O que avaliar antes de contratar um serviço de vigilância para condomínios?

O serviço de vigilância para condomínios é o elemento primordial para prevenir danos a qualquer copropriedade, seja residencial ou comercial. Seu objetivo principal é evitar a ocorrência de crimes como assaltos, furtos e invasão no estabelecimento. Porém, também possui outras utilidades, como identificar responsáveis por atos de vandalismo, fiscalizar a observância das regras condominiais, entre outras vantagens.

A proteção aqui não trata somente dos danos materiais, como também visa a preservação do bem-estar dos condôminos. Todos os moderadores poderão relaxar e viver sem preocupações dentro do estabelecimento, pois sabem que sua integridade física está bem protegida.

Porém, para obter os benefícios citados, faz-se necessário contratar um serviço de vigilância competente. Confira a seguir 4 questões para avaliar antes de fechar negócio com uma empresa do ramo!

Legalidade da empresa

Apesar de ainda não existir uma lei que trate especificamente sobre serviços de vigilância, há vários dispositivos normativos que devem ser obedecidos pela empresa prestadora. Entre as exigências legais estão diversos documentos que são de emissão obrigatória, confira alguns deles:

Certificado de Segurança

Concedido pela Polícia Federal, confirma que a empresa possui condições técnicas mínimas para prestar o serviço de vigilância.

Autorização de Funcionamento

Emitida pelo Ministério da Justiça, concede permissão para que a companhia exerça suas atividades.

Revisão da Autorização de Funcionamento

Esse documento é emitido anualmente pela Polícia Federal, permitindo que a empresa continue operando no segmento de vigilância.

Carteira Nacional de Vigilante

Concedido aos profissionais após conclusão do curso de formação de vigilantes, esse documento demonstra que o indivíduo recebeu o devido treinamento e está apto para aquele trabalho.

É importante saber que é perfeitamente legal que os vigilantes façam uso de armas de fogo, mas somente dentro dos muros do condomínio privado. Portanto, certifique-se que os documentos citados também concedem autorização para o uso armas.

Referências sobre a empresa

Antes de contratar o serviço, é necessário confirmar a qualidade dos serviços prestados. Para isso, os responsáveis devem realizar uma pesquisa pelo histórico da companhia.

Converse com os clientes previamente atendidos pela empresa e questione sobre o profissionalismo dos funcionários, o serviço de atendimento e suporte providenciado. Após obter as respostas, dê preferência às prestadoras que sempre atenderam prontamente às necessidades de seus clientes.

Plano de segurança documentado

Um projeto de segurança completamente documentado consiste em um plano que, detalhadamente, especifica quais serão os locais de instalação dos equipamentos eletrônicos, prazos para manutenção dos mesmos e que define um programa de vigilância integral.

Todo o projeto deve ser personalizado para o estabelecimento, com a quantidade de recursos e serviços adequados às necessidades e poder aquisitivo do condomínio. Com a análise da estratégia adotada, os gestores saberão como a empresa contratada será capaz de prover a segurança prometida.

Condições e estrutura da companhia

Analisar a estrutura da companhia em si, é essencial para garantir que o serviço seja fielmente cumprido. Avalie a excelência dos envolvidos na vigilância, eles devem ser profissionais treinados especificamente para cumprir a tarefa que foram designados, como também se sabem manusear corretamente os aparelhos eletrônicos instalados no local.

Além disso, verifique se os processos adotados pela contratada são eficazes e pouco burocráticos, pois em situações de emergências, quanto mais rápido for a resposta da companhia, menores serão os danos causados ao condomínio.

Perceba que para saber qual prestadora fornecerá o melhor serviço de vigilância para condomínios, deve-se checar qual será capaz de prover suas atividades de forma ágil, eficaz, confiável e profissional. Caso a empresa contratada possua todos os atributos citados, os condôminos poderão dormir tranquilamente sabendo que estão muito bem protegidos.

Decidiu contratar uma terceirizada especializada na vigilância de condomínios? Então baixe gratuitamente nosso ebook Guia Básico da Terceirização e entenda como funciona a terceirização!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo