Contratar mão de obra para um condomínio é um ato que deve ser realizado com muita cautela, pois o administrador estará escolhendo os encarregados pela segurança, limpeza e manutenção dos equipamentos da copropriedade. Empregar funcionários problemáticos pode gerar transtornos e estresse contínuos a todos os moradores.
Porém, trabalhadores competentes, honestos e compromissados garantirão o bom funcionamento do estabelecimento e bem-estar da comunidade. Identificar os colaboradores ideais não é uma tarefa fácil, mas, neste artigo, você encontrará 5 dicas fundamentais para montar uma equipe de serviços condominiais exemplar! Confira!
1. Definir o perfil dos candidatos
Primeiramente, será necessário que você elabore uma lista com requisitos mínimos a serem preenchidos pelos candidatos de cada cargo, pois diferentes funções requerem virtudes diversas. Alguns exemplos de exigências curriculares para alguns ofícios são os que listaremos abaixo.
Pessoal da limpeza:
- conhecimento prévio dos materiais e produtos de limpeza;
- saber como manuseá-los;
- experiência com rotina de limpeza.
Porteiros:
- boa comunicação;
- experiência com serviços de segurança;
- pontualidade;
- espírito de liderança.
Zeladores:
- conhecimento sobre o funcionamento de instalações hidráulicas e elétricas;
- experiência com gestão de pessoas;
- noção sobre regras de segurança e condominiais.
Administrador:
- formação em administração ou experiência na área;
- responsabilidade;
- pontualidade;
- excelente português;
- conhecimentos básicos de informática e digitação.
2. Pedir referências
Você pode solicitar referências de bons funcionários aos moradores ou síndicos de outros condomínios, haverá menos riscos ao contratar pessoas já conhecidas pela confiabilidade e qualidade na prestação de serviço.
Porém, lembre-se de não confiar cegamente nas recomendações, preze sempre pelo candidato mais qualificado que se oferecer, pois opiniões são subjetivas, a qualidade do serviço pode ser satisfatória para quem o recomendou, mas pode não atender às necessidades específicas do seu condomínio.
3. Verificar toda a documentação
Ao receber os candidatos que preencham as condições impostas, solicite cópias de documentos que contenham dados básicos do indivíduo, como o CPF, RPG, comprovante de residência e requisite o preenchimento de uma ficha com informações do pai, mãe, data e local de nascimento.
Também é excepcionalmente importante exigir, periodicamente, a entrega de documentos que comprovem a confiabilidade e moralidade do concorrente perante os órgãos públicos, esses papéis são:
- atestado de antecedentes criminais;
- certidão negativa de cartório de protestos;
- certidão negativa da Justiça do Trabalho;
- certidão negativa do distribuidor forense (justiça cível e penal).
4. Preparar uma entrevista de contratação
Uma pessoa não pode ser avaliada somente a partir de papéis, você também deve chamar os candidatos para uma entrevista pessoal. A finalidade dos encontros não serão avaliar a aparência da pessoa, mas realizar diversas perguntas sobre seu emprego passado, como a idade que começou a trabalhar, a razão por ter saído do último emprego, etc.
Com a entrevista, também será possível estudar seu comportamento, pois caso o indivíduo aja de forma desrespeitosa, você saberá que ele não será uma pessoa capaz de conviver em harmonia com os condôminos e demais funcionários. Além disso, caso ele chegue atrasado sem uma justificação plausível, pode-se esperar que ele não terá pontualidade na sua jornada de trabalho.
5. Terceirizar os serviços condominiais
O processo seletivo para escolher funcionários possui várias etapas, requer a leitura de vários documentos e o agendamento de numerosas entrevistas. É possível pular toda essa burocracia com uma solução simples: terceirizar os serviços condominiais. Há empresas especializadas na área que disponibilizam, por um valor acessível e sem complicações, profissionais experts em suas funções.
Além disso, há menos riscos trabalhistas, retirará um grande peso das costas do gestor, permitindo que ele foque em suas demais atividades administrativas e todos os condôminos terão a certeza de que os terceirizados são confiáveis e competentes para o trabalho.
Após a leitura deste artigo, você terá muito mais firmeza ao contratar mão de obra para o condomínio, pois sabe exatamente o que exigir dos promissores candidatos, como conferir a idoneidade e o que considerar em uma entrevista. Porém como o procedimento requer muito tempo e dedicação, você pode optar pela simples e segura terceirização do serviço.
Que tal saber mais sobre o assunto? Confira aqui as 5 principais vantagens de terceirizar os serviços condominiais!
Deixe um comentário