A gestão de um condomínio é função elementar para a boa atividade das áreas e a certeza de que o custo acertado na tarifa mensal pelos condôminos se faça aplicar de maneira efetiva. Além do mais, o responsável deve se empenhar com a gerência dos funcionários, firmar pontos jurídicos e providenciar manutenção. Dessa forma, diversos gestores de condomínios optam por administração terceirizada desse serviço.
Para solucionar com maior rapidez as dificuldades que aparecem e apoiar a manutenção preventiva das instalações do condomínio, a adoção da terceirização de serviços acontece como modo de otimizar a administração e possibilitar um ambiente seguro e satisfatório para viver.
Quando uma empresa especializada cuida da administração, o síndico não precisa mais se preocupar com questões burocráticas, como lidar com as finanças e problemas de ordem jurídica e realizar cobranças, por exemplo.
Neste post, citaremos 7 vantagens da administração terceirizada e trazemos dicas sobre o que considerar para contratar uma empresa para prestar esse tipo de serviço. Acompanhe!
Veja alguns benefícios da administração terceirizada
A administração terceirizada oferece diversas vantagens para quem mora em condomínio. A seguir, vamos citar alguns dos principais benefícios de optar por esse tipo de serviço.
1. Redução de gastos
Entre as grandes vantagens de externalizar os serviços está o custo reduzido. À vista disso, se encontra no dever da empresa admitida os custos com salários, férias, auxílio-alimentação, vale-transporte, obrigações trabalhistas e outros encargos.
Para condôminos e síndicos, cabe somente honrar com o valor combinado com a empresa prestadora, o que acaba sendo um custo bem inferior.
2. Despreocupação com a gestão de funcionários
Diversos síndicos chegam a ter dificuldades com funcionários no cotidiano, seja pela falta de interesse em determinadas funções, seja pela execução incompleta de tarefas, ou mesmo pelo descuido — o que coloca os condôminos em situações desgastantes e causa certo incômodo no ambiente residencial.
Para excluir essas questões, licitar uma prestadora serviços de mão de obra se torna a melhor solução. Toda a gestão de funcionários e o rito trabalhista passa a ser de responsabilidade da empresa especializada, que vai precisar empregar novos funcionários para preencher a demanda dos serviços com excelência.
3. Especialização dos profissionais terceirizados
Antes de contratar uma empresa para gerenciar seus serviços — principalmente nos segmentos de asseio e conservação, além de portaria, zeladoria, vigilância e jardinagem —, o administrador deve entender as vantagens que esse tipo de regime de trabalho apresenta. As principais são a garantia de contar com profissionais qualificados em constante atualização e a redução dos custos operacionais.
Por ter em seu core business atividades de apoio, a empresa contratada tem maior capacidade para realizar a gestão de pessoal, ao mesmo tempo em que provê treinamento e gerencia eventuais faltas e atrasos.
Isso pode ser extremamente difícil quando o pessoal é contratado diretamente pelo condomínio, já que seus administradores, via de regra, têm diversos compromissos e atribuições que os impedem de acompanhar in loco o desempenho do pessoal.
4. Funcionários disponíveis em tempo integral
As empresas terceirizadas de serviços de condomínios contam em seu quadro com plantonistas para suprir eventuais faltas, além de folguistas. Quando o condomínio não terceiriza os serviços, esses eventos geram mais gastos com o pagamento de horas extras.
5. Apoio jurídico da empresa de administração terceirizada
A administração de condomínios cada vez mais esbarra em questões jurídicas nos aspectos fiscais, trabalhistas e contratuais. Por esse motivo, as empresas que oferecem serviço terceirizado neste setor apresentam aos síndicos a proposta de inclusão dos serviços jurídicos para que, futuramente, desentendimentos não dificultem questões de ordem jurídica.
6. Gestão de regras internas profissionalizadas
Uma característica comum em condomínio é a presença de regras internas. No entanto, quando o condomínio é administrado pelo síndico-morador, esse processo pode ser complicado, pois por falta de experiência ou conhecimento sobre o assunto, ele pode sentir dificuldades em estabelecer regras claras de conduta para as pessoas que moram no local.
Quando a administração é terceirizada, esse processo fica mais simples, pois a empresa tem conhecimento, inclusive legal, sobre que tipo de regras devem ser estabelecidas dentro do condomínio.
7. Maior transparência na prestação de contas
Apesar de pagamento do condomínio ser uma obrigatoriedade dos moradores, os condôminos têm o direito de saber sobre como está sendo aplicado o dinheiro pago mensalmente. Para um prédio com muitos moradores, prestar contas pode ser um processo complicado, principalmente quando o síndico não tem muita experiência sobre gestão de condomínio.
Uma administração terceirizada de condomínios tem ferramentas que ajudam na gestão, inclusive financeira do prédio. Esse fator contribui para que o controle do dinheiro e a prestação de contas para os condôminos sejam mais claras e precisas.
Saiba como escolher uma empresa para administrar seu condomínio
Embora a administração terceirizada seja benéfica para os condomínios, é preciso saber escolher a empresa correta. Caso contrário, você terá problemas tanto com a qualidade dos serviços quanto com funcionários não capacitados. A seguir, vamos citar alguns pontos que devem ser considerados no momento da escolha.
Tempo de atuação da empresa
O tempo de atuação da empresa no mercado diz muito sobre a qualidade de seus serviços. Isso porque, em um mercado tão competitivo, uma instituição que está ativa há muito tempo certamente é confiável e oferece serviços de qualidade.
Referência de outros clientes
Outra forma de saber sobre a qualidade dos serviços de uma empresa de administração de condomínios é perguntar para clientes antigos e atuais informações sobre ela. Procure saber em quais condomínios a marca atua ou já atuou e converse com os responsáveis sobre os pontos positivos e negativos da companhia.
Como ela lida com a gestão de pessoas
A forma que uma empresa lida com seus funcionários diz muito a seu respeito. Então, antes de escolher a companhia para administrar seu condomínio, avalie como ela faz a gestão de pessoas. Observe se os profissionais são qualificados, se há uma grande rotatividade de funcionários e como é o relacionamento deles com a organização.
Certificações de qualidade da empresa
Empresas sérias e comprometidas estão sempre em busca de certificações que atestem a qualidade de seus serviços. Por isso, na hora de optar por uma administração terceirizada para seu condomínio, analise se ela tem selos e certificações de qualidade, há quanto tempo ela tem esse tipo de reconhecimento e a importância desse reconhecimento no segmento em que atua.
Ao fim de tudo isso, a administração terceirizada de condomínios pode liberar um grande tempo na agenda do síndico para que ele possa se dedicar a outras atividades importantes na gestão do condomínio. A melhor parte é que é possível utilizar esse tempo sabendo que os outros serviços estão sendo executados com qualidade.
Gostou do conteúdo do post? Então, baixe agora o guia definitivo para gerenciar equipes terceirizadas.
Deixe um comentário