Quando é melhor optar pela terceirização de serviços?

A terceirização de serviços é uma opção comum, sempre usada de forma pontual para as empresas, com foco em trabalhos específicos, que fujam do escopo de atuação do negócio em questão. São vários os fatores que podem influenciar essa decisão.

Questões como custo, disponibilidade de pessoal preparado e a necessidade de um trabalho bem-feito, sem que isso se torne um problema, são alguns dos motivos pelos quais pode ser interessante terceirizar.

Tem dúvidas sobre o assunto? O post a seguir vai sanar todas elas, mostrando quando é o melhor momento de contratar uma empresa para terceirizar serviços. Veja!

O custo-benefício pode ser um fator decisivo

O primeiro fator a ser analisado — e que costuma ser decisivo para contratar serviços terceirizados — é o custo-benefício. É comum a empresa não ter mão de obra especializada ou algum funcionário disponível para exercer determinada função, e contratar alguém sairia mais caro.

Nesses casos, pode ser uma excelente opção contar com os serviços de uma empresa terceirizada, que prestaria o serviço com menores encargos e custos com salários e outros benefícios. É sempre importante analisar o custo-benefício para, assim, decidir se optar por terceirizar é o melhor.

As vantagens podem ser muito atraentes

A opção de terceirização de serviços apresenta uma série de vantagens atraentes, que fazem toda a diferença na hora de tomar decisões. Seja de caráter financeiro ou logístico, optar por esse recurso é aproveitar todos eles durante a prestação de serviços de uma empresa especializada.

Menos burocracias

A contratação de novos colaboradores envolve uma série de burocracias, que têm custos e necessitam de investimento de tempo e de trabalho em alguns setores, especialmente o do departamento pessoal. Na terceirização, isso é bastante reduzido, facilitando o processo.

Certeza de especialistas

Nem todas as funções poderão ser exercidas pelos colaboradores que já estão na empresa. Delegar a eles obrigações que não são do seu escopo pode ser um risco à qualidade do serviço. Contar com uma empresa terceirizada é ter a certeza de contar com especialistas para realizar o trabalho pretendido.

Menos custos operacionais

Contar com um colaborador gera muito mais custos do que se possa imaginar. O salário não é o único investimento. Há também encargos trabalhistas, além de outros benefícios básicos que a maioria das empresas oferece. Contando com um serviço terceirizado, a empresa não arca com esses custos.

Evitar investimentos altos

Ao contratar uma empresa para determinado serviço, uma das principais vantagens é não ter que fazer investimentos, como materiais de trabalho, equipamentos e outros custos, para que as funções sejam realizadas. Os gastos são todos do prestador do serviço, deixando o acordo financeiramente interessante.

A contratação requer cuidados básicos

A terceirização de serviços está determinada de forma específica na legislação trabalhista, possuindo algumas restrições fundamentais, que devem ser observadas com todo cuidado. Uma das principais está relacionada à atuação, que deve se limitar apenas a algumas funções.

Outro ponto que merece atenção especial é em relação ao contrato entre as partes. É importante que a empresa defina, de forma transparente e detalhada, quais serão todas as responsabilidades da prestadora de serviços terceirizados, evitado problemas na parceria.

É fundamental considerar todos esses pontos antes de optar pela terceirização de serviços. Eles são fundamentais para que a melhor escolha seja feita pela empresa.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e confira um e-book sobre como gerenciar de forma eficiente uma equipe de funcionários terceirizados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo