Conheça 7 mitos da terceirização de serviços

Falar em terceirização de serviços ainda gera, para muitos, diversas dúvidas em relação à qualidade de mão de obra. Porém, basta ver que o número de empresas que optam por esse caminho só está aumentando para entender que compensa terceirizar muitos serviços em vez de contratar novos colaboradores.

A verdade é que ainda existem muitos mitos sobre a terceirização de serviços que precisam ser esclarecidos para que você conheça quais são os seus reais benefícios. Veja 7 deles abaixo e entenda as vantagens de contratar mão de obra terceirizada:

1 – Os concursos públicos vão acabar

Isso é um mito e pode ser comprovado pela Constituição. Os concursos estão assegurados. O que pode ocorrer é a mudança da empresa que passa a contratar. Uma dúvida em relação a isso é quanto aos benefícios, que permanecerão os mesmos para o trabalhador, sendo ele terceirizado ou não.

2 – A terceiração pode prejudicar o FGTS e o INSS do trabalhador

Pelo contrário, o FGTS e o INSS precisam ser pagos pela empresa terceirizada ao trabalhador e, para ajudar nesse controle, cabe à empresa contratante verificar se a terceirizada está cumprindo com as suas obrigações legais.

3 – A terceirização de serviços gera desemprego

Na verdade, o que ocorre é que os trabalhadores passarão a ser contratados por outra empresa. É claro que no momento em que um serviço estiver sendo terceirizado, podem ocorrer demissões para contratar uma prestadora de serviços que consiga oferecer o mesmo por um valor menor.

Porém, isso não quer dizer que haverá desemprego, porque a vaga deverá ser ocupada por outra pessoa. Em alguns casos, as terceirizadas se propõem a contratação dos antigos trabalhadores da empresa.

4 – Empregados terceirizados têm menos direitos trabalhistas

Essa é uma inverdade, porque os direitos trabalhistas — como férias, 13º salário, vale transporte, hora extra e outros — são assegurados a todos os trabalhadores, independentemente de serem ou não terceirizados.

Sendo assim, os direitos serão mantidos, não havendo nenhum risco de o trabalhador ser prejudicado.

5 – Qualquer empresa pode oferecer serviços terceirizados

Isso é mentira. Apenas empresas especializadas, e que consigam comprovar isso, podem oferecer esse tipo de serviço. É preciso demonstrar que ela tem capacidade técnica e profissionais qualificados para realizar uma determinada tarefa.

6 – Os trabalhadores correm maior risco de sofrer acidentes de trabalho

Isso também é um mito, porque a responsabilidade sobre esse trabalhador será dobrada. A empresa especializada terá melhores condições de preservar pela segurança e qualidade de vida de seus colaboradores. Já a contratante também deve exercer esse papel, não apenas fiscalizando, mas garantindo condições para que isso ocorra.

7 – A relação com os sindicatos será prejudicada

De maneira alguma. Cada categoria possui um sindicato que a representa e a relação com ele deve ser mantida, para que os trabalhadores tenham os seus direitos garantidos e sejam firmados acordos coletivos.

O que pode ocorrer nesse caso é a mudança do sindicato, porque cada atividade será desenvolvida em uma empresa especializada, que possui uma associação que melhor a representa.

Viu como há muitos mitos sobre a terceirização de serviços? Agora que você já conhece os principais, pode ver como é vantajoso terceirizar muitas atividades!

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então deixe seu comentário para que possamos te ajudar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo