Quando devo treinar a equipe da minha empresa? Confira!

Negócios do ramo do bem-estar e da saúde, como academias e centros de estética, precisam apresentar ao cliente ambientes acolhedores e qualificados. Sendo assim, a sua equipe precisa estar bem treinada tanto em relação ao conhecimento dos serviços oferecidos pela empresa como às boas práticas de atendimento ao cliente.

Pensando nisso, neste post, explicamos a importância de treinar a equipe nesses estabelecimentos e ensinamos como identificar a necessidade de um novo treinamento. Confira!

Bem-estar, saúde e treinamento

Ao montar a sua equipe, você naturalmente escolheu aqueles candidatos que já apresentavam os conhecimentos técnicos necessários, não é mesmo? No entanto, os seus colaboradores também precisam estar por dentro da cultura da empresa, das especifidades das funções a serem desempenhadas, da forma adequada de atender ao cliente etc.

Sendo assim, os treinamentos não precisam sempre ser de ordem técnica. Eles podem ter como objetivo recepcionar e ambientar os novos funcionários, integrando-os à equipe, ou mesmo apresentar um caráter mais motivacional.  Caso a sua empresa tenha optado pela terceirização de serviços, também é de se esperar que os funcionários já conheçam bem as funções que vão desempenhar. No entanto, ainda é necessário que as especificidades do serviço lhes sejam bem comunicadas.

Outro papel importante dos treinamentos é o de garantir que os seus funcionários compreendam com clareza os seus direitos e deveres dentro da empresa. Isso evita atritos desnecessários e quem sabe até ações trabalhistas.

Além de tudo, promover treinamentos sempre que necessários impede que sua equipe se sinta desamparada e se desmotive. Pelo contrário, mostra que a gestão está atenta à boa execução das funções na empresa e disposta a ajudar os demais colaboradores a alcançarem resultados cada vez melhores.

A hora certa de treinar a equipe

O treinamento se relacionada de perto com a mudança. Cada mudança que acontece em uma empresa cria novos cenários que precisam ser explicados à equipe de forma clara para evitar desentendimentos e a diminuição da qualidade do serviço.

Nesse sentido, eventos como a contração de novos funcionários, a mudança de tecnologia e a alteração de processos pedem treinamentos.

Novos equipamentos ou tecnologias

Aí está inclusa, por exemplo, a ocasião da compra de novos equipamentos em uma academia ou da inclusão de novos processos estéticos em uma clínica. Afinal, a sua equipe precisa ter clareza em relação a como essas novidades se integram à rotina da empresa e como garantir que os clientes percebam os benefícios dessas mudanças.

Novos colaboradores

Caso a sua equipe apresente uma alta rotatividade, os treinamentos não devem ser tratados como uma exceção, mas como uma parte importante da rotina da empresa. Portanto, algum gestor ou funcionário mais experiente deve estar encarregado disso sempre que houver novas contratações.

Melhores resultados

A necessidade de treinamentos também pode ser medida por meio da piora dos resultados da empresa. Nesse caso, é necessário identificar as causas da diminuição do desempenho da equipe e oferecer um treinamento que ataque essas deficiências.

Ainda que algumas das dicas do post de hoje sejam mais voltadas para o setor de beleza, saúde e bem-estar, é importante ter em mente que a atenção ao treinamento da equipe é fundamental para qualquer negócio.

Afinal de contas, como exigir que os seus colaboradores compreendam e executem corretamente os processos na sua empresa sem que ninguém os tenha ensinado? Então, se você não tem esse hábito, é bom desenvolvê-lo o quanto antes!

Restou alguma dúvida sobre o melhor momento para se treinar a equipe ou mesmo sobre a relevância do treinamento para o sucesso do seu negócio? Então deixe a sua pergunta para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo