Experiência do paciente – Afinal, o que pode prejudicá-la em uma clínica?

paciente sendo atendido

Sabemos que é importante a qualidade das consultas, que são de responsabilidade dos médicos. Mas, há diversas questões relacionadas à experiência do paciente em uma clínica. Elas dizem respeito à gestão da facility. Isso significa que o retorno dos pacientes e o sucesso da clínica dependem também da manutenção de um ambiente de alto padrão.

Nesse sentido, atendimentos confusos e demorados podem causar má impressão. Bem como ambientes sujos ou desorganizados diminuem a confiança dos pacientes na clínica. Isso faz eles não quererem retornar — principalmente se puderem encontrar médicos da mesma especialidade em outras clínicas próximas.

Pensando nisso, listamos a seguir os aspectos que mais impactam negativamente na experiência dos pacientes em uma clínica. Quer saber mais sobre o assunto? Confira!

Recepção desorganizada impacta a experiência do paciente

Além de dar uma péssima impressão visualmente, uma recepção desorganizada aumenta o tempo necessário na execução dos processos dos recepcionistas. E também a probabilidade de ocorrência de erros na realização dos agendamentos ou ao responder as perguntas dos pacientes.

Vale a pena lembrar que uma recepção organizada de verdade precisa levar em conta não só os aspectos físicos. É importante pensar nos aspectos digitais. Afinal, se a clínica não contar com um sistema informatizado eficiente, é muito provável que os pacientes sejam afetados pelos mesmos problemas.

Atendimento lento

Por mais confortável que seja a sua clínica, ninguém quer ficar horas na sala de espera para ser atendido. A rapidez no atendimento depende de diferentes fatores, alguns dos quais estejam fora do seu controle. Porém, é preciso estar atento para fazer a sua parte.

Sendo assim, a recepção precisa ser capaz de realizar e recuperar cadastros rapidamente, informar previsões precisas de tempo de espera, agendar procedimentos de forma ágil e também de se comunicar com os médicos com facilidade para saber estimar melhor a quantidade de pacientes que ainda pode ser atendida de acordo com o horário.

Falta de limpeza

Seja qual for o tipo de serviço que uma facility ofereça, a higiene é sempre muito importante. No entanto, em alguns ambientes esse critério é avaliado de maneira ainda mais criteriosa e as clínicas são um bom exemplo. Como é um ambiente associado à saúde e muitos dos frequentadores estão doentes, às vezes até de doenças contagiosas, manter a limpeza da clínica é fundamental para inspirar confiança.

Desse modo, é muito importante garantir uma limpeza impecável, desde as salas de espera até os locais onde ocorrem procedimentos cirúrgicos, cada um desses espaços com as suas especificidades na higienização. Para isso, é muito importante planejar uma rotina de limpeza eficiente, coordenada com as demais atividades da clínica.

Para evitar esses três problemas, é fundamental contar com uma equipe preparada e que a sua gestão seja capaz de orientar seu trabalho de forma inteligente. Garantindo isso, você será capaz e oferecer o alto padrão que os pacientes exigirão da sua clínica.

Quer conhecer mais dicas para melhorar a experiência do paciente com uma gestão de facilities mais eficiente? Então, curta nossa página no Facebook para conhecer nossos conteúdos.

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