Quer saber como oferecer um atendimento personalizado ao cliente?

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Durante muito tempo, o mercado focou na maximização das vendas. Dessa forma, solucionar o problema do cliente com o produto ou serviço vendido era visto como uma mera consequência da venda. Com a mudança no modo como o consumidor se relaciona com as marcas, o foco mudou. Hoje as grandes empresas já perceberam que, na verdade, as vendas que são consequências de clientes satisfeitos. É aí que entra o atendimento personalizado!

No post de hoje, explicamos a importância de um atendimento personalizado e também apresentamos dicas valiosas para você transformar o atendimento na sua facility. Confira!

A importância do atendimento personalizado

Uma vez que as expectativas dos clientes em relação à compra mudaram bastante nas últimas décadas, tornou-se cada vez mais importante oferecer experiências memoráveis. Desse modo, o consumidor não retorna apenas pelo desejo de adquirir novamente o produto ou serviço — que eles podem encontrar em outros lugares —, mas também pela qualidade do atendimento.

O cliente não quer apenas ter seu problema resolvido, ele também quer se sentir único, importante, especial. Nesse sentido, o atendimento personalizado é o responsável por dar a impressão de que a empresa olha para os consumidores como indivíduos e não como uma massa indiferenciada.

Parece pouco intuitivo aumentar os gastos com o atendimento apenas para trazer esse conforto ao cliente. No entanto, esse processo não se trata de reduzir custos, e sim de aumentar a probabilidade do retorno do consumidor.

Dicas para oferecer um ótimo atendimento personalizado

Para oferecer um atendimento à altura de consumidores tão exigentes, é muito importante ter em vista as dicas a seguir. Veja só!

Colete informações sobre os clientes

O primeiro passo para um atendimento personalizado é conhecer bem o seu público. Para isso, os dados relacionados às suas compras são fundamentais. A partir deles é possível elaborar um perfil de consumo, formular hipóteses sobre os hábitos do consumidor e começar a compreender quais são os serviços mais importantes para ele.

Por meio dessas informações é possível começar a alterar os procedimentos da sua empresa para adequá-los a um atendimento personalizado.

Segmente seu público-alvo

É importante ter em mente que um atendimento único para cada cliente é impossível, principalmente se tratando de uma facility, em que um grande número de pessoas habita, trabalha, faz compras etc.

O que é possível, no entanto, é identificar — com o auxílio das informações coletadas — um conjunto pequeno de perfis que seja capaz de abarcar o seu público-alvo de modo a destacar as especificidades de alguns tipos de cliente.

Tendo essas categorias de clientes em mente, é possível planejar estratégias que transformem a sua experiência com o espaço, levando em conta necessidades mais específicas do consumidor.

Melhore a comunicação

Outro ponto muito importante está em melhorar a comunicação com o consumidor. Procedimentos e mensagens automatizadas dão ao cliente a impressão de que ele está lidando com um robô, com uma máquina que dá as mesmas respostas independente do que seja dito.

Sendo assim, é muito importante personalizar a comunicação, ou seja, ao se dirigir ao cliente, tratá-lo pelo nome, ser simpático, mostrar proatividade e, principalmente, conhecimento em relação ao perfil desse consumidor e às melhores formas para solucionar os seus problemas.

Vale ressaltar que esse é um processo que envolve a conscientização dos seus colaboradores — em especial daqueles que se relacionam diretamente com o público. Sendo assim, é muito importante que seus funcionários sejam orientados em relação ao perfil e às preferências dos clientes e que também sejam treinados para atendê-los com qualidade.

Tirou suas dúvidas sobre como implementar um atendimento personalizado? Quer aprender outras dicas sobre assuntos relacionados à gestão de facilities? Então assine a nossa newsletter e não perca nossos próximos posts!

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