Como a terceirização de serviços pode ser boa para redução de custos?

Antes de dizer como a terceirização de serviços pode ser boa para a redução de custos, é preciso esclarecer o que ela é exatamente. Terceirização é o processo de contratar uma ou mais empresas especializadas para a realização de atividades meio, ou seja, ações que dão suporte para que a companhia alcance sucesso na execução de sua atividade fim.

De acordo com a CLT, define-se como atividade fim aquela que caracteriza a unidade de produto, operação ou objetivo final descritos no contrato social da empresa. Em uma indústria que tem como atividade fim a fabricação de produtos de higiene, por exemplo, as atividades meio, como tecnologia da informação, logística, jurídicas, de segurança e limpeza, entre outras, são atividades meio e podem ser terceirizadas.

Reduzir custos é um objetivo constante de administradores e empreendedores em geral, em momentos econômicos como o atual, de severa crise, e essa meta se faz ainda mais necessária, porém como a terceirização pode contribuir?

Aumento da qualidade

A empresa concentra seus esforços totalmente na atividade fim dos seus negócios, o que contribui para o aumento da competitividade, uma vez que se dedica a inovar, ampliar seu mercado, criar novos produtos e pensar mais estrategicamente todo o trabalho.

As firmas responsáveis pelas atividades meio, por serem especializadas, transmitem toda a experiência em suas áreas, otimizam todas as etapas do processo de determinadas tarefas e possibilitam a redução com custos trabalhistas, pois é de responsabilidade da contratada arcar com toda e qualquer despesa trabalhista de seus empregados.

Qualificação para a aquisição de materiais

Além disso, a aquisição e o modo de usar a matéria-prima também são mais qualificados. Por exemplo, uma empresa responsável pela logística consegue negociar um excelente valor para a compra de pneus novos por adquiri-los em larga escala e conhecer a fundo os modelos ideais para cada tipo de veículo. Também evita a obsolescência de equipamentos e minimiza perdas.

Otimização dos custos com pessoal

Com a diminuição da folha de pagamento, por meio da terceirização, é possível investir nos funcionários responsáveis pela atividade que é o core business da empresa com treinamentos, aumento de salários, possível participação nos lucros etc. Torna possível a qualificação e a simplificação dos processos, fazendo a atuação da equipe interna ser mais produtiva.

Diminuição do espaço físico

É possível uma economia com aluguel, impostos e contas de consumo como água, luz, telefone e internet, uma vez que muitas atividades deixarão de ser realizadas na sede da empresa e passarão a ser exercidas nos endereços das companhias contratadas.

Otimização do tempo

A produção se torna mais eficiente uma vez que conta com a mão de obra especializada. Quanto maior a expertise, menor o tempo para uma atividade ser concluída e com extrema qualidade.

Enfim, a terceirização permite que áreas complexas da empresa, responsáveis por atividades meio, sejam realizadas por companhias especializadas, o que possibilita a otimização de recursos, redução de custos, diminuição com preocupações e responsabilidades que não sejam os objetivos relacionados ao core business

Você terceiriza ou pensa em terceirizar alguma área em sua empresa? Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo