5 dicas para manter o seu condomínio seguro
Atualmente, há grupos criminosos que têm se especializado em crimes contra o patrimônio de condomínios. Eles adotam práticas altamente específicas: sabem o melhor horário para a abordagem, como intimidar os seguranças das portarias, como manter as famílias reféns sem gerar nenhuma atenção policial, etc.
Por essas e por outras, a segurança do edifício deve ser uma prioridade, pois evitará assaltos e demais transtornos. Afinal, você sabe que é praticamente inútil que o condomínio tenha os mais belos jardins e as melhores instalações de lazer se as famílias não se sentem seguras, não é mesmo?
Para ajudar você, no post de hoje, apresentamos as cinco principais estratégias para manter seu condomínio seguro. Quer conhecê-las? Então, continue a leitura!
Estabeleça processos rígidos para entrada
Frequentemente, vemos porteiros que são muito flexíveis em relação à entrada de visitantes. Basta alguém dizer que não está conseguindo falar com “fulano” e eles autorizam a entrada.
Outra cena muito comum ocorre quando alguém interfona para um condômino dizendo que precisa falar com um vizinho deste, que não atende o interfone. De boa-fé, o morador abre o portão, comprometendo a segurança de todos.
Por isso, protocolos rígidos e invioláveis devem ser estabelecidos — e, caso sejam descumpridos, a penalidade poderá ser a demissão do funcionário ou uma multa ao morador que permitiu a entrada de um desconhecido.
Tenha cuidado com a garagem
Outro ponto de entrada muito comum são as garagens dos condomínios. Os bandidos irão entrar sorrateiramente enquanto você guarda o carro — ou, pior, irão te abordar no momento em que você faz a abertura manual do portão.
Por isso, os portões mais seguros são os eletrônicos — mas mesmo esses ainda deixam muitas brechas na segurança. Então, caso o orçamento do seu condomínio permita, dedique um segurança exclusivamente para essa área!
Esteja atento às entregas
O ideal é que entregadores jamais entre em seu condomínio. Por exemplo, caso algum condômino tenha pedido um gás, o certo é que ele deixe o produto na portaria e que o próprio zelador do prédio o busque e instale. Quando se trata da entrega de produtos e encomendas, o morador deve descer e receber o pacote pessoalmente — ou, então, o porteiro pode atender o entregador.
Isso impede que bandidos disfarçados de prestadores de serviço entrem em seu condomínio. Obviamente, a regra não pode ser aplicada em todos os casos, mas é bom colocá-la em prática sempre que possível.
Crie protocolos de emergência
No caso de algum procedimento infelizmente falhar, vocês deverão estar prontos para tomar medidas urgentes — como, por exemplo, acionar sistemas de alarme conectados à rede policial, para que os demais vizinhos sejam alertados sobre falhas na segurança até que a força policial chegue ao condomínio.
É importante, também, organizar treinamentos de segurança, para que os moradores e funcionários do condomínio conheçam protocolos que evitarão, por exemplo, que alguém reaja aos bandidos.
Terceirize o serviço de segurança
Esta é a forma mais eficaz de aprimorar a segurança de um prédio: terceirizar o serviço de segurança. Dessa forma, você receberá uma constante atualização dos protocolos de segurança — tudo preparado por uma empresa especializa, que realmente entende do assunto.
Além disso, a empresa terceirizada oferece a instalação de alarmes, a integração da segurança interna do condomínio com a empresa contratada, possibilidades ilimitadas para ampliação da rede de segurança, e redução nos custos de contratação de seguranças adicionais.
Com os riscos por aí, descuidar da segurança do condomínio é um erro fatal! Para manter seu condomínio seguro, entre em contato conosco e conheça nossos serviços. A segurança é um assunto de altíssima prioridade, que não deve ser deixado para depois!