Todo gestor deve ser preocupar em agradar seu cliente para que ele sempre prefira seus serviços em detrimento dos demais. O atendimento em clínica médica é um dos principais fatores que influenciam no alcance desse objetivo, porém, nem todos sabem como fazê-lo.
Para conseguir exercer um bom atendimento, não basta a boa intenção: é fundamental exercer estratégias específicas que agradem os clientes. Se você quer saber quais são elas, continue lendo este artigo. Aqui, explicamos qual a real importância do bom atendimento e listamos as 4 melhores práticas para otimizar esse serviço! Confira!
A importância do bom atendimento em clínica médica
Nem sempre o preço de uma clínica é o fator que faz com que os clientes a prefiram. A forma que os pacientes são tratados e a impressão que eles têm do estabelecimento pode ser determinante para sua fidelização. É preciso que o gestor da clínica construa uma boa imagem do negócio, pois isso traz benefícios como:
- pacientes fidelizados;
- clientes se tornam promotores da marca, recomendando-a para amigos e parentes;
- estão dispostos a pagar preços maiores;
- podem fornecer contatos valiosos, que poderão ser futuros parceiros ou fornecedores.
As 4 melhores práticas para otimizar o atendimento
1. Crie um ambiente confortável e atrativo
O ambiente confortável é importante sob diversos aspectos. Um deles consiste na primeira impressão causada ao paciente: caso ele não se sinta confortável, poderá deixar de voltar ao local ou, até mesmo, ir embora imediatamente. Outro aspecto é o fato de o paciente gostar da clínica e, inconscientemente, apreciar estar lá, fazendo com que ele volte a contratar os serviços mais vezes. Para criar um ambiente confortável, recomenda-se:
- investir na iluminação natural;
- treinar os colaboradores para exercerem um bom atendimento;
- decorar o local com plantas;
- usar cores agradáveis;
- manter o estabelecimento limpo.
2. Facilite o agendamento
É possível que um cliente deixe de contratar seus serviços pelo fato de não conseguir agendar, bem como evite a sua clínica para que não tenha que passar por um extenso processo burocrático novamente. Nesses casos, é importante realizar mudanças e investimentos que otimizem o processo de agendamento, como a qualificação dos profissionais responsáveis e investir em tecnologia — para tornar o ato mais prático.
3. Invista na humanização
O atendimento robótico pode ser um grande entrave para a fidelização do cliente, pois ele se sentirá apenas como “mais um” no meio dos pacientes. A humanização consiste em tornar o atendimento mais íntimo e pessoal: cada cliente deve ser ter seu nome e problema lembrado etc. Atente-se para não usar somente mensagens prontas, é importante que a comunicação personalizada e única.
4. Terceirize colaboradores
A terceirização é uma das principais estratégias para aprimorar o atendimento, pois os profissionais enviados pela empresa terceirizada são excepcionalmente capacitados e experientes — afinal, eles já prestaram serviços para outros estabelecimentos e sabem lidar com diversos problemas e atender qualquer tipo de pessoa. Além disso, a terceirização traz vários diferenciais competitivos, como economia nos custos, otimização de processos, possibilidade de maior foco na atividade-fim, entre outros.
O atendimento em clínica médica é essencialmente importante para a fidelização dos clientes e, consequentemente, o aumento dos lucros. Mas, para isso, é fundamental ter colaboradores capacitados e experientes no estabelecimento e investir em tecnologia que auxiliem nos processos.
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