Como integrar equipes terceirizadas com os colaboradores da empresa

A integração de equipes terceirizadas e colaboradores, se implementada, fará o negócio obter excelentes resultados. Normalmente, as equipes atuam de forma autônoma, mas isso em nenhum momento significa que elas não devam ser integradas. A ideia é construir o entendimento de que todos devem trabalhar em torno de um objetivo comum.

Além de melhorar o clima organizacional, a integração de equipes também auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Se deseja entender melhor como integrar equipes, confira a seguir as principais etapas que separamos para você!

Saber qual setor será terceirizado

Existem muitas atividades que podem ser delegadas a uma empresa terceira. O intuito é permitir que a contratante trabalhe com maior foco naquilo que ela se propõe a entregar aos seus clientes. Logo, cabe aos gerentes identificar quais setores podem ser terceirizados, visando, em seguida, procurar no mercado um serviço terceirizado capaz de atender às necessidades do negócio.

Criar rotinas que estimulam o trabalho colaborativo

A integração de equipes vai além de tornar os profissionais mais colaborativos. Isso significa que é preciso estabelecer rotinas e fluxos de trabalho, de modo que sejam seguidos por funcionários internos e terceirizados. Dessa forma, a empresa incorrerá também em menos ineficiência, dada a definição de tais fluxos operacionais.

Elaborar um manual

A documentação também é primordial na integração de equipes. Na prática, o manual servirá de referência aos funcionários, sempre que estiverem em dúvida sobre como proceder em certas situações. Neste documento, deve-se especificar:

  • Quais os objetivos do trabalho colaborativo;
  • Como o trabalho será realizado;
  • Quais ferramentas serão adotadas.

Realizar treinamentos

Pode acontecer de alguns funcionários precisarem de treinamentos voltados à integração de equipes. Mesmo com um manual, o intuito de treinar é tornar esse pessoal apto a executar os processos com eficiência e colaboração, principalmente se houver alterações em suas rotinas convencionais de trabalho.

Motivar os profissionais

A motivação contínua dos profissionais é o que vai assegurar a efetividade da integração de equipes. Junto ao manual e aos treinamentos, o ato de motivar aumentará no funcionário a sensação de pertencimento ao negócio. Dito isso, algumas atitudes que podem auxiliar são:

  • Valorizar sempre que os funcionários fizerem o trabalho corretamente;
  • Se comunicar com clareza, evitando ambiguidades. Isso vale principalmente em relação às metas que o negócio deseja alcançar;
  • Dar boas condições de trabalho a essas pessoas. Na prática, isso envolve, entre outras coisas, organização, limpeza e ferramentas adequadas.

Dar feedbacks

A importância do feedback consiste em apontar os pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados. Portanto, os funcionários sempre devem ter esse retorno, pois caso contrário, algumas falhas podem se perpetuar no negócio, diminuindo a efetividade da integração de equipes.

Qual a importância de ser efetivo na integração de equipes?

O trabalho se torna mais colaborativo e integrado quando as pessoas se colocam no lugar das outras. Isso é justamente o conceito de empatia, sendo que, à medida que ela é incentivada nas rotinas do negócio, os resultados tendem a ser visíveis. Da mesma forma, a humanização é outro ponto crucial nesse processo, visto que ela vai além da colaboração, promovendo também o respeito e a valorização pessoal do próximo.

A integração de equipes terceirizadas ajuda o ambiente empresarial a ser mais humanizado, proporcionando maior fluidez ao trabalho. Dessa forma, todos os envolvidos só têm a ganhar, o que aumenta as chances de o negócio se desenvolver e se tornar uma referência no mercado.

O que achou do artigo? Deixe aqui o seu comentário, pois estamos ansiosos para saber sua opinião sobre o tema!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo