Por que é fundamental manter a limpeza no ambiente de trabalho?

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Pode parecer surpreendente, mas manter a limpeza no ambiente de trabalho é uma efetiva estratégia de marketing, além de ser uma questão de higiene e zelo com os funcionários. Isso porque um local sujo e desorganizado pode dar a impressão aos clientes de desleixo com as atividades realizadas ou até mesmo de incompetência. E ninguém deseja passar essa impressão, certo?

Por isso, embora possam surgir algumas dificuldades, é importante garantir a higienização total em seu negócio. Veja, no post de hoje, as razões para isso e encontre outras informações relevantes sobre o tema. Boa leitura!

Qual é a importância da limpeza no ambiente de trabalho?

A limpeza nos ambientes laborais é deixada em segundo plano pelos administradores de empresas em muitas ocasiões. Preocupados com a gestão e o desempenho dos funcionários, eles podem se esquecer dessa demanda. O que não é alarmante, visto que precisam se atentar ao lucro e aos outros aspectos administrativos.

No entanto, a higiene deve sim ser uma preocupação do empregador, na medida em que ele precisa garantir o bem-estar no espaço laboral. Isso ajuda a proporcionar um ambiente produtivo, prazeroso e propício ao desenvolvimento de um bom trabalho por parte de seus colaboradores, resultando em um serviço qualificado.

Quais são as implicações de um ambiente “insalubre”?

No sentido técnico e dos direitos trabalhistas, a simples sujeira não pode ser caracterizada como insalubre. Na prática, contudo, é possível enxergá-la dessa forma. Afinal, não há dúvida de que um ambiente com acúmulo de sujeira pode facilitar a proliferação de fungos, vírus e bactérias, culminando em doenças, principalmente as respiratórias.

Nesse sentido, o desleixo com a limpeza do local de trabalho pode se revelar prejudicial ao gestor. Ou seja, além de demonstrar falta de preocupação com a saúde de seus funcionários, isso pode implicar o aumento do número de faltas e de licenças médicas.

Como a limpeza ajuda no rendimento dos funcionários?

Você provavelmente se sente bem quando entra em uma localidade organizada, perfumada e com uma boa arrumação. Essa mesma sensação acontece com os seus colaboradores. 

Quando estamos em um ambiente arrumado e confortável, a tendência é que fiquemos mais satisfeitos e, portanto, motivados para executar nossas tarefas. Assim, seus funcionários desempenharão melhor as obrigações cotidianas, executando-as com comprometimento e agilidade.

Além de resolver uma questão incontornável — a sujeira do lugar —, essa atitude pode ser vista como uma estratégia para motivar aqueles que trabalham com você, combinando dois resultados em uma só decisão. 

A saúde, já mencionada no tópico anterior, precisa ser levada em consideração. Um funcionário doente pode até não se ausentar, mas ainda assim renderá menos do que o de costume. O problema é ainda pior quando a doença persiste e força o trabalhador à internação por tempo indeterminado em um hospital. 

Um ambiente limpo é mais produtivo?

Além da motivação gerada em cada colaborador, um lugar devidamente organizado também contribui na execução dos mais variados processos com os quais a empresa precisa lidar.

Imagine a seguinte situação: um documento, devido a desorganização, esta perdido e você não consegue realizar uma atividade que é urgente em virtude dessa perda. Nada mais desesperador, não é mesmo? Você não só joga o seu tempo fora, como corre o risco de perder um prazo importante por um detalhe que seria facilmente evitado com um pouco de atenção e planejamento.

Outro exemplo corriqueiro: a bagunça fez com que uma pasta repleta de informações relevantes ficasse suja ou molhada, tornando inviável a sua utilização e acarretando grandes prejuízos.

Quando não há empecilhos desse gênero, existe uma chance muito maior de otimizar diversas demandas e cumprir com presteza as exigências rotineiras, a fim de que sua empresa tenha um funcionamento adequado. 

Como isso impacta a visão do cliente?

Além de toda a importância da limpeza na perspectiva dos trabalhadores, não se pode negligenciar essa importância do ponto de vista dos clientes. Há um ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Nesse sentido, um ambiente laboral sujo e desorganizado não favorece a empresa, prejudicando-a na visão de seus clientes.

A sujeira e a desorganização revelam uma falta de atenção e cuidado com o ambiente. Por extensão, elas também podem demonstrar uma falta de zelo com o trabalho que será desenvolvido.

Essa é uma má impressão que pode levar o cliente a não confiar no serviço que seria prestado e desistir de fechar negócio. Reverter esse cenário não é um trabalho muito fácil, além de ser uma questão totalmente evitável.

É válido fazer a terceirização da limpeza?

Dessa forma, por mais que você possa solicitar aos funcionários que sigam dicas simples para manter a limpeza no local, é fundamental ter um colaborador unicamente responsável por isso.

Uma boa saída é a terceirização dos serviços de manutenção e limpeza, que são permitidas de acordo com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho. Isso porque a empresa prestadora desse serviço fica responsável pela contratação e treinamento desse funcionário, bem como pelo fornecimento de todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e pelos encargos trabalhistas e previdenciários.

Sendo assim, é possível contar com o know-how de quem entende do assunto, para que você não precise se preocupar com nenhum aspecto relacionado à gestão da equipe que fará o serviço e assim por diante.

Com isso, o controle dos funcionários tende a ser otimizado por completo, já que os terceirizados são gerenciados pela corporação responsável. Em linhas gerais, isso quer dizer que ela terá de lidar com as atribuições mais complexas relacionadas à contratação de novos servidores.

Dessa maneira, sobra muito mais tempo para se dedicar ao trabalho da empresa, sem deixar de garantir que existam condições mais saudáveis e agradáveis para que os colaboradores produzam mais e melhor. Por fim, isso também impactará a clientela de maneira positiva.

Enfim, a limpeza no ambiente de trabalho é algo tão importante quanto contar com os recursos tecnológicos ideais ou ter uma boa retenção de talentos. Sem ela, tudo pode ficar comprometido, inclusive a relação com os clientes ou a agilidade na execução de determinados processos. Não deixe, portanto, a desorganização e a sujeira atrapalharem o seu sucesso.

Se você gostou deste texto e deseja se informar mais, aproveite para ler nosso post sobre como funciona a terceirização dos serviços de limpeza!

 

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