Manutenção de piscinas: conheça a agenda a ser seguida

Ainda que seja um serviço árduo, a manutenção de piscinas é indispensável para manter o ambiente higienizado e a água cristalina. Fazendo isso, você pode convidar os familiares e amigos para aproveitarem o dia e ficar tranquilo ao saber que não há chances de fungos, algas ou bactérias para impedir a diversão.

Porém, muitos acabam deixando essa ação de lado e se preocupam somente no momento do entretenimento. Cuidado! Essa desatenção pode gerar muitos transtornos, inclusive para a conservação da estrutura da piscina.

Entenda melhor sobre o assunto e deixe sua piscina com uma ótima manutenção. Continue lendo o post!

Qual é a importância da manutenção de piscinas?

Conservar uma piscina limpa, translúcida e, desse modo, saudável, é importante em todos os períodos do ano — inclusive no inverno. Afinal, água inapropriada coopera para o contágio de patologias infecciosas aos banhistas, entre elas, otite, conjuntivite e hepatite, sem falar do surgimento de larvas de insetos, como o da dengue.

O zelo permanente evita o gasto demasiado com problemas sérios com a piscina no verão.

Quais ações devem ser realizadas na manutenção?

Para dar maior qualidade a manutenção de piscinas, é recomendável fazer um tratamento na água. Essa etapa é composta por algumas importantes fases. Vejamos:

Regular o pH

Inicialmente, analise o nível de pH e, caso seja recomendável, faça a correção. Quando estiver elevado, aplique o “redutor de pH”. Caso contrário, use o “elevador de pH”. A capacidade da piscina é responsável pela variação das dosagens.

Além disso, é preciso ter cuidado ao adicionar outros produtos na água, já que essa atitude muda os níveis estabelecidos. Lembre-se que a faixa indicada do pH, geralmente, está entre 7,4 e 7,6.

Aplicar o cloro

Para evitar futuros problemas, coloque cloro na piscina somente após dilui-lo em um balde. Verifique e aplique o produto. Evite aplicar o cloro em um único dia para toda a semana — caso contrário, a pintura da sua piscina de fibra será danificada e terá a vida útil reduzida. Isso ocorre porque no começo do tratamento os níveis de cloro estão muito elevados.

Colocar algicida

Esse tipo de atitude é muito importante, pois bloqueia o surgimento de novas algas na piscina.

Filtragem

O sistema de filtração da água é considerado o coração da piscina, pois tem a função de manter a piscina livre de impurezas insolúveis na água. A filtração trabalha retendo partículas de sujeira que podem elevar a turbidez da água e reduzir a ação dos produtos químicos.

Aspiração

A aspiração é um processo que faz parte do tratamento físico da piscina. Ele permite retirar as impurezas que desceram para o fundo, seja devido ao uso de decantadores ou devido ao processo de decantação, que acontece naturalmente quando o pH, a alcalinidade e o nível de cloro livre são mantidos nos níveis corretos.

Alcalinidade

A alcalinidade age como tampão do pH, evitando variações. É medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre 80 e 120 ppm.

Qual é a frequência ideal para a manutenção?

Podemos estipular um período médio entre alguns serviços, para que possamos, assim, auxiliar nos primeiros passos de quem pretende construir ou de quem deseja melhorar a manutenção da piscina no seu condomínio ou em casa. Vamos separar por itens:

  • filtragem: deve ser feita todas as vezes que a piscina for utilizada;

  • cloro: deve ser feita dia sim, dia não. A cada dois dias, deve ser feito a análise do nível de cloro residual, mantendo na média de 0.5 – 2ppm;

  • pH: a análise do nível de pH deve ser feita duas vezes por semana;

  • algicidas: uma vez por semana é preciso realizar o tratamento da água com algicidas;

  • aspiração: para realizar a limpeza do interior da piscina, usa-se a aspiração uma vez por semana, retirando as pequenas sujeiras com o uso de uma ponta no cabo para não danificar o revestimento da piscina;

  • alcalinidade: é indicado ser testada uma vez por semana.

Esses são os principais pontos em que você precisa ficar atento para uma boa conservação e manutenção de piscinas. Para melhorar a qualidade da manutenção, você contratar profissionais aptos ao serviço.

Gostou do post? Então, compartilhe no Facebook o nosso conteúdo com seus amigos!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *