5 dicas para uma boa comunicação de condomínio

Melhorar a comunicação de condomínio é algo que está entre as principais preocupações dos síndicos ou dos responsáveis por esse tipo de local. Afinal, otimizar o relacionamento entre a direção do condomínio e os moradores ou colaboradores se faz necessário para a boa convivência de todos.

Assim, elaboramos uma lista com 5 dicas e ferramentas que podem ajudá-lo a proporcionar uma boa comunicação de condomínio. Continue a leitura e confira quais são!

1. Utilize murais para comunicados

Uma ferramenta simples e que pode ser a solução para muitos problemas no condomínio são os murais, dispostos em áreas ou em equipamentos de uso coletivo, como o salão de festas, os corredores ou até mesmo os elevadores.

Os murais podem ser utilizados para expor desde regras e normas até novidades e avisos, como convites para reuniões e assembleias, que devem ser divulgados sempre com antecedência para que todos possam participar.

2. Grupos no WhatsApp ou no Facebook: ótima forma de comunicação de condomínio 

É raro, nos dias de hoje, que alguém não esteja presente em mídias sociais como o WhatsApp ou o Facebook. E, por esse motivo, criar um grupo para trocar informações com os moradores pode ser uma boa ideia para a administração do condomínio.

Vale lembrar, no entanto, da importância de determinar algumas regras para a boa convivência no grupo, como evitar assuntos polêmicos que precisem ser discutidos pessoalmente. Além disso, também se deve ter o cuidado de não se desviar da finalidade do grupo, enviando mensagens, fotos ou vídeos que não sejam do interesse de todos.

3. Tenha um Livro da Portaria

É comum em condomínios o uso do Livro de Ocorrências da Portaria ou, simplesmente, Livro da Portaria .Trata-se de uma ferramenta que deve estar sempre em poder do porteiro, sendo solicitada pelos moradores quando desejarem expor uma reclamação, crítica ou sugestão para o síndico.

O responsável pelo condomínio deve fazer a leitura diária do livro para que possa conhecer e solucionar os problemas apontados pelos moradores.

4. Invista em uma abordagem pessoal quando necessário

Existem casos em que uma boa conversa pessoal é a melhor maneira de resolver problemas ou situações desagradáveis. Por isso, agendar conversas particulares com os moradores para resolver algo específico também deve ser uma atitude tomada pelo síndico ou administrador de um condomínio.

A ideia é que situações que não envolvem todas as pessoas sejam resolvidas de forma reservada, evitando assim a exposição desnecessária de algum morador.

5. Realize reuniões e assembleias planejadas

As reuniões e as assembleias são importantes para debater os assuntos de interesse comum a todos os moradores do condomínio, bem como para o síndico expor os gastos, contar as novidades e tratar de outras questões, pessoalmente.

Para que a reunião ou a assembleia tenha adesão de público ela precisa ser bem planejada e é interessante que o responsável escolha uma data e um horário que sejam bons para a maioria dos moradores.

Gostou das nossas dicas para melhorar a comunicação de condomínio?  Quer saber mais sobre o assunto? Então leia o  nosso artigo “Tire 5 dúvidas sobre assembleias de condomínio”. Com certeza vai ser muito útil para você!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *