Como organizar a rotina de limpeza em empresas: 5 dicas

Manter o escritório ou comércio limpo, com uma rotina de limpeza adequada, é essencial para o bem-estar de todos que frequentam esses espaços. Um ambiente organizado e higiênico causa uma sensação agradável aos visitantes, reduz o estresse que pode ser causado pela bagunça e sujeira acumulada, além de aumentar a produtividade dos colaboradores.

Mas é inviável exigir que a limpeza seja realizada pelo administrador ou por funcionários que já exercem outras funções. Assim, é necessário contratar profissionais terceiros especificamente para efetuar esse serviço e deixar o ambiente de trabalho limpo.

Para garantir que a faxina seja realizada de forma plena e evitar desperdícios de tempo e dinheiro, é muito importante que o gestor arquitete um minucioso planejamento de como o serviço terceirizado será prestado, envolvendo fatores como o intervalo de tempo entre as limpezas, quais produtos serão utilizados, entre outros elementos. 

Neste post, você encontrará cinco dicas bastante úteis de como organizar a rotina de limpeza. Acompanhe!

1. Monte um cronograma de limpeza

O primeiro passo é estruturar um cronograma de limpeza, pois, como não há necessidade de limpar o mesmo local várias vezes, deve-se separar quais ambientes serão visitados diariamente e semanalmente. Alguns locais e atos que podem ser inclusos na rotina diária de limpeza são:

  • limpar os banheiros;
  • cozinha;
  • halls de entrada;
  • mesas e aparelhos de uso diário;
  • levar o lixo para fora.

Quanto aos locais relativos à rotina semanal, pode-se incluir:

  • corredores;
  • escadas e elevadores;
  • garagem ou estacionamento;
  • vidros, portas e portões;
  • salões de festas ou de armazenamento.

Você deve organizar a planilha de acordo com a necessidade do estabelecimento. Após fazê-lo, imprima cópias e entregue aos contratados. Dessa forma, não haverão limpezas excessivas nos locais ideais para visitas semanais ou faltantes paras as diárias.

2. Divida as tarefas entre os funcionários de limpeza

Caso não haja um controle exato das tarefas dos funcionários, poderá ocorrer caos na prestação de serviço, como a ociosidade no trabalho de um empregado e sobrecarga a outro. Para que isso não ocorra, o administrador deve determinar, de forma justa, o ato que cada um dos contratados realizará.

Lembre-se de também considerar o tempo necessário para a realização de cada ato, pois, nenhuma das tarefas podem ser realizadas às pressas para que sejam prestadas com qualidade. Portanto, não acumule funções extremamente complexas e demoradas em um único indivíduo.

3. Forneça todos os materiais necessários para a limpeza

Um requisito básico, porém, comumente esquecido pelos gestores, consiste no fornecimento e reposição dos materiais de limpeza. Não fazê-lo obrigará os faxineiros a improvisar, utilizando os produtos incorretos ou, até mesmo, deixar de efetuar a limpeza.

4. Fique atento às normas de segurança do trabalho

Diversos produtos de limpeza são tóxicos, corrosivos ou inflamáveis, podendo colocar em risco a saúde dos funcionários. Para evitar que acidentes que causem danos à integridade física dos empregados e, consequentemente, eventuais ações judiciais decorrentes de tais eventos, é importantíssimo prezar pela segurança no local de trabalho.

Forneça luvas, máscaras e demais equipamentos de proteção individual (EPIs) aos encarregados da limpeza. Esses itens possuem a finalidade de proteger a pele, nariz e visão dos usuários. Supervisione o trabalho e exija que todos estejam sempre utilizando as vestimentas fornecida ao manejar os materiais de limpeza.

Também instrua aos profissionais para que lavem bem as mãos após o trabalho, pois isso evitará que ingiram ou deixem entrar em contato com a pele, acidentalmente, resíduos dos produtos de limpeza.

5. Terceirize o serviço de limpeza

Se você deseja evitar dores de cabeça e burlar toda a burocracia relacionada à contratação, você pode simplesmente contratar uma empresa de terceirização de serviços especializada na área de limpeza.

