Cada um dos componentes de um condomínio deve ser escolhido com cuidado, pois interferem diretamente na mensalidade paga pelos moradores, no dia a dia deles e seus gerentes. Deve-se dar a mesma atenção ao escolher um fornecedor de internet.
Mesmo que o síndico não entenda de tecnologia, é possível obter um conhecimento básico sobre o assunto para tomar a decisão certa. Neste guia, você encontrará qual a importância de escolher um bom fornecedor de internet e o que deve ser observado ao fazê-lo! Confira!
Por que devo tomar cuidado ao escolher um fornecedor de internet?
Você deve conhecer ou ter ouvido falar de fornecedores que não prestam bom serviço de internet, enviam menos velocidade que o contratado ou possuem sinal extremamente fraco. Mesmo com um plano empresarial, poderão ocorrer os problemas citados.
A repercussão de uma internet de má qualidade atinge diretamente o bem-estar dos condôminos do alojamento. Uma conexão lenta e com frequentes quedas gerará uma frustração generalizada entre os moradores, acarretando eventuais problemas de convivência devido à impaciência e estresse com a internet do local.
Foi justamente para evitar os problemas acima que destacamos, a seguir, os 4 pontos essenciais que devem ser observados ao contratar um fornecedor de internet, confira:
1. Velocidade da banda
A velocidade definirá o quão rápido será o carregamento de páginas, imagens, vídeos e suas qualidades. Caso a velocidade seja baixa, os vídeos serão sempre de baixa qualidade ou poderão até mesmo demorar longos prazos para serem trabalhados.
Existe a velocidade de download que define a agilidade na recepção de informações, e de upload, que trata do envio de dados. Os planos oferecidos pelo fornecedor são expostos em Mbps (megabit por segundo), comumente conhecido por “megas”, quanto maior for o número em megas, mais veloz e potente será a conexão.
2. Taxa de adesão
É necessário ter atenção às taxas extras de instalação e adesão. Alguns fornecedores oferecem planos baratos, porém com instalação extremamente cara ou cobram por aluguel do modem (aparelho que recebe sinal da empresa fornecedora). Não deixe que essas cobranças passem despercebidas.
3. Tipos de planos
As fornecedoras de internet apresentarão várias formas de fornecer o serviço. Entenda as modalidades de mais comuns de serem oferecidas pelas empresas:
Rádio
A internet é enviada ao consumidor através de sinais de rádio, transmitidos a partir de uma antena central. Este é um meio ultrapassado e deve ser evitado pelo contratante.
Cabo convencional
Este foi o método mais popular durante anos, liga-se um cabo da rua até o imóvel, o fio conecta-se a um modem e este liga-se a um roteador para transmitir sinal Wi-fi. Essa modalidade de sinal supre várias necessidades, porém é comum que se perca o sinal em dias de chuva.
Fibra Ótica
Esse é o tipo mais moderno de distribuição de internet. Esse método possibilita um sinal com maior velocidade e qualidade, além disso, as perdas de sinais são mais raras. Porém essa tecnologia ainda não está disponível em todos os lugares e a instalação pode ser cara.
4. Atendimento
Pesquisar sobre a qualidade de atendimento é essencial antes de contratar uma empresa fornecedora. Procure saber sobre a opinião de clientes sobre o suporte da companhia. Caso você tenha problemas na internet, um atendimento de qualidade poderá resolver rapidamente todos os contratempos sem muitas dores de cabeça.
Perceba que ter um bom fornecedor de internet é também essencial para manter uma boa qualidade de vida no condomínio. Com o conhecimento adquirido neste guia, você estará muito seguro ao escolher a empresa prestadora desse serviço. Basta seguir as dicas que trazemos acima para fazer a decisão certa!
Comente neste post o que achou deste artigo! Não deixe de deixar sua opinião, uma dúvida ou um feedback!
Deixe um comentário