Por que é fundamental manter a limpeza no ambiente de trabalho?

Manter o ambiente de trabalho limpo, além de uma questão de higiene e zelo com os funcionários, é também uma estratégia de marketing. Isso porque um ambiente de trabalho sujo e desorganizado pode dar a impressão aos clientes de desleixo com o trabalho realizado ou mesmo de incompetência.

Por isso, embora possam surgir algumas dificuldades para se garantir a limpeza no ambiente de trabalho, vale a pena ter esse cuidado. Veja, no post de hoje, o porquê:

A limpeza no ambiente de trabalho

A limpeza no ambiente de trabalho, por vezes, é deixada em segundo plano pelos administradores de empresas, uma vez que estão voltados ao desempenho dos funcionários que promovem a atividade fim do negócio. Afinal, são eles que proporcionam o lucro.

No entanto, a limpeza deve ser uma preocupação do empregador, na medida em que ele deve garantir o bem-estar no espaço laboral, a fim de proporcionar um ambiente agradável, prazeroso e propício ao desenvolvimento de um bom trabalho por parte de seus colaboradores.

O ambiente “insalubre” e suas implicações

Ainda que, no sentido técnico trabalhista, a simples sujeira não possa ser caracterizada como insalubre, no sentido lato da palavra podemos entender que sim. Afinal, não há dúvida de que um ambiente com acúmulo de sujeira pode facilitar a proliferação de fungos, vírus e bactérias, culminando em doenças, principalmente respiratórias.

Nesse sentido, o desleixo com a limpeza do local de trabalho pode se revelar prejudicial ao empregador, na medida em que, além de demonstrar falta de preocupação com a saúde de seus funcionários, pode implicar o aumento do número de faltas e de licenças médicas.

A visão do cliente

Além de toda a importância da limpeza na perspectiva dos funcionários, não se pode negligenciar essa importância do ponto de vista dos clientes. Há um ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”, e a impressão de um ambiente laboral sujo e desorganizado não favorece nenhum local, muito menos o de uma empresa.

A sujeira e a desorganização revelam uma falta de zelo e cuidado com o ambiente de trabalho, o que pode demonstrar uma falta de preocupação ou mesmo desleixo, também, com o trabalho que está sendo desenvolvido: essa é uma má impressão que pode levar o cliente a não confiar no serviço que seria prestado e desistir de fechar negócio. Reverter uma má impressão não é um trabalho muito fácil, além de ser uma dor de cabeça desnecessária.

A terceirização da limpeza

Dessa forma, por mais que você possa solicitar aos funcionários que sigam dicas simples para manter a limpeza no ambiente de trabalho, é fundamental ter um funcionário unicamente responsável por isso.

Uma boa saída é a terceirização dos serviços de manutenção e limpeza, que são permitidas de acordo com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho. Isso porque a empresa prestadora desse serviço fica responsável pela contratação e treinamento desse funcionário, bem como pelo fornecimento de todos os EPIs e pelos encargos trabalhistas e previdenciários.

Dessa maneira, sobra muito mais tempo para se dedicar ao trabalho da empresa, sem deixar de garantir a limpeza no ambiente de trabalho e condições mais saudáveis e agradáveis para os colaboradores e para os clientes.

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