Contratar ou terceirizar funcionários de limpeza? O que é melhor?

Uma dúvida recorrente dos administradores de prédios e condomínios em se tratando da equipe de funcionários de limpeza, é ao que seria mais vantajoso: contratar ou terceirizar. Não há uma resposta certa para essa questão, uma vez que cada opção apresenta as suas vantagens. Sendo assim é necessário avaliar quais são as mais atraentes para o seu caso.

No post de hoje, apresentamos as principais vantagens de se contratar ou terceirizar funcionários de limpeza para ajudá-lo nessa decisão. Confira!

Vantagens de contratar

1. Melhor remuneração dos funcionários

Uma vez que não há intermediários entre a gestão do prédio e o funcionário, abre-se a possibilidade de pagar salários mais altos ou incorporar benefícios que motivem a equipe a permanecer no trabalho, diminuindo a rotatividade.

2. Maior integração da equipe

Como os funcionários serão fixos, eles trabalharão juntos durante anos, o que fortalecerá sua integração. Além disso, os condôminos também se habituarão aos funcionários de limpeza, ficando mais confortáveis com a sua presença. 

3. Maior relevância do treinamento interno

Por se habituarem à rotina do prédio e às suas especificidades, os funcionários de limpeza contratados também atenderão às suas determinações de forma mais personalizada. 

Vantagens de terceirizar

1. Maior especialização dos funcionários

A principal vantagem em se terceirizar trabalho é a garantia de profissionais especializados, uma vez que eles terão sido selecionados e treinados previamente pela empresa que prestará o serviço ao seu prédio ou estabelecimento.

Ainda que ocorra de um funcionário inexperiente ser enviado para sua equipe, a sua substituição por um mais capacitado será muito mais simples.

2. Menor burocracia na contratação

Na terceirização, o contrato acontece entre a gestão do prédio/estabelecimento e a empresa que executa o serviço. Desse modo, não são necessários contratos individuais para cada funcionário da equipe de limpeza, pois os contratos desses funcionários são traçados com a empresa terceirizadora.

Com essa centralização, você precisará se preocupar em cumprir uma quantidade muito menor de obrigações enquanto contratante. Também estará livre de organizar e arcar com treinamento e uniformes.

3. Não há flutuação no tamanho da equipe

No caso de licenças ou férias de funcionários da equipe de limpeza, acontece a substituição automática por outro funcionário por parte da empresa terceirizadora sem custos adicionais a gestão do prédio.

O mesmo acontece no caso de demissões. Além de você não precisar se preocupar com as rescisões de contrato, também não precisará se preocupar em recompor a equipe.

Afinal, contratar ou terceirizar?

Como mostramos, os dois modos de formar equipes de limpeza apresentam diferentes vantagens. Se o que você busca é uma equipe fixa, mais integrada entre si, com o seu prédio/estabelecimento e com as pessoas que moram ou trabalham nele, talvez contratar seja a melhor opção.

Se, por outro lado, você está buscando a garantia de um trabalho de qualidade e ainda economizar tempo com as burocracias dos contratos de carteira assinada, é a terceirização que você procura.

Esperamos que o post de hoje tenha ajudado na decisão de contratar ou terceirizar os funcionários de limpeza do seu condomínio. Se você deseja saber mais sobre o assunto, dê uma olhada no nosso material sobre gerenciamento de equipes terceirizadas.

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