Limpeza de condomínio: como escolher materiais e produtos para a área externa?

limpeza-de-condominio-como-escolher-materiais-e-produtos-para-a-area-externa.jpeg

Limpeza de condomínio é um tema bastante complicado aos síndicos, principalmente quando se trata do ambiente externo do local, pois os produtos e materiais utilizados são bastante diferentes da área interna.

É importante saber que o meio externo do condomínio se resume a tudo que se encontra fora de um ambiente fechado, como sacadas, terraços, piscinas, calçados, garagens, jardins, entre outros ambientes.

Saiba, neste post, como escolher as melhores opções de materiais e produtos para deixar todo o local impecável! Confira!

Verifique as indicações dos fabricantes dos materiais

A melhor forma de saber a finalidade de produto de limpeza é buscando informações com os próprios fabricantes. Eles podem indicar quais são os produtos fabricados especificamente para as áreas externas e quais são para as internas.

É importante realizar essa consulta porque nem sempre estará transcrito na embalagem do produto se aquele material pode ser usado em determinada área de um estabelecimento, se foi criado para limpeza, desinfecção ou apenas para dar brilho ao piso.

Você pode entrar em contato com a empresa por meio de telefone, e-mail, buscar por publicações em seus sites ou em suas páginas em redes sociais.

Providencie materiais de uso profissional

Para que a limpeza seja impecável, é essencial que os funcionários tenham em suas mãos as ferramentas necessárias para isso. Dessa forma, diferente de uma limpeza residencial, você terá que providenciar materiais de uso profissional. Alguns exemplos desses instrumentos são:

  • carro de limpeza;
  • lixeira com rodas e pedal;
  • balde espremedor;
  • placa sinalizadora de piso molhado;
  • mop de algodão profissional;
  • sistema pulse, para fixação o mop;
  • produtos adequados para cada tipo de piso;
  • entre outros que entender necessário.

Use o produto correto para cada ambiente e tipo de piso

Dependendo do ambiente a ser limpo e do material utilizado para construí-lo, será necessário utilizar técnicas e produtos diferenciados. Os químicos inadequados poderão corroer, manchar ou danificar o local e o piso não ficará limpo como deveria. Confira quais são os materiais e produtos ideais para cada ambiente externo do condomínio:

Calçadas

As calçadas são locais públicos e, por essa razão, são construídas com materiais excessivamente resistentes. Se ela for composta de concreto, você pode utilizar vassouras para tirar a terra e após, mangueira de água de alta pressão.

Caso ela seja composta de pedras, é recomendável utilizar um produto conhecido como limpa-pedras. Lembre-se que é um produto muito tóxico, por isso é preferível delegar a execução do ato para um profissional.

Garagens

Aqui é recomendável utilizar desengordurante e removedor, para uma garagem de aproximadamente 50 carros, adquira 500ml para cada limpeza. Caso o piso seja de pedra, pode-se utilizar o limpa-pedras.

Devido ao óleo e borracha que grudam no chão, a limpeza será pesada, por essa razão os utensílios devem ser muito resistentes.

Piscinas

A piscina deve ter um cuidado especial, utilize um limpa-bordas — produto que não altera a química da água — e adquira produtos de cloro e alteradores de pH de qualidade.

Entradas, saídas e escadarias

A limpeza e conservação desses locais é bastante simples, basta que você adquira detergentes neutros e aplique com materiais como vassouras, rodos e mops.

Terraços

Os terraços normalmente são construídos por pisos porosos. Nesse caso, você deve adquirir produtos específicos para eles. Caso o terraço seja construído com pedras, como granito, mármore ou miracema, utilize sabão neutro e cera acrílica para deixar tudo impecável.

Consulte ou contrate profissionais com experiência na área

Percebe-se que é necessário tomar cuidado ao adquirir materiais de limpeza. Aplicar os químicos errados pode causar prejuízos e alguns deles, devido à sua toxicidade, exigem o manuseio por experts.

Por essa razão, o ideal é que você terceirize o serviço e deixe toda essa complicação com profissionais treinados e experientes. Além de evitar erros, você terá a certeza de que a limpeza foi realizada da melhor forma possível.

Este artigo fornece um conhecimento básico bastante sólido sobre limpeza de condomínio, porém, percebe-se que o tema é amplo e exige bastante estudo. Mas, conforme explicado, você pode burlar toda essa burocracia facilmente terceirizando a limpeza!

Que tal agora aprender a elaborar um bom roteiro de limpeza em condomínios? Baixe gratuitamente nosso e-book!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo