Gestão de condomínio: o que você não pode esquecer?

Uma gestão de condomínio eficiente depende de um olhar atento sobre vários fatores. Contar com uma empresa terceirizada pode ser a solução para aperfeiçoar os aspectos práticos da organização do condomínio, reduzir custos e ter a certeza de que todas as áreas estão sendo monitoradas para o perfeito funcionamento do ambiente.

Entre as principais preocupações que merecem a atenção dos gestores de um condomínio, selecionamos, neste post, as mais urgentes. Confira!

Checagem do gás

Todos já ouviram falar em vazamentos de gás em condomínios. Eles colocam seriamente em risco a vida dos condôminos, mas podem ser evitados.

Para evitar esses problemas que podem gerar explosões e danos graves à estrutura predial, é importante que a central de gás e todos os ramais sejam inspecionados de tempos em tempos.

A central de gás deve ser inspecionada anualmente, e os ramais, a cada três anos (pelo menos). Durante a inspeção — por uma equipe técnica especializada —, deve ser solicitado um laudo final e também o chamado ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

No caso de ser percebido um vazamento de gás em algum ramal ou uma mudança brusca nos valores da conta de gás, é hora de adiantar a análise técnica.

Elevadores em dia

Os elevadores são bens que também precisam de checagem e de manutenção periódica por pessoal autorizado. Assim, pode-se solicitar o RIA (Relatório de Inspeção Anual) e garantir a segurança dos condôminos de forma integral.

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) também tem validade nesses casos, e serve de segurança ao gestor do condomínio sobre o estado real de uso em que se encontram os elevadores.

Aval do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros precisa averiguar se as medidas corretas estão sendo tomadas para prevenir incêndios em intervalos de dois a três anos, e de acordo com o espaço físico. A emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) será concedido se requisitos atualizados pela lei estiverem sendo seguidos pelo condomínio, dentro dos padrões técnicos.

Na vistoria, serão verificados os extintores (que precisam estar dentro do prazo de validade), as mangueiras, as placas de sinalização, os alarmes, dentre outros. Tudo deve estar em bom estado de conservação, e as substituições necessárias devem ser feitas para a concessão do AVCB.

Sistema elétrico protegido

Quanto ao sistema elétrico, o ideal é a inspeção semestral, que inclua todos os aspectos da eletricidade do condomínio. Sistemas de aterramento falhos, mau contato e outras possíveis situações incomuns na rede elétrica devem ser comunicadas à equipe técnica especializada para que sejam realizados os reparos e a geração do comprovante de serviço.

Segurança do local

Um aspecto fundamental em tempos de violência urbana é a segurança dos condôminos, para que eles possam transitar dentro e fora das unidades do condomínio de forma tranquila. Dessa forma, é importante contar com um serviço de terceirização de pessoal habilitado ao trabalho em controle de acesso e recepção, o que garante um ambiente seguro 24 horas por dia.

Contar com uma empresa que possua experiência na gestão da segurança em ambientes condominiais pode fazer a diferença contra a violência crescente — além de deixar os gestores livres para cuidarem de outros aspectos da vida em condomínio.

Gostou das nossas dicas sobre gestão de condomínio? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo