Uso de EPI na limpeza: entenda sua importância

Para assegurar a segurança dos funcionários no exercício de suas atividades, a empresa de limpeza deve garantir o uso de EPI na limpeza — que são os equipamentos de segurança individual. São diversas as situações que se sujeitam os trabalhadores: riscos físicos, biológicos, químicos, ergonômicos, entre outros.

Preocupar-se com a saúde de quem realiza esse serviço é tão importante quanto deixar seu ambiente de trabalho limpo. É grande a frequência com que os profissionais da área de limpeza e conservação se expõem a partículas de pó, produtos químicos, detritos e resíduos diversos.

Também existem as questões referentes ao ambiente, como pisos molhados, por exemplo — podendo ocasionar acidentes, com sérios danos à saúde do colaborador. De fato, o uso de EPI na limpeza é muito importante. Por isso, neste post falaremos mais a respeito. Acompanhe!

Impedir a absorção de agentes químicos nocivos

O contato frequente com produtos de limpeza pode ocasionar problemas graves para a pele, como alergias e desgastes. É recomendado o uso das luvas, a fim de proteger a mão dos funcionários do contato direto com ambientes contaminados, como lixeiras e banheiros.

O uso de luvas de raspa — feitas de raspas de couro — é muito importante para recolher sacos de lixo, por exemplo, pois proporcionam uma proteção maior para manusear resíduos que, muitas vezes, contêm materiais cortantes e agentes abrasivos.

Proteger o rosto

O uso de EPI na limpeza é essencial também para manusear produtos químicos, pois eles apresentam cheiros muito fortes, que podem até mesmo causar lesões caso entrem em contato com os olhos. Por esse motivo, embora muitas vezes os riscos sejam ignorados, é essencial que os colaboradores utilizem óculos e máscaras de proteção.

Esses dois equipamentos protegem de odores dos produtos de limpeza, poeiras e outros resíduos que podem desenvolver reações e irritações.

Diminuir as chances de queda

É muito frequente a exposição de colaboradores da limpeza e manutenção a pisos molhados, especialmente durante a lavagem. Esses cenários costumam apresentar riscos de quedas por escorregões, porém o uso de botas de material adequado, como a borracha, pode evitar acidentes.

Além disso, elas podem também proteger o trabalhador de qualquer material contaminante ou cortante que venha a entrar em contato por acidente. Os sapatos de segurança são de uso obrigatório e também estão presentes no kit de EPIs dos profissionais de limpeza e manutenção.

É importante ressaltar que, dependendo do tipo de ambiente, é necessário utilizar sapatos com proteção extra, como a biqueira de aço ou PVC. Já em situações de limpeza com água, é preciso o uso de uma bota de borracha — que é impermeável e tem um solado antiderrapante.

Como vimos neste post, o uso de EPI na limpeza é de suma importância para garantir a segurança dos seus colaboradores. Lembrando que em uma limpeza terceirizada de empresa de qualidade, o uso desses itens é garantido. Logo, não é preciso se preocupar com essa parte ao contratar o serviço.

Agora que você sabe como é importante o uso de EPI na limpeza, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo