Administração de condomínio: 4 dicas para deixar tudo em ordem
Apesar da crença de todos os outros moradores, ser síndico não é uma tarefa nada simples — só quem já foi para saber! Provavelmente, você sente que a remuneração pela atividade jamais fará jus ao tanto de trabalho prestado. Além disso, você já deve ter uma vida profissional para cuidar e, muitas vezes, ela é prejudicada para você se dedicar à gestão do condomínio, não é?
É normal que você queira otimizar a administração de condomínio para gastar menos tempo com as diversas demandas que surgem no dia a dia. Então, para iniciar uma revolução na gestão do seu condomínio, você terá que resolver todas as pendências! Mas, como fazer isso?
Neste post, daremos 4 dicas para ajudar você a deixar tudo em ordem na administração de condomínio. Confira!
Defina suas prioridades
O que você deseja mudar ou manter no seu condomínio? Quer instituir um rodízio de vagas de garagem? Estabelecer uma tabela de multas? Aumentar as taxas para utilização do salão de festas? Contratar uma empresa terceirizada?
No momento de implementar as mudanças, é essencial que você saiba quais são suas prioridades, pois, caso haja polêmicas entre os moradores, você poderá abrir mão de modificações menos importantes, a fim de convencê-los a respeito das mais importantes.
Tome decisões colegiadas
Aqui vai uma dica preciosa: jamais tome decisões de impacto sozinho! Por exemplo, por mais benéfico financeiramente que seja terceirizar um serviço, grande parte dos moradores pode ter afeto pelo empregado demitido. Então, nem pense em tomar essa decisão sem antes consultá-los em uma assembleia de condomínio.
A assembleia de condomínio é um direito previsto em lei! Então, se você quer poupar tempo e energia, utilize-a com frequência. Caso contrário, você terá que lidar com moradores reclamando e convocando, à força, as tais reuniões.
Organize seu setor administrativo
Geralmente, os síndicos são pessoas com pouquíssima experiência gerencial, que assumiram a missão porque ninguém mais no condomínio quis. Sendo assim, é bom perceber quais são as dificuldades e os desafios da administração.
Então, utilize as diversas ferramentas disponíveis para organizar as finanças: livro de registro de fluxo de caixa, de contas e de ponto. Para simplificar mais ainda, é possível utilizar diversos aplicativos de controle financeiro voltados para condomínios. Assim, você terá ferramentas únicas e específicas para atender às suas necessidades. Esses aplicativos podem te ajudar a:
Redigir atas e circulares para registrar tudo o que acontece no condomínio.
Emitir boletos bancários das taxas condominiais.
Registar o ponto dos funcionários.
Oferecer ferramentas de gestão de finanças.
Terceirize todas as atividades possíveis
A terceirização pode enfrentar certa resistência inicial, pois você terá que demitir funcionários antigos e introduzir “estranhos” dentro do condomínio. No entanto, essa resistência passará rapidamente, pois os moradores verão a taxa de condomínio diminuir e a qualidade do serviço crescer. Os benefícios são:
Portaria: mais segurança,em função da contratação de profissionais treinados.
Manutenção: seu condomínio vai contar com profissionais que são especialistas em limpeza de áreas comuns, de vidraças, etc.
Administração: é possível, também, contratar zeladores para diminuir as tarefas que ficam sob sua responsabilidade.
Apesar de não ser fácil lidar com a administração de condomínio, felizmente, hoje em dia, muitas empresas perceberam a necessidade de soluções voltadas para síndicos. Portanto, você pode deixar tudo em ordem: basta ter disposição e as ferramentas necessárias para controlar a situação!
Quer mais dicas para organizar a sua gestão? Baixe agora nosso ebook Guia definitivo para administrar melhor seu condomínio!