6 vantagens da terceirização de portaria em condomínios

Para garantir a segurança de um prédio ou condomínio, o serviço de portaria é essencial. Afinal, essa é a melhor e mais eficaz maneira de manter um controle sobre quem entra e sai do local.

Entretanto, nem sempre a pessoa que está ali é a mais capacitada para prestar esse importante serviço. Assim, cada vez mais empresas e síndicos optam pela terceirização de portaria em condomínios e prédios, tanto residenciais quanto corporativos.

Contudo, por que isso acontece? Quais são as vantagens de investir na terceirização em vez de contratar um funcionário para prestar esse serviço? É o que esclarecemos no post de hoje.

A seguir, conheça as principais vantagens de terceirizar o serviço de portaria e saiba por que essa pode ser a melhor opção para seu condomínio.

As 6 Vantagens da terceirização da portaria

1. Garantia de eficiência

Por mais que você exija referências e experiência, nem sempre os candidatos a uma vaga de porteiro são satisfatórios ou apresentam uma qualificação adequada. Assim, é difícil saber se a pessoa colocada na portaria realmente tem as características e o conhecimento necessários para manter a segurança de todo o prédio ou condomínio.

Essa dúvida é eliminada com a terceirização de portaria. Escolhendo essa alternativa, você terá à disposição os profissionais que já foram devidamente treinados, com todo o amparo de uma empresa especialista por trás.

2. Mais segurança

Verifique com a organização terceirizada quais são as qualificações e treinamentos oferecidos para os porteiros da equipe. Com a garantia de ter funcionários treinados e preparados para lidar com as situações que podem surgir na entrada de um edifício, você fica mais tranquilo sabendo que seu porteiro foi devidamente orientado pela empresa especializada.

Assim, seu condomínio aproveita todos os benefícios de contar com uma empresa com muito mais experiência na área do que você — ou seja, que pode oferecer segurança com conhecimento e autoridade no assunto.

3. Menos burocracia e preocupações

Um pedido inesperado de demissão, faltas por motivos pessoais, imprevistos ou doença: nessas e em outras situações você deve dar um jeito de encontrar um substituto para seu porteiro. Entretanto, em se tratando de um funcionário, isso nem sempre é possível.

Já com a terceirização de portaria, todas as questões de gestão de pessoal ficam a cargo da empresa contratada. Se seu porteiro usual não pode comparecer por qualquer motivo, é responsabilidade da empresa enviar outro profissional — que também tem as devidas qualificações e já conhece os procedimentos da portaria.

4. Redução de custos

A redução de burocracia também resulta em menos gastos para o seu edifício ou condomínio. Afinal, você deverá pagar apenas o valor acordado com a empresa, sem precisar lidar com 13º salário, férias, seleção de funcionários, treinamentos, licença-maternidade, uniformes, horas extras etc. Tudo isso será gerenciado — e pago — pela empresa.

Como bem sabemos, contratar um novo funcionário é um processo caro, assim como demiti-lo. Ao contratar uma empresa especializada e terceirizar a portaria, você só precisa esperar que o funcionário selecionado se apresente no edifício ou condomínio.

5. Prevenção contra problemas trabalhistas

Como os funcionários não terão um vínculo trabalhista direto com o condomínio, quaisquer reclamações ou problemas recairão sobre a empresa especializada, e não sobre você.

Entretanto, é imprescindível verificar a reputação e a experiência da empresa contratada. Afinal, apesar de ser ela a principal responsável pelos porteiros, o condomínio pode ser considerado corresponsável em certos casos, por ser o contratante do serviço.

Portanto, certifique-se de que a empresa paga os salários de seus funcionários em dia e cumpre os direitos trabalhistas. Para isso, procure referências sobre ela na internet e em outros prédios e condomínios da região que utilizem seus serviços.

6. Otimização do tempo

Sem precisar se preocupar com a gestão pessoal referente à portaria, e com a certeza de que o prédio ou condomínio encontra-se seguro e devidamente vigiado, você poderá se dedicar integralmente a questões que realmente demandam seu tempo e atenção.

Isso tem como consequência mais produtividade, pois você poderá ter um tempo extra que é precioso para cuidar de outros aspectos da gestãode seu negócio.

Os 4 aspectos mais importantes na hora de escolher a empresa

É importante ter atenção redobrada no momento de decidir qual empresa terceirizada contratar. Analisar com cautela antes de fechar o contrato de prestação de serviços evita despesas e problemas desnecessários, inclusive legais. Confira a seguir alguns pontos que você deve avaliar antes de contratar uma terceirizada.

1. O tempo de experiência no ramo

Empresas com poucos anos de atividade, em geral, ainda não têm muitas experiências comprovadas ou mesmo uma boa lista de referências. Isso torna complexa a verificação da sua credibilidade. Dessa forma, o mais indicado é sempre buscar instituições com mais tempo de atuação no mercado.

Isso permite verificar se ela será capaz de ofertar profissionais devidamente treinados e aptos para o serviço. A nível empresarial, também traz mais segurança para a contratante no momento de assinar o contrato de prestação de serviços.

2. Como a terceirizada lida com faltas de funcionários

Naturalmente, espera-se que os prestadores de serviço tenham assiduidade exemplar, não sendo o ideal que eles faltem ao trabalho. No entanto, o gestor deve ter em mente que esse tipo de coisa pode acontecer e deve estar preparado para tais imprevistos. Logo, é importante observar qual a política da empresa terceirizada em relação a isso.

No caso da terceirização de portaria, por exemplo, uma falta seria bastante problemática. Assim, a empresa contratante deve verificar se a terceirizada tem plantonistas para cobrir faltas. É importante ressaltar também que, mesmo oferecendo funcionários para repor aqueles faltosos, caso essas omissões sejam frequentes, talvez a decisão mais acertada seja rescindir o contrato.

3. As certificações de qualidade da empresa

As certificações de qualidade são uma espécie de reconhecimento de que os processos internos de uma empresa têm os mais altos padrões. Contratar uma terceirizada detentora de certificações de qualidade traz muitos benefícios para a organização, o maior deles é a certeza de bons resultados.

Além disso, as boas práticas trazem a padronização dos processos inclusive para os funcionários. Nesse sentido, os terceirizados adotarão práticas eficientes e seguras para o trabalho, como o uso de EPIs.

4. A concessão de benefícios trabalhistas

De acordo com a legislação vigente, embora os funcionários terceirizados não sejam tidos como funcionários da empresa contratante, ela responde subsidiariamente por eventuais falhas da terceirizada. Nessa situação, a contratante poderá ter que se responsabilizar, arcando com os custos.

O mais indicado é que a empresa contratante verifique se a terceirizada paga aos seus funcionários no mínimo o piso salarial da categoria e fiscalize constantemente se esses pagamentos estão sendo feitos de fato. Além disso, é mais indicado contratar instituições que paguem outros benefícios para seus funcionários, tais como cestas básicas e bônus por metas.

A terceirização de portaria é uma excelente forma de diminuir custos ao mesmo tempo em que garante que haja pessoal bem treinado. Levar em consideração os pontos citados antes de escolher a empresa terceirizada permitirá que o gestor não tenha preocupações, focando seus esforços no core business de seu condomínio comercial.

Agora que você tem uma visão mais ampla sobre a terceirização de portaria e algumas das principais medidas de segurança a se tomar antes de contratar uma empresa terceirizada, entre em contato conosco e confira os nossos serviços!

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