Terceirização de serviços de limpeza: o que analisar ao contratar?

A terceirização de serviços de limpeza é o meio mais vantajoso para manter sua empresa ou condomínio sempre limpos, pois em comparação à contratação direta, a atividade terceirizada é mais econômica, eficaz, segura, de fácil controle e, principalmente, de qualidade.

Porém, você sabe como identificar uma terceirizadora confiável, segura e capaz de atender às suas necessidades? Acompanhe a leitura desta publicação e confira o que é preciso analisar em uma empresa antes de fechar contrato!

Busque boas referências

Peça referências de empresas parceiras, normalmente elas nomearão terceirizadas de qualidade e fornecerão informações sobre suas experiências com terceirizadoras. Também procure opiniões de antigos clientes, elas tendem a ser mais transparentes e imparciais. Acesse grupos de redes sociais sobre o tema e pergunte sobre a qualidade do serviço da empresa.

Analise a experiência da empresa

A experiência de mercado é um dos principais fatores que devem ser considerados antes de fechar contrato. Quanto maior o número de trabalhos realizados pela empresa, mais preparada ela estará para lhe atender. Uma companhia experiente terá enfrentado mais desafios, saberá quais os problemas mais comuns no serviço e como superá-los, e ainda conhecerá as necessidades de cada perfil de cliente.

Confira a qualidade dos materiais e equipamentos

Analisar a qualidade dos recursos utilizados pela companhia também é essencial, pois somente com os produtos certos será possível realizar a melhor higienização do ambiente. O uso de materiais indevidos ou de má qualidade podem danificar a superfície do piso ou de objetos, causando prejuízo ao estabelecimento.

Solicite uma relação das marcas e quantidade de utensílios fornecidos aos funcionários. Se você entende do assunto, faça uma análise da lista entregue. Verifique, também, se os recursos possibilitam o uso econômico de água, energia elétrica e produtos, isso evita despesas desnecessárias.

Outro aspecto importante é identificar se há a exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para as áreas de limpeza e manutenção. Além de serem obrigatórios por lei, esses instrumentos são essenciais para assegurar a saúde do trabalhador.

Pesquise sobre a idoneidade da companhia

Para diminuir as chances de sofrer qualquer consequência jurídica futura, investigue se a empresa sofre muitos processos trabalhistas e detém serviços em compliance — se cumpre com as normas legais e regulamentares sobre o assunto.

Entre os principais documentos que você deve pesquisar ou solicitar estão:

  • certidões negativas de débitos perante os órgãos fiscalizadores;
  • comprovantes de que a companhia efetua o pagamento do vale-transporte e salários dos empregados corretamente;
  • registros de da folha de ponto de seus empregados;
  • comprovante do recolhimento devido do FGTS e contribuições previdenciárias; 
  • recibos do pagamento dos demais encargos trabalhistas.

Verificar tudo isso é fundamental para ter certeza de que a prestação de serviço será sólida e que você não arcará com prejuízos e dores de cabeça futuras.

Verifique a capacitação dos funcionários

Funcionários treinados, experientes e capacitados é um ponto forte da terceirização. Você pode solicitar documentos que comprovem a capacitação técnica dos profissionais que detém cargos mais complexos como supervisores, ou que exigem ensino superior ou curso técnico, como engenheiros.

Quando se escolhe a terceirização de serviços de limpeza de forma correta, esta se torna uma excelente opção para a sua empresa e condomínio. Com o conhecimento adquirido com a leitura desta publicação, você sabe exatamente como se a entidade pode prestar um serviço de limpeza de qualidade!

Que tal agora saber como administrar os terceirizados? Baixe gratuitamente nosso Guia Definitivo para Gerenciar Equipes Terceirizadas!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *