5 orientações importantes sobre uma ação trabalhista
Uma ação trabalhista pode demandar tempo e também prejuízos financeiros. Seja qual for o seu ramo de trabalho, o melhor será sempre prevenir do que remediar. Tente evitar crises e administre com responsabilidade e visão preventiva os problemas da sua empresa.
Essas são regras importantes para seu sucesso como administrador. E não funciona diferente quando o seu desafio é estar à frente da administração de um condomínio, por exemplo. Esse é um trabalho desafiador, que exige cuidado nas relações interpessoais, principalmente quando lidamos com muitos funcionários.
Foi pensando na possibilidade de problemas judiciais que elaboramos uma lista com 5 orientações importantes. São medidas preventivas que você, síndico ou administrador de um condomínio, pode adotar para evitar alguns transtornos. Confira!
1. Invista na terceirização de funcionários
Essa é uma excelente opção para reduzir custos e problemas com funcionários faltosos. Quando um condomínio terceiriza seus serviços, acaba delegando algumas responsabilidades à empresa contratada e agilizando suas incumbências.
Mas, atenção! É preciso checar a competência e garantir que a qualidade dos serviços não seja prejudicada, assim como preservar os direitos trabalhistas dos funcionários. No caso de uma terceirização, o condomínio assume a obrigação de reter os 11% da Previdência Social.
2. Realize a supervisão e fiscalização
Seja contratando serviços ou oferecendo sua própria equipe, é importante que haja uma supervisão e uma fiscalização contínua do trabalho dos seus funcionários. O síndico ou administrador de um condomínio precisa estar ciente de todos os problemas.
Essa condição só será possível a partir da supervisão e fiscalização rigorosa das atividades. Além disso, essa participação permitirá uma comunicação mais eficiente entre a gerência e os empregados, promovendo uma maior satisfação e valorização dos colaboradores.
3. Evite uma ação trabalhista exigindo a segurança dos seus funcionários
Os acidentes de trabalho podem se tornar comuns quando ignoramos as normas de segurança. O uso incorreto ou a falta dos equipamentos de proteção individual colocam em risco a integridade física e facilitam a ocorrência de sinistros.
Seja prudente: exija dos seus funcionários essa responsabilidade e preserve um ambiente seguro para todos. Não é apenas uma questão que envolve a prevenção de processos judiciais, mas um compromisso com a vida.
4. Tenha um suporte de recursos humanos
Se o seu condomínio não optou por terceirizar seus serviços, avalie a possibilidade de criar um departamento responsável pelo gerenciamento de pessoal. É ele que realizará o recrutamento, a admissão, o treinamento, a compensação e o eventual desligamento do funcionário.
É o setor de recursos humanos que acompanha e alinha o perfil do seu colaborador à missão que deve ser desempenhada — além de identificar e atender todas as demandas desse trabalhador. Uma atenção indispensável que incentiva o bom andamento das atividades.
5. Treine sua equipe
A educação continuada é uma grande iniciativa. Mantenha seus empregados constantemente atualizados e familiarizados com suas funções. Treinamento é essencial, pois informa e evita ações negligentes, imprudentes ou caracterizada por falta de habilidade.
É comum que empresas que oferecem serviços especializados invistam em treinamento. Portanto, não ignore essa orientação. Seus resultados são sempre positivos.
Essas são apenas 5 dicas que você pode adotar para evitar uma ação trabalhista no seu condomínio. São ações preventivas que podem lhe garantir uma vida mais tranquila.
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