5 dicas de como administrar o tempo no trabalho
Administrar adequadamente o tempo é um grande desafio nos dias de hoje. Tarefas cotidianas e compromissos precisam ser cumpridos à risca e de forma bem organizada para que não haja a necessidade de passar horas e horas no local de trabalho. Mais do que nunca, é necessário saber gerenciar bem o tempo no trabalho para que seja possível não só o aumento da produtividade, mas também do bem-estar profissional e pessoal.
Neste artigo, listamos 5 dicas valiosas sobre como administrar o tempo no trabalho. Confira!
1. Liste suas atividades
De início, organize todas as tarefas que você precisa concluir ao longo do dia. Faça uma lista e defina prioridades. Com esse plano definido, seu tempo será otimizado e seu dia a dia ficará mais organizado. Você não perderá tempo com imprevistos e poderá se dedicar mais adequadamente a cada tarefa.
Se possível, deixe as atividades mais difíceis no topo da lista. Dessa forma, no fim do expediente, quando você já estiver cansado, terá apenas o compromisso com as tarefas mais práticas de se realizar.
2. Fuja das distrações
O maior vilão da administração de tempo é a distração. Perder o foco, mesmo que seja por um breve momento, pode acabar resultando em prejuízo, o que exigirá mais tempo da sua parte no futuro — e, quando notar, você terá acumulado muitas atividades para realizar e vai ter que pegar tempo “emprestado”, que poderia ser usado em outros empreendimentos, para cumprir com suas obrigações. Pense nisso antes de adiar seus compromissos.
3. Seja organizado
Uma das questões mais básicas sobre como administrar o tempo é a ordem dentro do ambiente de trabalho. Com os materiais devidamente organizados, não se desperdiça tempo em busca de pastas, documentos e relatórios. Obviamente isso se aplica também ao computador: crie pastas específicas e não deixe de nomear adequadamente todos os arquivos. Pense em tudo que torne mais fácil achá-los quando precisar deles.
4. Use a tecnologia como aliada
Estamos em uma era cada vez mais digitalizada e podemos sempre usar inovações a nosso favor. Programas de computador têm deixado antigas técnicas e práticas para lá de obsoletas.
Para que passar horas conferindo extratos bancários e produzindo planilhas imensas, por exemplo? Existem softwares que fazem todo tipo de gerenciamento em poucos instantes e com muito mais precisão. Utilize aplicativos, agendas on-line, sistemas automatizados, enfim, abuse de todos os recursos que puderem contribuir para a otimização do seu tempo.
5. Faça intervalos
É necessário desocupar a mente eventualmente. Planejar intervalos é extremamente importante. De nada adianta esquematizar suas tarefas e otimizar tempo se você não tiver energia e disposição para encará-las. Faça pausas para descanso, tenha algum momento dedicado ao lazer e procure dormir o suficiente para não sobrecarregar a mente e o corpo.
Perceba que não é muito complicado otimizar seu tempo e sua produtividade, é preciso somente ter disciplina. Entenda que conhecer sua rotina, ser organizado com suas atividades e administrar o seu tempo será algo útil não apenas para o trabalho, mas contribuirá também para melhorar sua qualidade de vida.
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