Em face das crises hídricas que temos presenciado em diversas partes do país, é cada vez mais urgente uma utilização consciente desse recurso tão fundamental. Nesse sentido, muitas campanhas surgiram para incentivar reduzir o consumo de água de água e desacelerar o esvaziamento dos reservatórios.
Neste post, falamos um pouco sobre a importância de se gastar menos água. Tanto para a sua empresa quanto para o meio ambiente. Trazemos também algumas dicas bastante práticas para utilizar menos água no dia a dia. Confira!
A importância de reduzir o consumo de água
O primeiro motivo que nos causa preocupação no que diz respeito ao desperdício de recursos é o preço que se paga por isso. Em se tratando do desperdício em empresas, o impacto no orçamento é muito grande. Isso porque envolve a soma dos consumos individuais da equipe. Além disso, o que é utilizado no seu processo produtivo ou na prestação dos seus serviços.
O segundo motivo são os impactos ambientais e sociais acarretados por esse desperdício. Quando nos reunimos em grandes cidades, passamos a dividir os recursos naturais dos quais dispomos. Desse modo, o desperdício cometido por uma parcela da população pode resultar na falta desse mesmo recurso para outros cidadãos.
Isso sem falar nas consequências que a falta de água traz para a vegetação e o solo da região: quando as espécies da flora estão em perigo, a perda da vegetação dificulta a retenção da água das chuvas no futuro, gerando secas cada vez mais severas e difíceis de combater.
Por tudo isso é que os processos do dia a dia na sua empresa, como as rotinas de limpeza e a manutenção de piscinas, por exemplo, devem ser planejados de modo a reduzir o consumo de água.
Algumas dicas para economizar água
Trouxemos três dicas que vão ajudar a reduzir o consumo de água na sua empresa, diminuindo os custos com esse recurso e minimizando os impactos socioambientais. Veja só!
Tenha atenção aos vazamentos
Os vazamentos são um fator de desperdício difícil de combater — as próprias distribuidoras de água sofrem com isso. É fundamental zelar pela qualidade da instalação hidráulica do prédio. Para isso, deve-se ter muita atenção, por exemplo, a rachaduras e infiltrações. Também vale checar o estado de equipamentos diversos que utilizam água, como vasos sanitários, pias e bebedouros.
Aumentos súbitos na conta de água também podem indicar o surgimento de um vazamento novo. Então, não ignore esse tipo de sinal e chame um profissional para averiguar.
Reutilize a água para reduzir o consumo de água
Outra boa prática é a reutilização da água. Essa estratégia envolve procedimentos e/ou instalações hidráulicas. Elas permitem o abastecimento de equipamentos ou processos com água utilizada anteriormente. Necessariamente, as últimas atividades são aquelas que necessitam de uma água menos limpa.
É o caso, por exemplo, do armazenamento da água das pias dos banheiros para ser reutilizada na limpeza da área externa do condomínio.
Implemente programas de conscientização
Por último, vale a pena também fazer a conscientização das pessoas que utilizam as instalações da sua empresa em relação ao consumo consciente. Nesse sentido, memorandos e avisos nas paredes dos locais de utilização de água podem ajudar bastante, principalmente se acompanhados da instalação de equipamentos que diminuem o desperdício, como torneiras inteligentes.
Estratégias simples como essas ajudarão a sua empresa a economizar na conta de água — o que abrirá espaço para possíveis investimentos na sua estrutura física — e também proporcionarão um consumo mais consciente, alinhado aos valores atuais de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.
Esperamos que você consiga aplicar algumas das dicas de hoje na sua empresa. Para assim, reduzir o consumo de água. Quer aprender mais sobre esse e outros assuntos relacionados à gestão de recursos em facilities? Então siga nossa página no Facebook para não perder nossos próximos conteúdos.
Deixe um comentário