Saiba o que fazer para conseguir a fidelização de clientes em academias

A fidelização de clientes é o principal desafio de qualquer negócio. Muitas academias investem uma fortuna atraindo novos clientes, mas esquecem de cuidar da fidelização. Isso acaba fazendo os empresários questionarem o porquê de eles buscarem a concorrência.

Em qualquer momento, os alunos podem decidir procurar por outra academia. Eles descobrem algo que atenda às suas necessidades de forma mais rápida, fácil ou saudável.

Por isso, neste artigo, vamos explicar por que as academias perdem tantos alunos, além de apresentar dicas práticas de fidelização. Vamos lá?

Os motivos pelos quais as academias perdem tantos alunos

Quando um cliente é leal a uma empresa, ele não é facilmente influenciado por preço ou disponibilidade do concorrente. Preferem pagar mais e garantir o mesmo serviço de qualidade e produto que conhecem e amam.

Mas então, por que as empresas perdem todos os dias clientes para a concorrência? Veja, a seguir, os principais motivos!

Falta de gestão

Poucas coisas podem azedar a fidelização do cliente mais rapidamente do que a falta de gestão. Isso ocorre porque a maneira como você administra seu negócio afeta diretamente o atendimento do usuário da academia.

Assim, se você não está prestando atenção às políticas e ao desempenho da sua empresa, há uma boa chance de que a negligência esteja custando sua preciosa carteira de clientes.

Ambiente físico desorganizado

Quando os recursos são otimizados, limpos e organizados, além de estabelecer um senso de estrutura e ordem, uma academia organizada promove a retenção dos clientes. Por outro lado, uma academia suja e bagunçada, além de ser um ambiente propício para doenças, apenas afasta alunos.

Manter a organização garante um local de trabalho eficiente não só para clientes, mas, também, para todos os profissionais da academia. Isso ajuda a evitar confusões e atrasos, assim como a duplicação de trabalho e a sobreposição de esforços.

Baixa motivação

Seu serviço deve estar de acordo com seus preços. Caso contrário, seus clientes não serão motivados a ir à sua academia diariamente.

Hoje em dia, a escolha de uma academia não tem nada a ver com preço, mas, sim, com o valor que você está transmitindo. Assim, não adianta deixar seu preço claro para o cliente, mas não o valor que ele receberá, pois você apenas perderá clientes.

As principais dicas para a fidelização de clientes

Praticamente todos os negócios perdem alguns clientes, mas poucos medem ou reconhecem quantos deles estão indo embora. A maioria das academias investe uma enorme quantidade de tempo, esforço e despesas na construção desse relacionamento inicial.

Então, quando fecham um pacote, o cliente é abandonado. Por isso, conheça as principais dicas para manter seus clientes ativos em sua academia!

Foque no atendimento

Manter os seus clientes tão satisfeitos para que eles digam aos outros o quão bem eles foram tratados ao fazer negócios com você deve ser seu principal objetivo. Serviços extraordinários constroem fortunas em clientes recorrentes, ao passo que serviços fracos levarão seus clientes à concorrência.

Por isso, toda sua equipe precisa abraçar esse objetivo e buscar o melhor atendimento possível ao cliente. Nesse processo, vale, até mesmo, contratar empresas terceirizadas, como serviço de portaria ou de limpeza comercial, para potencializar esse grau de excelência.

Comunique-se consistentemente

Entre em contato com seus clientes regularmente. Seja um boletim informativo, um cupom ou um convite para eventos. Os alunos querem saber de você sobre novos produtos, serviços, descontos ou eventos.

Todo mundo gosta de um pouco de atenção prestada a eles ou à sua causa. Ao enviar comunicações regulares após a compra de um pacote, você envia a mensagem de que se importa mais do que apenas vender.

Recompense seus clientes

Uma das melhores maneiras de manter os clientes é recompensá-los por sua lealdade. Crie um programa de fidelidade que ofereça descontos, presentes e ofertas exclusivas.

Os clientes querem sentir-se valorizados. Afinal, eles podem optar por gastar seu dinheiro em qualquer academia, mas escolheram a sua. Isso não é um pequeno gesto, então, você deve retribuir o favor por meio de um programa de fidelização de clientes.

Então, gostou das dicas de fidelização de clientes? Confira outro artigo que elaboramos sobre quais melhores práticas e como facilities ajudam na gestão da academia!

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