5 razões para manter a limpeza no ambiente de trabalho
A limpeza no ambiente de trabalho traz grandes benefícios para a sua empresa, pois é um fator que reflete não só na saúde dos colaboradores, mas também no próprio desenvolvimento da empresa.
Segunda uma pesquisa realizada pela Green Building Association (USGB), a limpeza tem mais influência na saúde e no comportamento do pessoal do que se imagina — e isso, não apenas em relação ao nosso ambiente pessoal, mas se estende também ao âmbito corporativo. Por isso, confira a seguir cinco razões para manter a limpeza no ambiente de trabalho!
Aumento da produtividade
Dados apontam que fábricas que são limpas de maneira adequada chegam a apresentar uma melhora de até 40% em sua produtividade. Nos escritórios, o aumento da produtividade oscila entre 2% e 16%. Até mesmo o setor de vendas é afetado pela limpeza do ambiente — você sabia que um supermercado com boa limpeza e higiene pode ter até 7% a mais de vendas por m²? Impressionante, não é mesmo?
Diminuição do número de faltas de funcionários
Pode até parecer que uma coisa não tem nada a ver com outra, mas boa parte da melhora do desempenho de uma empresa pode estar relacionada ao fato de o local estar devidamente limpo e higienizado.
Uma pessoa adulta tende a não comparecer ao trabalho cerca de quatro dias por ano devido a problemas respiratórios — mas um ambiente adequadamente limpo apresenta menos riscos à saúde e, assim, esse índice de faltas tende a diminuir.
Diminuição dos riscos à exposição de germes e bactérias
Mesmo que nós não possamos enxergá-los, os germes e as bactérias estão sempre por aí, podendo transmitir várias doenças. Por isso, é fundamental manter uma higiene adequada no ambiente corporativo. Em escritórios, por exemplo, o ideal é que as pessoas evitem e, se possível, jamais se alimentem no local de trabalho — os restos de comida são um dos maiores responsáveis pela propagação de germes e, além disso, atraem insetos indesejáveis, podendo causar várias doenças para todo mundo no escritório.
É preciso, também, tentar não acumular lixo nas mesas e mantê-las sempre limpas e organizadas. Use produtos específicos para a higienização de computadores, teclados e de toda a superfície em que os funcionários trabalham e tem contato. Essas atitudes fazem uma diferença enorme quando se trata da saúde dos funcionários!
Redução do risco de contaminação dos produtos
Quando trabalhamos com a produção de produtos que podem ser inutilizados quando contaminados, é fundamental que o ambiente mantenha uma limpeza e condições adequadas de higiene.
Empresas do setor alimentício, por exemplo, precisam obedecer a condições de higiene na produção e no armazenamento para que os produtos não se estraguem — a empresa tem muito a perder se esses produtos se não estiverem em perfeitas condições.
Já em empresas do setor agro, é fundamental ter atenção à limpeza e higiene para cuidar da saúde não só dos funcionários, mas também dos animais e das plantas — que podem ser contaminados e transmitir doenças aos consumidores.
Transmissão de uma boa impressão ao cliente
Imagine que você vai a um supermercado e, chegando lá, encontra os produtos empoeirados e as prateleiras sujas — você não sentirá vontade de comprar nem de voltar lá, não é mesmo?
Uma boa limpeza do ambiente é fundamental para transmitir uma boa imagem ao cliente. Isso não vale apenas para supermercados ou empresas do setor alimentício, onde a higiene é indispensável, mas para qualquer empresa — desde o escritório até o piso de fábrica. É importantíssimo que os ambientes estejam sempre limpos e organizados, para que os clientes que visitarem o local sentirem confiança na empresa.
E na sua empresa, você dá a devida atenção à limpeza do local? Gostou das nossas informações sobre o assunto? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e repasse-a para que todos compreendam a importância da limpeza no ambiente de trabalho!