Afinal, como alcançar a sustentabilidade nas empresas?

afinal-como-alcancar-a-sustentabilidade-nas-empresas.jpeg

Embora ainda não seja uma exigência legal, a sustentabilidade nas empresas tem sido vista por empresários e consumidores como uma boa prática.

Atualmente, os clientes estão cada vez mais conscientes da importância da responsabilidade social e procuram ativamente produtos e serviços de empresas que operem com ética.

Essa responsabilidade social corporativa ocorre quando uma empresa atua de forma sustentável e lida com seus impactos ambientais e sociais. Isso significa que ela considera os direitos humanos, da comunidade, do meio ambiente e da sociedade em que opera.

Por isso, se você procura maior reconhecimento de sua marca, neste artigo conhecerá as principais práticas para tornar seu negócio sustentável. Vamos lá?

Como praticar a sustentabilidade nas empresas?

Se você busca demonstrar que sua empresa é interessada em questões sociais mais amplas, em vez de apenas as margens de lucro, é preciso investir em desenvolvimento sustentável por meio de estratégias de negócio.

A adoção de uma política de responsabilidade social permite que uma organização seja responsável pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, através de comportamentos transparentes e éticos.

Dessa forma, para garantir a sustentabilidade no seu negócio, experimente algumas das práticas abaixo!

Treine os colaboradores

Quando se trata de implementar mudanças sustentáveis na empresa, a comunicação com seus funcionários é fundamental.

Explique o como e o porquê você fará mudanças e forneça ideias sobre os benefícios da introdução de novos processos. Um dos primeiros passos mais importantes quando se trata de adotar essas práticas é a criação de uma cultura sustentável em toda a organização.

Treine seus funcionários a fornecer liderança na direção da sustentabilidade e dê a eles a oportunidade de compartilhar ideias, seja online, por meio de uma caixa de sugestões ou em reuniões da empresa.

Procure fornecedores locais

Ao dar preferência a fornecedores e vendedores locais, você não apenas está apoiando a economia regional, mas também está encolhendo seriamente seu impacto no meio ambiente.

Considere comprar de empresas vizinhas, mesmo que seus produtos sejam um pouco mais caros, porque, ao fazer isso, você reduz a cadeia de suprimentos.

Diminua o uso de recursos naturais

Até mesmo os pequenos passos, como a substituição de documentos físicos pela versão digital, podem ajudar a minimizar a sua pegada de carbono.

Existem várias maneiras pelas quais organizações podem reduzir a quantidade de papel utilizada. Em primeiro lugar, incentive os funcionários a pensar duas vezes antes de imprimir qualquer documento. Se é um e-mail ou um relatório, eles podem visualizá-lo online e não em papel.

Em segundo lugar, ajuste a configuração padrão nas suas impressoras para dobrar a página, para que ambos os lados sejam usados para documentos de rascunho. E, em terceiro, considere a possibilidade de reutilizar o lado não impresso do papel para anotações, sempre que possível.

Antes de fazer a troca em grande escala de processos e práticas, teste várias opções em diferentes locais da sua empresa. Embora a sustentabilidade nas empresas deva ser uma prioridade, nunca prejudique a produtividade nem a segurança no ambiente de trabalho.

Curtiu as dicas de como investir em sustentabilidade nas empresas? Quer receber mais materiais como este? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo