Manter a limpeza no ambiente de trabalho – Por que é fundamental?

Manter a limpeza no ambiente de trabalho - Por que é fundamental?

Manter a limpeza no ambiente de trabalho é uma efetiva estratégia de marketing. Além disso, é uma questão de higiene e zelo com os funcionários.

Isso porque um local sujo e desorganizado pode dar a impressão aos clientes de desleixo com as atividades realizadas, ou até mesmo de incompetência. E ninguém deseja passar essa impressão, certo? Por isso, embora possam surgir algumas dificuldades, é importante garantir a higienização total em seu negócio.

Confira neste post qual é a importância de manter o ambiente de trabalho limpo, o que é um ambiente insalubre, como isso ajuda na produtividade dos colaboradores, quais são os riscos de um ambiente sujo, qual é a importância da terceirização nessa área e outras informações relevantes. Boa leitura!

Qual é a importância de manter a limpeza no ambiente de trabalho?

Manter a limpeza no ambiente de trabalho é algo deixado em segundo plano pelos administradores de empresas em muitas ocasiões. Preocupados com a gestão e o desempenho dos funcionários, eles podem se esquecer dessa demanda. O que não é alarmante, visto que precisam se atentar ao lucro e aos outros aspectos administrativos.

No entanto, a higiene deve, sim, ser uma preocupação do empregador. Principalmente na medida em que ele precisa garantir o bem-estar no espaço laboral. Isso ajuda a proporcionar um ambiente produtivo, prazeroso e propício ao desenvolvimento de um bom trabalho. Tudo resulta num serviço qualificado.

Quais são as implicações de um ambiente “insalubre”?

No sentido técnico e dos direitos trabalhistas, a simples sujeira não pode ser caracterizada como insalubre. Na prática, contudo, é possível enxergá-la dessa forma. Afinal, não há dúvida de que um ambiente com acúmulo de sujeira pode facilitar a proliferação de fungos, vírus e bactérias. Assim, culminam em doenças, principalmente as respiratórias.

Nesse sentido, o desleixo com a limpeza do local de trabalho pode se revelar prejudicial ao gestor, pois demonstra falta de preocupação com a saúde de seus funcionários. Isso pode implicar o aumento do número de faltas e de licenças médicas.

Como a limpeza ajuda no rendimento dos funcionários?

Você provavelmente se sente bem quando entra em um local organizado, especialmente se estiver com um bom odor e boa arrumação. Essa mesma sensação acontece com os seus colaboradores.

Quando estamos em um ambiente arrumado e confortável, a tendência é que fiquemos mais satisfeitos e, consequentemente, mais motivados para executar nossas tarefas. Assim, seus funcionários desempenharão melhor as obrigações cotidianas, executando-as com comprometimento e agilidade.

Além de resolver uma questão incontornável — a sujeira do lugar —, essa atitude pode ser vista como uma estratégia para motivar aqueles que trabalham com você, combinando dois resultados em uma só decisão.

A saúde, já mencionada no tópico anterior, precisa ser levada em consideração. Um funcionário doente pode até não se ausentar, mas ainda assim renderá menos do que o de costume. O problema é ainda pior quando a doença persiste e força o trabalhador à internação por tempo indeterminado em um hospital.

Um ambiente limpo é mais produtivo?

Além da motivação gerada em cada colaborador, um lugar devidamente organizado também contribui na execução dos mais variados processos com os quais a empresa precisa lidar.

Imagine a seguinte situação: um documento, devido à desorganização, está perdido e você não consegue realizar uma atividade que é urgente em virtude dessa perda.

Nada mais desesperador, não é? Você não só joga o seu tempo fora, como corre o risco de perder um prazo importante por um detalhe que seria facilmente evitado com um pouco de atenção e planejamento.

Outro exemplo corriqueiro: a bagunça fez com que uma pasta repleta de informações relevantes ficasse suja ou molhada, tornando inviável a sua utilização e acarretando grandes prejuízos.

Quando não há empecilhos desse gênero, existe uma chance muito maior de otimizar diversas demandas, além de cumprir com presteza as exigências rotineiras, a fim de que sua empresa tenha um funcionamento adequado.

Outro fator que contribui para a produtividade consiste no fato de que os equipamentos funcionarão mais adequadamente. Isso acontece porque não sofrerão desgastes, surgimento de ferrugem, oxidação e corrosão provocada pela sujeira, fenômenos que poderiam atrapalhar sua produtividade e até mesmo causar acidentes de trabalho.

Como isso impacta a visão do cliente?

Além de toda a importância da limpeza na perspectiva dos trabalhadores, não se pode negligenciar essa importância do ponto de vista dos clientes. Há um ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Nesse sentido, um ambiente laboral sujo e desorganizado não favorece a empresa, prejudicando-a na visão de seus clientes.

A sujeira e a desorganização revelam uma falta de atenção e cuidado com o ambiente. Por extensão, elas também podem demonstrar uma falta de zelo com o trabalho que será desenvolvido.

Essa é uma má impressão que pode levar o cliente a não confiar no serviço que seria prestado e desistir de fechar negócio. Reverter esse cenário não é um trabalho muito fácil, além de ser uma questão totalmente evitável.

Quais são os impactos de deixar o ambiente de trabalho sujo?

Deixar de aplicar medidas para deixar o ambiente de trabalho limpo causa mais prejuízos ao negócio do que muitos gestores imaginam. Neste tópico listamos os principais riscos que seu negócio corre ao negligenciar o assunto.

Riscos de contaminação

O primeiro e mais perigoso risco consiste na maior probabilidade de contaminação por doenças daqueles que visitam o local, o que inclui gestores, colaboradores e até mesmo clientes. Doenças respiratórias se propagam mais rapidamente em ambientes empoeirados. Quem tem alergias sofrerá ainda mais.

É importante saber que doenças também podem ser transmitidas pela falta de limpeza em filtros do ar-condicionado e bebedouro. Além disso, restos de comida que não são recolhidos atraem insetos, agravando ainda mais a situação.

Desgaste dos equipamentos

Poeira e sujeira também aceleram o desgaste dos equipamentos e aparelhos do negócio. Além disso, reduzir a produtividade dos funcionários também diminui a eficiência e a vida útil desses bens, gerando necessidade constante de manutenções e trocas.

Má impressão para clientes

Já falamos que os clientes terão uma impressão bastante negativa sobre o negócio. Mas essa situação se agrava ainda mais quando clientes devem ser recepcionados para fazer negócios ou participar de reuniões, pois aumenta as chances das negociações serem malsucedidas.

Esse risco também vale para representantes de parceiros, de fornecedores ou potenciais investidores.

Falta de atenção e exaustão

Ninguém consegue se concentrar em uma atividade quando está em um ambiente sujo, principalmente quem deve realizar operações bastante complexas e que precisam de muita concentração.

Os colaboradores precisarão de um esforço mental maior para realizar seus trabalhos, fazendo com que cheguem à exaustão muito mais rápido e estejam mais suscetíveis a erros.

É válido fazer a terceirização para manter a limpeza no ambiente de trabalho?

Por mais que você possa solicitar aos funcionários que sigam dicas simples para manter a limpeza no ambiente de trabalho, é fundamental ter um colaborador unicamente responsável por isso.

Uma boa saída é a terceirização dos serviços de manutenção e limpeza, que são permitidas de acordo com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho. Isso porque a empresa prestadora desse serviço fica responsável pela contratação e treinamento desse funcionário. Ela também se responsabiliza pelo fornecimento de todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e pelos encargos trabalhistas e previdenciários.

Sendo assim, é possível contar com o know-how de quem entende do assunto, de modo que você não precise se preocupar com nenhum aspecto relacionado à gestão da equipe que fará o serviço.

Com essa estratégia, o controle dos funcionários tende a ser otimizado por completo, já que os terceirizados são gerenciados pela corporação responsável. Em linhas gerais, isso quer dizer que ela terá de lidar com as atribuições mais complexas relacionadas à contratação de novos servidores.

Dessa maneira, sobra muito mais tempo para se dedicar ao trabalho da empresa. Claro, sem deixar de garantir que existam condições mais saudáveis e agradáveis para que os colaboradores produzam mais e melhor. Por fim, isso também impactará a clientela de maneira positiva.

Como a terceirização da limpeza pode ser benéfica para a empresa?

De forma geral, a terceirização das atividades-meio — que são aquelas não vinculadas à atividade principal do negócio — é bastante vantajoso para qualquer empresa. Entretanto, terceirizar a limpeza é imprescindível para manutenção da limpeza. Veja os principais benefícios da terceirização em comparação à contratação direta a seguir.

Redução de custos

O mais visível dos benefícios consiste na grande redução de custos administrativos obtida pela terceirizadora. Ela não arcará com gastos relacionados a pessoal como:

  • encargos e direitos trabalhistas, como férias, 13º etc.;
  • processo seletivo, que inclui divulgação da vaga, entrevista, testes, dinâmicas etc.;
  • passivos trabalhistas decorrentes de desligamentos;
  • treinamentos dos profissionais.

Na prática, a terceirizadora firma um contrato com a contratada que enviará os profissionais ao estabelecimento da primeira. Os gastos consistirão apenas na mensalidade firmada entre as partes, não havendo criação de vínculo trabalhista entre a contratante e os profissionais.

Também é relevante destacar que haverá maior previsibilidade de custos pelo fato de os riscos de arcar com ações trabalhistas de ex-funcionários serem minimizados.

Profissionalização do serviço

Não é fácil encontrar profissionais que saibam realizar uma limpeza adequada, já que é preciso utilizar material e produtos químicos corretos para cada superfície, bem como aplicar técnicas específicas para não danificar o material.

Uma terceirizada envia profissionais treinados, capacitados e com ampla experiência no ramo. Eles já prestaram inúmeros serviços para outras empresas, dispensando a necessidade de investir em treinamentos.

Enfim, a limpeza no ambiente de trabalho é algo tão importante quanto os recursos tecnológicos. Sem ela, tudo pode ficar comprometido, inclusive a relação com os clientes e a agilidade na execução de determinados processos. Mas você pode solucionar esse problema ao contratar uma boa prestadora de serviços de limpeza.

Ainda na área da limpeza: os pisos de shoppings devem ser impecáveis para agradar o público. Quer saber como melhorar a limpeza dos pisos desses ambientes? Veja 4 dicas fundamentais para fazê-lo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo