizadas.
Por mais delicado que seja esse encargo — e realmente é mais difícil do que parece —, é preciso estar preparado para ter esse tipo de conversa. Confira, neste post, as melhores orientações de como dar feedbacks para uma equipe terceirizada.
Seja claro e não faça prefácios
Algumas teorias sobre feedback indicam que a crítica negativa seja envolvida por alguns elogios para que não seja mal recebida pelos funcionários. Esse tipo de estratégia, no entanto, pode acabar confundindo o interlocutor, ou até mesmo causar desconfiança e a sensação de que os elogios não são sinceros.
Portanto, evite tentar ludibriar o impacto de uma crítica com elogios ou detalhes sem importância. Seja claro e vá direto ao ponto. Em vez de elogios, demonstre interesse em ajudar o funcionário a melhorar, e que você acredita na capacidade do colaborador de lidar com a situação. De toda forma, se você tiver tanto feedbacks positivos quanto negativos para dar, comece pelos positivos — afinal, receber a boa notícia primeiro gera uma disposição para lidar com a má.
Fale na primeira pessoa
Uma das chaves mais subjetivas do feedback está na própria fala. Sendo assim, aproprie-se da mensagem e abrace a responsabilidade da comunicação.
Não utilize frases em nome da empresa ou de um grupo, como por exemplo “a gente” ou “eles estão querendo”. Diga: “eu quero”, “eu não fiquei satisfeito”. Líderes devem assumir a responsabilidade por suas decisões e por seus atos.
Atente-se ao comportamento
É preciso se atentar ao comportamento e não à personalidade dos funcionários, até mesmo no seu discurso. Adapte a sua fala, e evite o uso de expressões como “você não está nem aí”, pois julgamentos trazem reações negativas.
Feedbacks desastrosos ateiam-se ao julgamento do comportamento quando deveriam focar no comportamento em si. Não cabe ao líder julgar, mas corrigir o comportamento indesejado, sem ser passivo, tampouco agressivo. O bom feedback apresenta descrição do comportamento que busca reprimir e especifica, de forma clara, a mudança desejada.
Dê o feedback imediatamente
Fique atento e não demore. Não deixe para falar com o funcionário um mês depois, quando o fato já tiver perdido seu significado. O feedback efetivo está ligado diretamente ao presente, no fato ainda recente, para garantir a assimilação da mensagem. Comece logo essa prática!
Acompanhe posteriormente
Apenas o feedback não é suficiente para garantir a mudança de comportamento. É preciso demonstrar de forma mais contínua a importância que você dá para a melhora na conduta do colaborador. Faça um acompanhamento e sempre dê reforços positivos. Faça isso sistematicamente, mas de forma motivadora.
A prática de feedbacks é eficaz e fundamental para conter comportamentos indesejados e garantir melhorias na conduta dos seus funcionários e das equipes terceirizadas. E não se preocupe: sua habilidade discursiva vai melhorar com a prática! Comece com o mais simples, converse de forma natural, e evite as formalidades ou o distanciamento pela hierarquia.
Gostou das nossas dicas sobre como dar feedbacks para uma equipe terceirizada? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!
Deixe um comentário