A conduta de boa vizinhança é fundamental para uma convivência saudável em um condomínio. Caso o local tenha cunho comercial, a questão pode ser ainda mais complicada, pois há uma elevada circulação e rotatividade de funcionários, fornecedores, proprietários, clientes, entre outras pessoas.
Entretanto, existem táticas que reforçam, criam e mantêm uma relação saudável com a comunidade em geral. Continue lendo esta publicação para entender o motivo de aplicá-las e em seguida, confira cinco dicas para fortalecer a boa vizinhança no condomínio!
A importância da conduta de boa vizinhança
Os condomínios comerciais se destinam à exploração de atividade comercial ou industrial, podendo se constituir em lojas de ramos, consultórios, escritórios, prestadores de serviços, entre outros.
Todas essas atividades objetivam o lucro e as condutas de má vizinhança causam prejuízos a todas as unidades que compõem o condomínio, ocasionando o descontentamento dos clientes, perda de foco dos trabalhadores, entre outros danos.
A seguir, confira as práticas para garantir o pleno bem-estar entre os comerciantes locais e, consequentemente, o faturamento do negócio.
Evite barulho
Barulho excessivo pode atrapalhar os negócios vizinhos, como uma negociação entre um vendedor e um cliente. Outro exemplo consiste em casos em que o estabelecimento ao lado necessite de silêncio — como um consultório.
Lembre-se que sossego não é sinônimo de silêncio completo, mas a ausência de sons proibidos ou com volume acima do aceitável.
Seja simpático
Uma postura simpática consiste em manter o bom humor e a educação. Sendo assim, resolva conflitos de forma amigável e profissional. Essa conduta também poderá ser adotada pelos seus vizinhos e gerar um efeito em cadeia.
Cuide da limpeza do seu espaço
Por se tratar de um local com maior fluxo de pessoas, o condomínio comercial necessita de um cuidado maior em relação à limpeza. Esse é um importante aspecto, pois um ambiente agradável influenciará nas decisões dos clientes e afetará diretamente a lucratividade de todos.
Diante desse fato, é fundamental que o pessoal de limpeza seja especializado e experiente. Somente profissionais com o devido treinamento são capazes de atender às necessidades desse tipo de edifício.
Respeite as regras
Apesar de serem submetidos às mesmas normas de um condomínio residencial, os comerciais possuem necessidades específicas: eles são mais exigentes com a segurança, conservação e limpeza do local. O respeito a essas regras evita conflitos e contribui para o bem-estar da comunidade.
Seja solidário e colaborativo
Ser solidário com o estabelecimento vizinho e prezar pelo seu sossego, fará com que seu colega faça o mesmo, trazendo tranquilidade e beneficiando seu próprio comércio.
A relevância de comparecer nas reuniões de condomínio e ser participativo
Como as exigências são complexas e as decisões tomadas em assembleias afetam diretamente a renda dos comerciantes, é importante que todos sejam bastante participativos. Os proprietários também devem dialogar sobre as deliberações e votar naquelas mais vantajosas.
É importante saber que a elaboração das contas, regras de segurança, conflitos de convivência e as questões administrativas serão mais complicadas do que as de um condomínio residencial. Por isso, também é recomendável a contratação de síndicos profissionais excepcionalmente experientes para gerenciar o local.
Ao seguir as dicas acima, você não somente estimulará uma conduta de boa vizinhança, como também influenciará no bom andamento dos negócios!
Nossa newsletter é gratuita! Que tal assiná-la e receber mais conteúdos como este em seu e-mail?
Deixe um comentário