O que é a terceirização de serviços?

A terceirização de serviços surgiu no mundo globalizado como alternativa facilitadora para as empresas, que podem focar seus esforços em suas atividades fim, obtendo melhores resultados.

Neste post, vamos mostrar a você o que é a terceirização e quais são as vantagens que ela traz para as facilites, sendo responsável pela execução de tarefas que demandam tempo e energia.

O que é terceirização?

Trata-se da contratação de serviços de mão de obra específica por meio de empresa intermediária entre o contratante ou tomador e o trabalhador. Há, desse modo, uma relação de emprego entre esse intermediador e o profissional, porém o benefício do trabalho é para o tomador.

Hoje, muitas empresas optam pela contratação de mão de obra terceirizada por não precisarem ter vínculo empregatício com os profissionais, reduzindo assim os custos e também as obrigações legais trabalhistas com esse funcionário.

Quais serviços podem ser terceirizados?

Hoje, pela legislação brasileira, nem todos os serviços podem ser terceirizados. Todas as áreas da empresa que são definidas como atividades meio, ou seja, aquelas que não se caracterizam como atividade principal da empresa, podem ser terceirizadas.

Podemos citar como exemplos os serviços de alimentação, de limpeza, de segurança, de manutenção predial e industrial, de assistência médica, recepção e secretaria, telefonia, transporte e frota de veículos, entre outros.

Quando a terceirização é ilegal

É importante ressaltar que a terceirização é ilegal nos casos em que está ligada diretamente à atividade fim da empresa, aquela que consta no contrato social. Por isso, as empresas precisam atentar para os serviços que não estão ligados com os negócios produtivos e que, de certo modo, demandam um gasto muito grande de tempo e energia para supervisão e acompanhamento do trabalho, que pode ser focado em atividades mais estratégicas.

Entenda os benefícios da terceirização de serviços

Um dos principais objetivos da terceirização é a transferência da responsabilidade jurídica e de planejamento de trabalho para uma empresa específica. Isso acontece porque a intermediária ficará responsável pelo acompanhamento do trabalho e pela capacitação profissional.

Outro motivo muito vantajoso para as empresas é a redução de custos com colaboradores, já que os gastos com direitos trabalhistas, segurança de trabalho e outras questões envolvendo pessoal passam para a responsabilidade da empresa intermediária.

Além dos benefícios que citamos, a terceirização da mão de obra contribui com a redução dos índices de desemprego, já que aumenta a abrangência e a oferta de vagas no mercado de trabalho.

A terceirização possibilita, também, que os gestores foquem seus esforços no desempenho e execução de tarefas mais estratégicas para a empresa, deixando pequenos serviços que demandem tempo e gasto de energia para os terceirizados, que ofertam serviços de qualidade.

Atualmente, a terceirização de serviços é vista como importante aliado das grandes empresas, mas também de facilites que possuem sob sua responsabilidade muitos serviços agregados, sendo necessário tempo para execução e controle de tudo. Por isso, a vantagem tanto financeira quanto técnica consegue potencializar ainda mais os esforços no desempenho do trabalho dos gestores.

Se gostou deste post, comente abaixo.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo