Modernização de elevadores: quando fazer?

Muitas vezes, só nos damos conta de que um elevador precisa de manutenção quando ocorre algum tipo de acidente.

Portas que abrem com o equipamento em movimento, desnível com relação ao pavimento durante as paradas nos andares ou mau contato dos botões são alguns dos problemas mais comuns relacionados com a falta de manutenção do dispositivo. 

No entanto, para garantir a segurança das pessoas que utilizam o serviço o tempo todo, é preciso adotar a modernização de elevadores como rotina no condomínio. 

No texto de hoje vamos mostrar quando realizar essa modernização e dar dicas para tornar esse assunto mais fácil. Afinal, a segurança deve vir em primeiro lugar. Boa leitura!

Como saber a hora certa de fazer a modernização de elevadores?

Embora sejam considerados um dos mais seguros meios de transporte que existem, se não forem bem cuidados os elevadores também podem apresentar problemas. E uma solução, em muitos casos, pode ser a modernização.

Um levantamento do Sindicato das Empresas de Elevadores de São Paulo calcula que entre 60% e 70% dos mais de 500 mil elevadores do país precisam de modernização, mas como saber se chegou a hora de tomar essa atitude?

Em geral, elevadores com cerca de 20 anos de uso costumam apresentar defeitos, como os mencionados no início deste texto. Os especialistas também recomendam ficar atento a sinais, como o aumento da necessidade de realizar manutenções periódicas ou troca de peças, o que indica que o elevador passa a oferecer mais riscos aos seus usuários. 

Por que modernizar o seu elevador? 

Além de acabar de vez com os defeitos e com o risco de algum acidente, há outros motivos para modernizar o equipamento.

Dentre eles podemos destacar a necessidade de melhor desempenho, economia de energia, conforto e segurança para os usuários, redução da necessidade de realização de manutenções periódicas e até mesmo valorização do imóvel, por meio de um dispositivo mais moderno e bonito. 

Além disso, também podemos destacar a questão da acessibilidade. A Lei Federal 10.098, regulamentada pelo Decreto 5.296/2004, determina que ao menos um dos elevadores de um edifício tenha cabine adaptada para permitir o acesso e a devida movimentação de pessoa portadora de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. 

Como modernizar os elevadores?

Modernização total ou parcial

Nem sempre é preciso trocar todo o equipamento. Em muitos casos é permitido fazer a modernização parcial, com troca de alguns elementos estéticos ou tecnológicos, aproveitando parte dos dispositivos que já existem.

Orientação da prestadora 

Antes de descartar a modernização do elevador do seu condomínio, é importante seguir a orientação da empresa que presta serviço e realiza a manutenção periódica do equipamento.

Caso ela apresente elementos que sustentem a necessidade de uma modernização, discuta o assunto com os outros condôminos

Manutenção

Após realizada a modernização de elevadores, exija em contrato que a empresa prestadora de serviços realize uma boa manutenção do equipamento dali em diante. Revisões periódicas e preventivas evitam problemas no futuro. 

Agora que você já sabe das vantagens da modernização de elevadores, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas atividades. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo