Entenda como funciona um centro de serviço compartilhado
Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, empresas que anseiam pelo sucesso precisam encontrar maneiras de otimizar os seus processos internos e elevar sua performance, sem que isso gere impactos negativos no seu fluxo de caixa. Por isso, é muito interessante entender como funciona um centro de serviço compartilhado.
Trata-se de uma opção que vem ganhando espaço nos últimos tempos, oferecendo ganhos quantitativos e qualitativos na operação, o que garante um ambiente mais propício ao desenvolvimento e com foco total no cerne do negócio. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura!
O que é um centro de serviço compartilhado?
De forma resumida, um centro de serviço compartilhado (CSC) é uma organização que centraliza alguns dos mais diversos serviços dentro de uma empresa. Ou seja, é uma reunião de setores e departamentos em apenas um local, com o intuito principal de reduzir despesas, padronizar a operação e trazer ganhos significativos em termos de produtividade.
Em contextos de expansão do negócio, por exemplo, um centro de serviço compartilhado pode ser um caminho tão natural quanto eficiente, que agrega áreas administrativas, financeiras, de tecnologia da informação, RH, marketing e muito mais. Sobretudo para instituições com várias unidades de atendimento, é uma tática para otimizar a mão de obra.
Como funciona um centro de serviço compartilhado?
Como já citamos anteriormente, um centro de serviço compartilhado reúne diversos setores de uma empresa, os quais geralmente atuariam de maneira isolada e independente. Assim, é possível promover a
integração, com uma comunicação mais eficiente. Para isso, é preciso ter um ambiente propício, com a infraestrutura necessária para a atuação de todas as equipes.
Outro ponto crucial é que, para ter sucesso na estratégia, a instituição precisa estar com seus fluxos e processos operacionais bem consolidados, para que cada funcionário saiba onde começa e onde termina seu trabalho. O uso da tecnologia também se faz imprescindível, notadamente com softwares e sistemas de automação que otimizem a rotina.
Como implementar um centro de serviço compartilhado?
Se você chegou até aqui, é bem provável que esteja considerando a adoção de um centro de serviço compartilhado para a sua empresa. O primeiro passo para isso, no entanto, consiste em determinar quais processos compartilhar, baseado nas demandas, expectativas, experiências e necessidades da empresa, bem como na estratégia organizacional.
Isso só é possível com uma boa padronização das atividades, entendendo quais tarefas podem ser delegadas e quais devem permanecer iguais. A terceirização de alguns serviços costuma trazer excelentes
resultados e o mais importante é que, com a adoção de um CSC ou qualquer outra estratégia, seu negócio permaneça voltado para a excelência e a melhoria contínua.
Agora você já sabe o que é um centro de serviço compartilhado e quais os benefícios que ele pode oferecer para sua empresa!
Gostou de aprender mais sobre o centro de serviço compartilhado? Quer contar com as melhores soluções para manter a excelência do seu ambiente de trabalho, com uma equipe altamente eficiente e organizada?
Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!