5 passos para a redução de custos nas empresas

Quando os custos estão muito elevados, a lucratividade da empresa fica comprometida e o risco também é maior, visto que passa a ser necessário garantir um faturamento alto para poder cobrir todos os gastos. Por isso, é sempre importante identificar oportunidades de redução de custos e colocar as ações em prática.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo, abordando alguns aspectos que podem ajudar nessa missão. Para saber quais são eles, continue a leitura!

1) Automação de processos

A realização de atividades manuais torna os processos mais demorados, prejudica a fluidez das informações e ainda as torna mais suscetíveis a erros. Quando a automação é realizada, por meio do investimento em tecnologia, todos esses problemas são resolvidos, garantindo mais produtividade e eficiência.

Eficiência quer dizer obter os resultados esperados, gastando a menor quantidade de recursos necessária. Ou seja, menos tempo, mão de obra e materiais, por exemplo. Com isso, a redução de custos se torna possível.

2) Terceirização de serviços

A terceirização de serviços permite que algumas atividades seja realizada por outra empresa, especializada no ramo. Além de descentralizar processos que não têm relação com o resultado final, é possível obter a redução de custos por meio da eliminação de gastos com a troca de colaboradores e com encargos trabalhistas, por exemplo — que passam a ser responsabilidade da empresa contratada.

3) Renegociação com fornecedores

A renegociação com fornecedores permite pleitear preços e condições de pagamento mais favoráveis. Isso é ainda mais importante quando há débitos em aberto, aumentando o risco de inadimplência. Assim, é possível diminuir as taxas de juros.

Por outro lado, também vale a pena tentar negociar os preços antigos, mesmo quando o volume de compras for menor do que o usual.

4) Aprimoramento da gestão de estoque

Os estoques são necessários para suprir as demandas dos clientes. Porém, é preciso ter o cuidado de evitar os excessos, pois eles elevam os custos operacionais e ainda aumentam o risco de perdas e avarias, por exemplo.

Sendo assim, o ideal é acompanhar o tempo médio de permanência de cada item dentro do armazém e fazer uma previsão de demanda — com base no histórico de vendas do mesmo período — para que as aquisições de novos produtos seja feita de forma mais coerente com a realidade.

5) Redução de custos por meio das melhorias contínuas

Ainda existem muitas empresas que possuem a cultura do “mas isso sempre foi feito dessa forma!”. Mesmo que seja um processo que funcione bem na prática, sempre há oportunidades de melhorias, que podem, inclusive, ajudar na redução de custos. Logo, vale a pena revisar os métodos de trabalho, identificar as falhas, eliminar os problemas e encontrar pontos que podem ser melhorados.

Como você pode ver, existem diversos meios de alcançar a redução de custos em uma empresa. Entretanto, é preciso ter em mente que a conscientização e a colaboração de toda a equipe é necessária — pois, sem isso, dificilmente as soluções adotadas terão algum efeito.

Gostou das nossas dicas para a redução de custos na empresa? Então aproveite para saber também como a contratação de serviços terceirizados ajuda na gestão da sua empresa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo