Como gerenciar uma equipe terceirizada: um guia para otimizar seus resultados

A terceirização de mão de obra é um recurso à disposição das empresas que desejam ser mais competitivas no mercado. E o sucesso da organização depende do bom desempenho de todos da equipe, seja ela terceirizada ou não. Nesse sentido, gerenciar um time de forma eficaz é o desafio do gestor que deseja otimizar resultados.

É preciso ter em mente que as pessoas precisam ser motivadas para executar, com eficiência, suas tarefas. Por isso, para aumentar os resultados de uma equipe terceirizada é importante ficar atento a algumas questões.

Sendo assim, preparamos este guia com dicas de como gerenciar uma equipe terceirizada e otimizar seus resultados. Confira!

Contrate uma boa empresa

Existem muitas empresas especializadas na contratação de mão de obra terceirizada no mercado, e é fundamental pesquisar a reputação delas antes de fechar um contrato. Procure informações com outras empresas que já contrataram esse tipo de serviço e verifique os certificados de qualidade, referências, certidões, e procure saber sobre a situação financeira da futura contratada.

Após definir a melhor prestadora, peça o relatório mensal dos comprovantes dos encargos e tributos para assegurar a idoneidade da operação, conforme a legislação. Dessa forma, você se certifica de que os funcionários terceirizados estarão recebendo todos os seus direitos trabalhistas.

Lembre-se de que, nem sempre, o menor preço é o diferencial a ser levado em conta. Contratando uma empresa que ofereça serviços de qualidade e confiabilidade, você evita muita dor de cabeça no futuro.

Defina metas

Estabeleça metas para que as equipes terceirizadas conheçam os objetivos e as expectativas da empresa. Assim, as metas macro devem ser desdobrados em desafios individuais e coletivos, de forma que todo o time possa compreender claramente o que deve ser feito.

Para acompanhar o trabalho dos colaboradores, também é essencial contar com indicadores de desempenho para mensurar os resultados, bem como identificar e eliminar falhas, perceber atrasos e perdas em qualidade. Com essas estatísticas, é possível agir com rapidez e corrigir desvios.

Valorize os méritos dos colaboradores

É importante reconhecer o comprometimento, a dedicação e as conquistas dos funcionários, além de valorizar o talento e a competência de cada um. Quando for o caso, elogie para favorecer a motivação e também a construção de relações em que todos ganham, estabelecendo, assim, vínculos de confiança e um bom ambiente para todos trabalharem.

Aposte na comunicação

Assim como os efetivos, a equipe terceirizada também sente a necessidade de uma comunicação eficiente, em que a empresa transmite as informações necessárias para o bom andamento das atividades — informando, inclusive, fatos relevantes para o negócio, e garantindo uma gestão transparente.

Portanto, quando os indicadores mostram problemas nos resultados das equipes terceirizadas, é necessário avaliar como os trabalhos estão sendo direcionados. O alto desempenho depende muito de uma boa comunicação interna. Por isso, é preciso orientar, compartilhar informações, direcionar esforços, esclarecer dúvidas, ouvir sempre e colaborar para a solução de questões.

Cabe ao líder ser também um comunicador competente, sabendo atingir a mente e o coração dos seus liderados para conseguir o melhor que a equipe pode oferecer.

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