4 erros de terceirização de serviços que sua empresa deve evitar!
A terceirização de serviços é uma prática que vem aumentando no país pelas diversas vantagens geradas às empresas. A redução de custos e o foco na atividade fim são alguns desses benefícios. Entretanto, é preciso ficar atento ao contratar um serviço terceirizado para evitar dores de cabeça no futuro.
No artigo de hoje, selecionamos os 4 erros mais comuns que ocorrem quando empresas contratam terceirizadas, bem como maneiras de evitá-los. Confira!
Falta de pesquisa sobre a empresa prestadora de serviços
Talvez esse seja o erro mais recorrente e grave cometido pelas empresas. É comum as pessoas pesquisarem quando compram um produto. Preço, qualidade, custo-benefício e atendimento da loja são fatores determinantes para que a compra seja realizada.
Quando o assunto é terceirização, a pesquisa deve ser cuidadosa, não somente sobre os aspectos acima. O contratante do serviço deve atentar-se às seguintes perguntas:
A empresa prestadora de serviços está em dia com as obrigações trabalhistas e previdenciárias dos funcionários?
Caso a prestadora esteja irregular com o que deve aos seus funcionários, sua empresa pode ter grandes prejuízos em uma eventual ação trabalhista. Isso porque, se a terceirizada não paga esses direitos, sua empresa será a responsável por todos os débitos.
A empresa que prestará os serviços cumpre as exigências do Ministério do Trabalho sobre normas de segurança e saúde dos trabalhadores?
Assim como na situação acima, caso a prestadora de serviços não cumpra essas exigências, a instituição responsável por pagar indenizações aos funcionários na justiça será a sua.
Falta de detalhamento do contrato
Como diz o velho ditado: o combinado não sai caro. Ao contratar uma prestadora de serviços, a empresa deve pormenorizar todos os pontos do contrato. O acordo deve ser vantajoso para todas as partes: contratante, contratada e para os funcionários prestadores do serviço.
Caso o contrato beneficie mais uma parte do que as outras, pode resultar na má qualidade dos serviços, na insatisfação dos funcionários e em prejuízos à contratante. Por isso, exija que sejam colocados, nos mínimos detalhes do contrato, os seguintes termos: tipo de serviço prestado, qualidade, tempo de execução e cláusulas de rescisão.
Falta de gerenciamento dos serviços contratados
Nos serviços terceirizados, é proibido por lei que a tomadora de serviços dê ordens diretas aos empregados da terceirizada, assim como é vedado que ela supervisione diretamente seus serviços e controle questões como o cumprimento de horário e frequência desses trabalhadores. É a contratada a responsável pela supervisão dos empregados e pela execução dos serviços.
Devido a essas restrições, muitas vezes as empresas contratantes têm problemas ao gerenciar os serviços contratados. Para evitar esse impasse, no início do contrato de terceirização, crie metas e avalie a execução de cada etapa. Dessa forma, os próprios terceirizados vão entender melhor em que tipo de processo de trabalho estão inseridos. Além disso, investir na integração de funcionários terceirizados e efetivos pode criar um clima amistoso no ambiente de trabalho e aumentar a produtividade da empresa.
Falta de comunicação com a prestadora dos serviços
A falta de comunicação com a contratada é uma falha que pode refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados.
O diálogo deve ser aberto e constante, já que é de responsabilidade do contratante observar o andamento dos trabalhos, a eficiência e o cumprimento de prazos, conforme estabelecido no contrato. Entretanto, como dito, isso não pode representar ordens diretas aos empregados da prestadora de serviços.
A terceirização de serviços é uma tendência da sociedade moderna, uma vez que otimiza as atividades da empresa, fazendo com que ela concentre seus esforços no que realmente importa: sua atividade fim. Fique atento aos detalhes que comentamos no post de hoje e dificilmente você terá problemas com a terceirização na sua empresa.
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