Procedimentos regulares e programados de conservação são essenciais para a preservação e eficácia da destinação da edificação. Impedem o aparecimento de vários problemas e os danos inesperados, permitindo previsão segura de gastos periódicos. Esse procedimento chama-se manutenção predial preventiva.
Os trabalhos de manutenção preventiva consistem em inspeções e verificações que, apesar de aparentemente simples, podem evitar altos custos de reforma. Em outros casos, serviços de limpeza corretos, com produtos e equipamentos adequados, aumentam seguramente a vida de sistemas e acabamentos.
Ficou interessado? Continue lendo o post e saiba quais são os serviços essenciais de manutenção predial!
Faça limpeza da caixa de gordura e passagem
O processo deve ser realizado semestralmente em casas, e trimestralmente em prédios, podendo ser feito por empresas especializadas ou com a técnica de bactérias que “comem” a gordura. Essas bactérias são comercializadas em formato de farelo seco embalado em potes plásticos e encontrado em lojas especializadas.
É importante destacar que os resíduos que restarem não devem ser eliminados na rede de água outra vez — como no vaso sanitário. Isso pode acarretar oclusão do sistema.
Realize limpeza de cisternas e caixa d’água
A limpeza de caixas d’água e cisterna deve ser realizada periodicamente, com muita responsabilidade, pois esse cuidado é capaz de manter a qualidade da água fornecida pelas concessionárias, para que a saúde dos moradores e demais usuários do imóvel seja preservada.
Algumas das ações são a utilização da escovação mecânica ou hidrojateamento de baixa, média ou alta pressão. Em seguida, é feita a desbacterização com a aplicação de soluções bactericidas. Após a conclusão da limpeza de caixa d’água ou do reservatório de água, são realizados testes para emissão do certificado de qualidade, garantindo que a água armazenada estará 100% pura.
Limpe as calhas na manutenção predial
A conservação adequada das calhas do telhado é primordial para prevenir problemas relevantes em longo prazo, pois são elas que possibilitam coletar a água da chuva e evitar que a sujeira possa concentrar-se no telhado.
As calhas podem evitar que haja umidade no interior da casa. Podemos seguir uma sequência de propostas para que os canais estejam sempre em perfeitas condições:
limpe pelo menos duas vezes por ano;
evite que fiquem entupidas com as folhas que caem das árvores;
use uma mangueira para remover qualquer resíduo que possa haver, usando um jato de água mais fino para limpar os restos mais agarrados;
coloque uma rede em cima da calha, evitando possíveis obstruções.
Execute manutenção das instalações hidráulicas e elétricas
A hidráulica é uma parte importante na estrutura da construção e precisa estar em pleno funcionamento para que todos os cômodos sejam abastecidos. As canalizações podem ser diferenciadas conforme a demanda de água e do gênero de líquido que percorre pela tubulação.
Já por meio da instalação elétrica será possível abastecer todo o prédio com energia, de forma coordenada organizada e segura. Sabemos que essa instalação precisa ser feita de forma cuidadosa, qualquer desleixo ou fiação mal ligada pode gerar uma descarga elétrica e causar um incêndio.
Assim como em certos sistemas e equipamentos em que a segurança e o funcionamento precisos são essenciais, os serviços de inspeção e vistorias programados devem ser realizados independentemente de um defeito não estar aparente.
Gostou de aprender mais sobre a manutenção predial? Aproveite e baixe o e-book que ensina como elaborar um bom roteiro de limpeza em condomínios.
Deixe um comentário