Novas tendências tecnológicas para Facilities
Por conta da transformação digital, muitas empresas passaram por melhorias em seu cotidiano. Esse processo já começou na área de facilities e promete trazer grandes transformações, sobretudo por meio de novas tecnologias para a realização das tarefas e integração de equipes.
Ao contar com ferramentas inovadoras, instalações modernas e recursos que são melhor utilizados, o tempo de realização de cada atividade é encurtado, tornando a equipe mais eficiente e melhorando a sua rotina de trabalho. Se você quer saber como a implementação de novas tecnologias pode tornar o setor de facilities mais dinâmico e competitivo, continue a leitura e confira!
Quais são as principais tendências tecnológicas na área de facilities?
Conhecer as principais tendências tecnológicas na área de facilities e saber como são aplicadas na gestão da empresa é essencial. Pensando nisso, separamos as principais que podem ser utilizadas. Confira!
1. Internet das Coisas (IoT)
A internet das coisas é uma das principais tendências que podem ajudar a melhorar a gestão de facilities. Por meio dela, é possível gerar conectividade entre ambientes e ganhar eficiência. Assim, sensores, termostatos e outros itens trabalham de forma integrada com o auxílio da internet.
Com isso, é possível melhorar a qualidade e a segurança de diversos locais da empresa, reduzindo tanto riscos quanto custos. Isso melhora os resultados da organização e também as circunstâncias para manter a saúde dos colaboradores em dia.
Portanto, adotar soluções com o uso da IoT pode ser uma ótima saída para otimizar a gestão de facilities do seu negócio.
2. Edifícios inteligentes
Assim como existem dispositivos e veículos inteligentes, os edifícios também estão entrando nessa tendência. Com o uso da tecnologia, é possível melhorar a gestão de locais com um fluxo constante de pessoas e garantir melhora na qualidade do ambiente.
Por exemplo, há a possibilidade de fazer controle automático de luminosidade e temperatura dos locais. Assim, é possível melhorar a segurança dos colaboradores e de todos os indivíduos presentes em um determinado local.
Outra solução muito utilizada são os recursos de portaria remota, nos quais é viável fazer o gerenciamento por meio de telefones conectados a sensores. Assim, ganha-se mais efetividade nesse serviço.
3. Automação
Investir em automação para tarefas repetitivas é uma boa saída. Assim, consegue-se focar em tópicos mais estratégicos para assegurar o bom andamento da gestão de facilities na empresa.
Por exemplo, há diversas soluções que utilizam robôs a fim de facilitar o dia a dia de um trabalhador. É comum ver a tecnologia ser aplicada na área de limpeza, carga e descarga de materiais. Portanto, pode ser uma boa saída para melhorar a gestão de facilities de uma empresa.
4. Big Data
Com um volume de dados crescente, apostar em soluções que auxiliem a coletar e processar informações. Por meio desse tipo de recurso, consegue-se reduzir custos e melhorar a qualidade na gestão de facilities.
Por exemplo, com o Big Data é possível melhorar as previsões sobre os consumidores e demandas do negócio e, dessa forma, aumentar a produtividade e reduzir as despesas que ocorrem de forma sistemática.
Como essas tendências podem ajudar na gestão de facilities?
Por meio de boas soluções a gestão de facilities é otimizada, proporcionando economia de recursos e de tempo no negócio. Assim, é possível focar na parte estratégica da sua organização visando melhorar os resultados e alavancar a lucratividade.
Além de conhecer as novas tendências da área de facilities e de integração de equipes, optar pela terceirização desses serviços pode ser uma boa saída para aproveitar todos os recursos disponíveis. Nesse sentido, a Solution Services é uma ótima parceira para o seu negócio, pois, dispõe de um departamento de tecnologia e inovação pronto para encontrar soluções inteligentes visando a otimização de recursos e dinheiro para a sua empresa.
Quer conhecer mais sobre os serviços Solutions Services? Então, entre em contato conosco agora mesmo!