Além dessas companhias fornecerem profissionais treinados e experientes, os custos são acessíveis, você não arcará com os riscos de contratação e poderá se concentrar na sua atividade-fim, pois sabe que a limpeza está nas mãos de uma empresa expert na área.

6. Preze pela organização da rotina de limpeza

O serviço de limpeza não deve ser visto como um empecilho para os negócios da empresa, algo que atrapalhe as atividades rotineiras dos colaboradores. Por essa razão, é preciso que os funcionários envolvidos com a limpeza do escritório mantenham sempre a organização.

Baldes, mangueiras, vassouras, rodos e demais acessórios não devem ser espalhados pelo ambiente de trabalho. O ideal é que o funcionário da limpeza leve consigo apenas o que vai usar na atividade que estiver realizando.

A mesma lógica se aplica aos ambientes nos quais transitam os clientes. Os equipamentos de limpeza podem trazer má impressão sobre a organização do local. Para solucionar esse problema, oriente a equipe.

7. Anote as necessidades de limpeza

Nem todo ambiente necessita de uma limpeza constante. Se você montou um cronograma de limpeza, faça um checklist com todas as informações necessárias para que o serviço seja prestado integralmente, como dias, locais, horários e materiais.

Você terá um controle eficaz sobre a necessidade de limpeza em todos os locais da organização de forma prática. Assim, não haverá gastos desnecessários com faxina constante onde não há necessidade.

8. Não deixe que a sujeira se acumule

Esse é um tópico ignorado por muitos, mas é fundamental que seja evitado o acúmulo de sujeira. A empresa contratada, além de realizar a limpeza de forma excelente, deve prezar pela sua conversação, ou seja, deve estar constantemente verificando a necessidade de reexecutar o serviço.

O acúmulo de sujeira pode prejudicar pessoas alérgicas a pó e pode gerar mau cheiro. Esse fator não pode ser negligenciado!

9. Confira a qualidade dos produtos utilizados

Além de escolher o equipamento adequado para cada tipo de limpeza, a qualidade deles é fundamental para que o resultado do serviço satisfatório. 

Além disso, bons produtos permitem que os colaboradores realizem seu trabalho com mais eficiência, eliminando a necessidade de retrabalho e, consequentemente, permitindo que os prazos sejam cumpridos. Tudo isso contribui para que a rotina de limpeza seja cada vez mais otimizada.

Lembre-se de que não é preciso sempre adquirir os produtos mais caros. O ideal é que administrador realize um estudo sobre o custo-benefício dos materiais para verificar quais deles melhor atendem as necessidades da empresa.

10. Adquira equipamentos de segurança

Na rotina de limpeza os colaboradores têm um constante contato com diversos produtos químicos prejudiciais à sua saúde. Qualquer descuido pode causar lesões aos trabalhados e até mesmo aos clientes que frequentam o espaço.

Além disso, o manejo contínuo desses químicos causa danos no longo prazo ao corpo do usuário. Para evitar esses problemas, é essencial que todos os colaboradores envolvidos na limpeza utilizem botas antiderrapante, luvas multifuncionais, óculos de proteção e outros equipamentos que se sejam necessários.

A pessoa responsável pela limpeza deve disponibilizar esses itens de segurança e cobrar seu uso. Porém, é inviável exigir que o administrador fiscalize os funcionários ininterruptamente. Para ajudar nessa tarefa, a terceirização do serviço pode ser a solução, pois os funcionários contratados já recebem todo o treinamento e, nos casos em que uma supervisor seja necessário, a empresa que fornece o serviço providencia este profissional.

Garantir essa proteção também evita eventuais problemas judiciais, como de indenização por danos materiais decorrentes de acidentes, multas do ministério do trabalho entre outros.

Organizar a rotina de limpeza é uma tarefa que requer muito tempo e trabalho por parte do gestor. Com essas dicas, certamente você otimizará a gestão de recursos administrativos da sua empresa, além de reduzir gastos com a limpeza do escritório.

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