Como gastar menos material de limpeza no seu escritório

Empresários e colaboradores que trabalham em escritório gostam do ambiente limpo e agradável. Contudo, muitas vezes é gasto um valor bem alto para isso. O que muitos não sabem é que para realizar uma boa faxina não é preciso utilizar uma grande quantidade de material de limpeza e sim saber controlar os produtos, utilizando-os de maneira correta.

Para evitar uma faxina mais profunda e compras de custo elevado, o ideal é realizar uma manutenção diária. Quer saber mais sobre o assunto? Siga conosco na leitura deste artigo!

Qual a importância da redução do uso de material de limpeza?

Os materiais de limpeza tradicionais, em grande parte, mesclam uma diversidade de produtos não biodegradáveis. Sendo assim, ao serem descartados pelo ralo, eles se depositam em cursos d’água contaminando o solo e plantas — colaborando, então, com a destruição do meio ambiente e a redução da qualidade da água.

No entanto, é possível reverter esse quadro utilizando produtos naturais durante a limpeza ou, até mesmo, manuseando os convencionais de maneira correta. Dessa forma, além de colaborar com a preservação do meio ambiente, você ainda evita desperdícios no escritório, fortalecendo, assim, a saúde financeira da companhia.

Nesse sentido, listamos, a seguir, algumas dicas para serem aplicadas no dia a dia do escritório que contribuem com a redução do uso de materiais de limpeza. Confira!

Verifique a qualidade dos produtos adquiridos

Leia o rótulo! É bastante comum que marcas diferentes disponibilizem o mesmo produto no mercado apenas com alterações em sua concentração — alguns produtos são mais diluídos e outros mais condensados.

Isso afeta diretamente nas formas de uso de cada produto, já que os mais condensados podem ser facilmente misturados com água para melhor aproveitamento, o que não ocorre com os diluídos. Portanto, o ideal é realizar tentativas de uso até chegar a uma quantidade mínima eficaz para o seu escritório, já que a medida utilizada para os produtos vai ser diferente. 

Caso não consiga entender as proporções, é possível entrar em contato com a empresa em questão, solicitando mais informações, bem como dicas de uso e melhor aproveitamento do produto.

Armazene corretamente

Para o armazenamento de seus produtos de limpeza, o ideal é ter um armário (preferencialmente com chave). No caso de objetos e ferramentas de limpeza  como as vassouras, espanador, pás e escovas , utilize um suporte preso à parede (ou o próprio armário) e deixe-os pendurados e contados.

Não faça grandes estoques e preste muita atenção à temperatura ambiente. Certifique-se de que não há umidade (que poderá deteriorar as embalagens) e nem calor, já que alguns produtos são inflamáveis.

Otimize o processo de compras

Os produtos de limpeza possuem data de validade longas. Caso identifique promoções durante a compra dos materiais, aproveite a oportunidade. Mas tenha cuidado! Isso não sugere fazer aquisição de qualquer produto apenas por estar com o preço melhor, mas sim comprar o material habitual em uma quantidade maior para aproveitar as boas ofertas.

Conte com funcionários capacitados

Equipamentos e produtos de limpeza dependem do manuseio e dos cuidados adequados para a máxima segurança, eficiência e rendimento na sua utilização. Por isso, os profissionais que cuidam dessa área devem estar devidamente capacitados — a rotina deverá exigir treinamentos constantes e uma estrutura de apoio sempre disponível para manter um alto padrão de higienização.

Em resumo, a utilização do material de limpeza de forma adequada e eficaz garante um ambiente apropriado para um serviço de excelência. Manuseando e adquirindo os itens de forma correta, o escritório terá uma economia financeira considerável, podendo investir o dinheiro economizado em outros setores e expandir os seus negócios. Por isso, é importante contar com profissionais capacitados que possam viabilizar esse processo.

Curtiu essas dicas do post? Se você assinar a nossa newsletter, terá a oportunidade de receber diretamente no seu e-mail outras dicas valiosas como as que você acabou de ler. O que acha da ideia?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo